História - Nicolau Müssnich patrono de escola em Estrela-RS


Nicolau Müssnich

Nicolau Müssnich recebeu o título de Coronel como membro da Guarda Nacional. Foi professor público, escrivão, conselheiro e intendente eleito no município de Estrela-RS. Nasceu em 27 de março de 1860, na Picada Bugerberg, em Dois Irmãos.

Depois de completar seus estudos preparatórios no Colégio Conceição em São Leopoldo, em 15 de dezembro de 1875, matriculou-se na Escola Normal da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, formando-se em 29 de dezembro de 1878.

No ano seguinte, prestou concurso para o magistério, nomeado professor público na Escola Estadual de Estrela, na Rua Tiradentes e na Escola Paroquial São Luís. Criou uma pequena escola onde lecionava latim, francês, inglês, alemão e português, foi músico instrumentista, organista, compositor e dirigente do Coral da Sociedade Santa Cecília, da qual foi sócio fundador, em 25 de abril de 1876.

Nas eleições municipais de 7 de setembro de 1904, foi eleito conselheiro, com mandato de 1904 a 1908, período no qual foi presidente. Nas eleições de 7 de setembro de 1908, foi eleito intendente, com mandato previsto para 1908-1912. Em pleno exercício como Intendente, morreu em 30 de setembro de 1909.

Nicolau Müssnich é patrono da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich, localizada no bairro Boa União em Estrela-RS.

Airton Engster dos Santos
Imagens: Aepan-ONG

Nenhum comentário: