Aepan-ONG realiza Exposição: Mário Quintana na Biblioteca Pública de Estrela-RS





Aepan-ONG realiza Exposição:
“Mário Quintana na Biblioteca”

Em maio de 1994, um dos maiores poetas brasileiros nos deixava. O Memorial da Aepan-ONG relembra o poeta através da exposição: Mario Quintana na Biblioteca Municipal que reúne uma seleção de poemas, fotos e cronologia histórica.

A mostra proporciona o contato com imagens e textos consagrados da obra do poeta e, que são testemunho de momentos característicos do cotidiano simples de Quintana, notabilizado por suas caminhadas pela Rua da Praia em Porto Alegre.

Segundo o Diretor Cultural da Aepan-ONG Airton Engster dos Santos, não há dúvidas de que nenhum poeta gaúcho do século XX conquistou notoriedade igual. Seu lirismo brincalhão arrebatou o carinho de leitores mundo afora. Nascido em 30 de julho de 1906, em Alegrete, adotou Porto Alegre, cujas ruas, praças e mulheres cantou em versos. Muito tempo depois de conquistar respeito e fama, foi derrotado em duas tentativas de ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Para Airton a frase que mais aprecia de Quintana é: “Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada”.

A Exposição do Memorial da Aepan-ONG baseia-se no trabalho especial para CEEE de Armindo Trevisan, Hélio Nardi e Tabajara Ruas sobre a vida e a obra de Quintana editada no ano de 1998.

ITINERÁRIO

Até dia 14 de fevereiro, o público está convidado para apreciar a exposição na Biblioteca Pública de Estrela, com apoio da Secretaria da Educação de Estrela.

No dia 15 de fevereiro a mostra segue para Câmara de Vereadores de Estrela onde permanecerá até 01 de março.

Priscila Rodrigues

Nenhum comentário: