Dia de abraços e reencontros nas escolas fundamentais de Estrela-RS


Dia de abraços e reencontros nas escolas fundamentais de Estrela
Na maior escola de Estrela Leo Joas, o recreio foi prolongado no primeiro dia de aula. Assim os alunos puderam atualizar os assuntos

Com a mochila nas costas, cadernos nos braços e sorriso largo, a segunda-feira (23) foi especial para 11 escolas da rede de ensino fundamental de Estrela: 1.907 alunos voltaram às aulas e terão pela frente 200 dias letivos para ampliar o conhecimento. Cada escola se organizou para recepcionar seus estudantes, saudados com carinho e alegria pelos professores e funcionários.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo Joas, a maior do município, concedeu um intervalo de recreio maior do que o normal: de 15 minutos para 40 minutos. “Uma forma de os alunos colocarem os assuntos em dia, porque eles chegam cheios de novidades”, diz a coordenadora Ana Paula Saldanha de Matos. Segundo ela, além do intervalo mais longo a decoração na escola foi feita para receber os professores e os 550 estudantes. “São palavras de incentivos dentro do nosso projeto que é de valorização à vida. Queremos que eles despertem nas atitudes do dia a dia a questão do cuidado consigo e com os outros.” 

Carinho e abraços
As palavras penduradas, as mensagens de boas vindas e a apresentação dos professores conferiram um dia especial na Leo Joas. “Os professores nos receberam com carinho e abraços”, enfatiza Andrieli de Oliveira (13). Ela, Mirela Hauschild (14) e Karen Eduarda Semler (15) há dois meses não se viam. “Não tínhamos internet e por isso foi legal o retorno as aulas.” Brincaram que devido à quantidade de assuntos, levará algum tempo para colocar a conversa em dia. 
Jenifer Passos (13), Vanessa Kich (13), Daiane da Costa (13) e Giulia Winter (13) são amigas desde o 1° ano e passaram para o 8º ano. Por isso, a satisfação de estudarem juntas está estampada nos rostos. Sempre juntas, mesmo durante as férias, elas reconhecem que foi “legal” voltar as aulas. “Temos quatro novas pessoas na turma”. Amizades novas? Fizeram no primeiro dia. A adolescência é rápida para travar conversas e criar vínculos e a escola os fortalece. 

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: