Prefeitura de Estrela - Brincadeira de Criança leva diversão para o recesso das escolinhas do município


Brincadeira de Criança leva diversão para o recesso das escolinhas do município

Taine Miranda Bras (5) faz careta para a imagem e se deixa fotografar quantas vezes forem necessárias na casinha de plástico. É ali que ela passa um tempo com os amigos de outras escolinhas de Educação Infantil da cidade. “Eu gosto daqui, tem brinquedos e a gente faz amiguinhos.” O Projeto Brincadeira de Criança, que iniciou no dia 5 de janeiro e segue até 4 de fevereiro, leva diversão a filhos de pais trabalhadores, enquanto as escolinhas de Estrela passam por manutenções no período de férias.

O projeto, que é de turno integral, é uma parceria da Secretaria de Educação (Smed), Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e da Comunidade Cristo Vive.

“O foco do programa é recreativo. As crianças tem um espaço para brincadeiras. Queremos mostrar que férias é período de divertimento”, salienta o secretário da Smed, Marcelo Mallmann.

A comunidade Cristo Vive fornece a estrutura, as salas para as crianças tirarem o “soninho” e interagirem. A prefeitura fornece café da manhã, almoço e lanche, porque brincar gasta energia e conforme a música típica da idade, “é o melhor para poder crescer”. As monitoras da comunidade são todas voluntárias. “Nós fazemos musiquinhas, os levamos a piscina e cuidamos deles com todo carinho”, informa a auxiliar de coordenação, Aceneia Araújo. 

“Nós procuramos uni-los porque eles vem de diferentes escolinhas infantis, aqui se juntam e socializam-se”, explica Aceneia. As monitoras tentam desenvolver a criatividade respeitando o limite de cada um e trabalhando a gestão emocional de cada baixinho. Há crianças que ficam dez horas dentro do projeto, que em pouco tempo, torna-se um segundo lar. “Nós queremos proporcionar um acalanto neste pouco tempo que temos com eles e as voluntárias sentem-se realizadas, porque fazer o bem faz bem”, detalha Aceneia.

Escolinhas voltam em fevereiro

As escolinhas ficarão fechadas durante um mês, período em que passarão por reformas e dedetização, reparos que são necessários para um atendimento tranquilo às crianças no ano de 2015. Elas voltam a atender dia 5 de fevereiro.

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: