Rádio Studio FM 98.3 - Leandro Scheer está voltando ao microfone

Leandro e Alexandra Scheer

Rádio Studio FM 98.3 - Leandro Scheer está voltando ao microfone - Diariamente das 17h às 18h - Começa na próxima segunda-feira - 02 de novembro de 2014... Grande profissional do Rádio...É para conferir...

Prefeitura de Estrela distribuiu sete mil lixeiras este ano


Estrela distribuiu sete mil lixeiras este ano

Quem tem direito as lixeiras são contribuintes que apresentam o comprovante de quitação taxa do lixo original dentro do prazo hábil

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela distribuiu de janeiro a outubro deste ano, sete mil lixeiras para os contribuintes que quitam a taxa do lixo. A medida é uma forma de estimular a limpeza e motivar a separação, já que a cidade tem uma Usina de Tratamento de Lixo (UTL) que separa 13% do lixo recebido. É também uma maneira de gerar conscientização e manter o cenário urbano e do interior organizado. A cidade é conhecida por seu visual.

Quem tem direito as lixeiras são contribuintes que apresentam o comprovante de quitação taxa do lixo original dentro do prazo hábil – 14 de março para área urbana do município e 21 de maio para o interior. “Os recipientes são uma premiação para quem pagou à vista a taxa do lixo”, informa o secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein. Quem pagou tem direito a retirar as lixeiras ainda dentro do mês de novembro. “Elas estão disponíveis para quem efetuou o pagamento dentro do prazo.” Este ano foram distribuídas lixeiras para lixo seco, no ano que vem a prefeitura projeta a compra de recipientes para resíduos orgânicos, assim as famílias podem intensificar em casa a separação dos materiais.

Atente as datas

- Quem pagou à vista a taxa urbana e áreas de expansão urbana do lixo até 14 de março tem direito a uma lixeira

- Quem pagou à vista a taxa rural no interior até o dia 21 de maio também tem direito

- É só levar o comprovante de pagamento original até a Secretaria do Meio Ambiente e retirar a sua

Matéria e foto: Andréia Rabaiolli

Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores aderem ao Pacto pela Vida


Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores aderem ao Pacto pela Vida

Servidoras poderão fazer exame de mamografia e pré-câncer de colo de útero durante horário de trabalho sem registrar a falta

O Governo de Estrela e a Câmara de Vereadores assinaram nesta terça-feira (28), o termo de compromisso em adesão ao projeto “Pacto pela Vida”. Com isso, comprometem-se em estimular e favorecer a marcação de mamografias e exames pré-câncer às funcionárias. O breve cerimonial feito na Prefeitura é mais uma ação das inúmeras que o município vem fazendo para marcar o Outubro Rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. 

Com 72% de mulheres no quadro de colaboradores, a prefeitura permitirá que a ala feminina faça os exames durante o horário de trabalho sem que sofra qualquer tipo de desconto sobre a remuneração. Da mesma forma, ocorrerá com 70% dos funcionários da casa legislativa, que também são mulheres. “A Administração mostra com esse ato a valorização que tem por seus colaboradores, justamente hoje (ontem), no Dia do Servidor Público”, disse o prefeito Rafael Mallmann.

O exame de mamografia tem como referência a cidade de Taquari para o Sistema Único de Saúde. O exame de pré-câncer é realizado nos postos de saúde. Segundo o secretário de Saúde, Elmar Schneider, empresas que compreendem a necessidade da mulher poder sair em horário de expediente para fazer a prevenção, colocam as pessoas em primeiro lugar. “Acima de tudo é um pacto de amor e de amizade que se tem de ter entre os servidores”.

A primeira empresa a assinar o pacto foi a La Salle na semana passada, depois a Transportadora Trânsito. Na semana que vem está previsto a adesão de mais empresas como o Moreli Materiais de Construção, Tangará Foods, Estrela Palace Hotel e Fundação Vovolândia.

Objetivo

O Pacto pela Vida tem a finalidade de aumentar o número de exames de mamografia e de pré-câncer do colo de útero em mulheres estrelenses. O pacto tem como objetivo garantir às funcionárias das empresas que premiam por produtividade, o abono do dia de trabalho pelo deslocamento à Taquari, cidade referência de Estrela para mamografias pelo Sistema Único de Saúde. Os empresários que assinarem o pacto se comprometem a incentivar o exame e a não registrar a falta no trabalho. A prevenção pode significar produtividade no futuro, se a doença for detectada com antecedência. O Pacto pela Vida é uma iniciativa do Governo de Estrela e da Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Os casos de câncer de colo de útero são cem por cento curáveis se detectados a tempo e as mulheres ainda morrem por ele. É muito importante iniciativas como essa para motivar a prevenção”, diz a presidente da Liga, Anelise Hausmann.

Estão aberta as inscrições para o vestibular de VERÃO da FACULDADE LA SALLE – Estrela, RS.


Estão aberta as inscrições para o vestibular de VERÃO da FACULDADE LA SALLE – Estrela, RS.

Tá em duvida qual curso fazer? - Que tal o curso de Processos Gerenciais, em apenas 3 anos você está com seu curso superior concluído,e a mensalidade é super acessível (FIES, PROUNI, Bolsas de Iniciação científica..)

– Mas onde o profissional de Processos Gerenciais pode trabalhar?

Em marketing, vendas;

Em recursos humanos(recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento;

Em logística;

Em Finanças (bancos), contabilidade, custos..

OPORTUNIDADES NÃO FALTAM! Inscreva-se pelo link até o dia 06/12:


A PROVA É APENAS UMA REDAÇÃO! LEIA O MANUAL NO PORTAL DAS INSCRIÇÕES!

Ou se tiveres dúvidas, ligue (51) 3720-2732


Prof. André Kohl
Coord. Curso de Processos Gerenciais

Atletas do Centauros ficam em terceiro em campeonato nacional


Atletas do Centauros ficam em terceiro em campeonato nacional

VI Sou Rugby Sevens reúne mais de 150 atletas

Cinco atletas da base do Centauros Rugby subiram ao pódio no último sábado (25). Eles representam o Rio Grande do Sul no Campeonato Nacional de Seleções. Os convocados da categoria M17 (Menores de 17 anos) são Eduardo Mallmann, Pablo Paz Sulzabach e Patrick Horn e pelo M19 (Menores de 19 anos) Réges Muller e Vitor Vicente.

A categoria M17 participou de um triangular com a seleção Fluminense e Catarinense. No primeiro confronto empate em 3 a 3 e no segundo vitória por 38 a 0. Pela categoria M19 a seleção os gaúchos venceram os paulistas por 25 a 3 e conquistaram o terceiro lugar.

Com o resultado, a Federação Gaúcha de Rugby encerra a competição sendo a única federação com as duas seleções juvenis subindo ao pódio. O Nacional de Seleções termina com a seguinte classificação:

M17

1º Lugar: São Paulo

2º Lugar: Paraná

3º Lugar: Rio Grade do Sul

4 º Lugar: Rio de Janeiro

5 º Lugar: Santa Catarina

6 º Lugar: Minas Gerais

M19

1 º Lugar: Rio de Janeiro

2 º Lugar: Santa Catarina

3 º Lugar: Rio Grande do Sul

4 º Lugar: São Paulo

5 º Lugar: Paraná

6 º Lugar: Minas Gerais

VI Soul Rugby Sevens
A sexta edição do Soul Rugby Sevens foi um sucesso. O evento reuniu equipes de todo o estado para jogos extremamente disputados no campo do Delfinense, no último sábado (25). Os jogos da modalidade Seven, iniciaram às 9h e se estenderam até às 17h. Participaram as categorias feminino, masculino e de pilares. A Dália Alimentos foi a patrocinadora oficial do evento.

Mais de 150 atletas puderam trocar experiências e preparar seus times para o Circuito Gaúcho de Sevens, em novembro. Mesmo sem a presença da equipe argentina, que tiveram problemas no transporte, os jogos mantiveram um bom nível técnico.

O organizador do evento, treinador argentino Martin Castillo avalia o torneio. “Foi Muito bom, todos gostaram do clima de amizade, do espirito de rugby, de diversão e da possibilidade de estar com jogadores de times de diferentes clubes jogando juntos.”

Ao final, aconteceu o tradicional Terceiro Tempo, onde a equipe da casa recebe os visitantes com uma festa.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

Legenda para foto: Base do Centauros conquista título Réges Muller, Vitor Vicente, Patrick Horn, Eduardo Mallmann e Pablo Paz Sulzabach.

Texto: Nícolas Horn
Foto: Divulgação

Atenciosamente
Nícolas Valer Horn

Semana do Empreendedorismo de Estrela-RS


Pela primeira vez no interior do estado, Google é destaque da Semana do Empreendedorismo de Estrela

A 1ª Semana do Empreendedorismo de Estrela promete uma experiência altamente tecnológica e dias de intensa informação empresarial. Será dias 4,5 e 6 de novembro

Promovida pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela (Seplade), a 1ª Semana do Empreendedorismo de Estrela ocorre nos dias 4,5 e 6 de novembro, na Câmara de Vereadores, com cursos, palestras, unidade móvel do Sebrae e atividades na esfera da tecnologia.

O destaque é a presença da Àlést, uma das principais parceiras e revendedora autorizada da Google App. O representante da multinacional americana de serviços online, nos dias 5 e 6, dará orientações a comunidade com o objetivo de facilitar o uso das ferramentas Google através de métodos e dicas que oferecem uma nova e eficiente maneira de trabalhar. “Nós queremos trazer empresários, jovens empreendedores, estudantes, que usam a internet e precisam de tecnologia para conhecer as ferramentas que são gratuitas e poderem utilizá-las com eficiência”, informa Marcos da Silva Quadros, um dos organizadores do evento.

A Àlést faz treinamento com ferramentas como Gmail, Drive, Google Sites. Os visitantes poderão interagir, de forma descontraída, através de aplicativos Google, tendo uma verdadeira experiência tecnológica. Estrela também trará o diretor da empresa, Bernando Campani Chassot, no terceiro dia. Ele fará uma explanação sobre o sucesso da gigante tecnológica. Será na quinta-feira, fechamento do evento (6 de novembro), às 19h, na Câmara de Vereadores, com entrada gratuita.

Palestras

A Semana também focará palestras e a troca de informações com o Sebrae. Nos dias 5 e 6, a Unidade Móvel do Sebrae permanecerá o dia todo no estacionamento em frente a Câmara de Vereadores para tirar dúvidas dos pequenos empreendedores. Fornecerá orientações sobre fluxo de caixas e outras dicas importantes para os interessados em abrir ou melhorar seu negócio ou para as microempresas individuais (MEIs). Na quarta-feira (dia 5) é a vez de aprender com as experiências locais. À noite a Câmara de Vereadores receberá ouvintes que vão conhecer a trajetória de três empresários de Estrela. “Cases de Sucesso” trará a tona as vivências do dono da Sirlei Chocolates, Harri Antônio Schneider, do proprietário da Rola Moça, Alexandre Dullius e o dono da Cerveja Coruja, Micael Eckert.

A meta da Semana do Empreendedorismo é levar conhecimento aos empreendedores e fornecer subsídios para que eles possam cada vez obter êxito em seus negócios. “Estamos correndo atrás para levar informações importantes aos pequenos e micro, afinal eles são a engrenagem da economia”, enfatiza Quadros. Quanto mais “expertise” no setor, maiores as chances de longevidade e crescimento de uma empresa. Estrela tem hoje 2,9 mil empresas, das quais 340 são MEIs.

Programação
Terça-feira, 4 de novembro
19h – Abertura na Câmara de Vereadores
19h30 – Curso gratuito do Sebrae para microempreendedores: “Sei como Controlar meu Dinheiro”

Quarta-feira, 5 de novembro
9h às 17h – Equipe Ales orienta sobre ferramentas do Google
9h às 17h – Unidade Móvel do Sebrae em frente à Câmara de Vereadores e atendimento de microcrédito com Ivaniza Freitas
19h – Cases de Sucesso com as empresas Sirlei Chocolates; Rola Moça e Cervejaria Coruja

Quinta-feira, 6 de novembro
9h às 17h – Unidade Móvel do Sebrae e atendimento de microcrédito com Ivaniza Freitas
19h – Palestra com diretor da Alest Bernardo Campani Chassot

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Prefeitura de Estrela-RS - Edição noturna do Caminhada pela Vida reforça luta contra o câncer


Edição noturna do Caminhada pela Vida reforça luta contra o câncer

Estrela pretende atrair entre 700 a mil pessoas em seis horas de caminhada no Parque Princesa do Vale: entidades e empresas serão mobilizadas. Este ano é edição noturna

Estrela se posiciona vigorosamente tentando exercer influência sobre as pessoas para conscientizá-las da importância de fazer exames para detectar de câncer. Além do Outubro Rosa que marca ações que vingam no sentido de chamar atenção para o propósito, novembro é outro mês crucial. No dia 27 do próximo mês, a cidade se mobiliza para a Caminhada pela Vida. Serão seis horas ininterruptas de atividades no Parque Princesa do Vale, das 18h à meia-noite numa provocação saudável para incitar pessoas a irem até o Parcão mostrar o engajamento em uma causa nobre: vencer a batalha contra o tumor. “Escolhemos a data de 27 de novembro porque é o Dia Nacional de Combate ao Câncer”, enfatiza o secretário da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Júlio Saldanha Pereira. A Smel promove o evento em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a expectativa é atrair entre 700 a mil participantes. “Como a edição é noturna queremos chamar trabalhadores, estudantes, entidades e seus representantes.

A Liga estima um grande empenho da sociedade. “Esperamos ter uma grande adesão da comunidade porque no fim da tarde o parque tem um movimento natural. O horário ficou mais adequado”, salienta a presidente Anelise Haussmann, que considera o evento importante pelo alerta que ele impõe. “Quem se ama e ama a família cuida de si e faz os exames.”

O Parcão também receberá a estrutura da Secretaria da Saúde que estará lá no dia com ambulância e fornecendo panfletos explicativos. Não é preciso fazer inscrições prévias e nem caminhar as seis horas diretas. Os interessados em participar podem chegar no Parcão e dar sua volta de estímulo contra o tumor. 

Camisetas

A batalha contra o câncer é tanto feminina quanto masculina. Por isso, na camiseta que está sendo vendida para o evento as cores rosa e azul simbolizam o entrelaçamento da meta. “O Outubro Rosa marca o mês de enfrentamento ao câncer de mama. Em novembro, a luta é para chamar atenção para o câncer de próstata”, explica Saldanha.

As camisetas comercializadas pela Liga estão sendo vendidas na Smel e na sala da própria Liga ao preço de R$ 15. O dinheiro será revertido aos pacientes em tratamento de câncer.

Fique atento
O que: Caminhada pela Vida
Quando: 27 de novembro, a partir das 18h
Onde: Parque Princesa do Vale em Estrela
Objetivo: alertar para cuidar da saúde no Dia de Combate ao Câncer 

Matéria: Andreia Rabaiolli 
Fotos: Arquivo Assessoria de Imprensa

CAMINHADA PELA VIDA
Ano passado, evento reuniu homens e mulheres numa jornada de 12 horas

SMEL - jogos escolares de Estrela - Vôlei movimenta jogos escolares no Cristo Rei


Vôlei movimenta jogos escolares no Cristo Rei

Saques e cortadas em cena nas quadras do Centro Comunitário Cristo Rei nesta terça-feira: é a sexta etapa dos jogos escolares

A sexta etapa dos jogos escolares de Estrela coloca em destaque o vôlei, segundo esporte mais disputado no Brasil. As partidas, realizadas nesta terça-feira (21) no Centro Comunitário Cristo Rei, mobilizam mais de cem alunos de 8 a 17 anos. Os jogos escolares são organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Segundo o secretário Júlio Saldanha, alunos da rede estadual, municipal e particular se enfrentam em 18 jogos, disputados todos no mesmo dia. Em cena, competência para dar saque, cortadas e se defender do time oposto. “O vôlei tem um apelo muito forte no Brasil. Estrela mantém um bom nível de qualidade entre atletas escolares”, frisa Saldanha.

Aprendizado

A estudante Jéssica Silveira (15) joga vôlei há cinco anos e diz que sua aprendizagem com o esporte foi além da categoria. “Aprendi muitas coisas não só para o vôlei, mas para a vida.” Para ela, iniciativas como os jogos escolares servem para estimular a competição saudável e os hábitos esportivos.

Nos jogos escolares já foram disputadas as etapas de xadrez, handebol, basquete, futebol, futsal. Em novembro, é a vez da última: atletismo. 

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Branca visita a Secultur


Música e fotos quase centenárias proporcionam dia diferente a estudantes na Secultur

Recepcionada com música, Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Branca visita a Secultur. Crianças aprendem sobre a escadaria, quase centenária, em mostra fotográfica.

Uma escadaria quase centenária que por décadas foi um ponto estratégico de movimento da cidade de Estrela, fotos antigas e crianças curiosas por novidades. Assim transcorreu a manhã da segunda-feira (20) na Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur): alunos da Escola Estadual Madre Branca visitaram a exposição “Noventa anos da Escadaria de Estrela” e depois puderam conferir as estátuas que estavam nas imagens com as reais. “Nós levamos os alunos até a escadaria da Chá-Chá Pereira, onde estão as estátuas popularmente conhecidas como Adão, que representa o comércio de Estrela e Eva, que significa a indústria”, informa a historiadora Letícia de Oliveira. A manhã diferente teve ainda apresentação de escaletas do Núcleo Cultural, com a regente Zuleica Rambo e café da manhã para integrar a Secultur, os músicos do Núcleo Cultural e os alunos.

Conforme Letícia, no mês da criança, a Secretaria de Cultura e Turismo fez dois momentos diferentes com a Escola Estadual Madre Branca. O primeiro deles ocorreu no dia 17 de outubro quando a equipe junto com o grupo de voluntários Corrente do Bem entregou brinquedos a 28 crianças da escola. “Professoras procuraram a Secretaria perguntando o que nós poderíamos fazer para tornar mais especial o Dia das Crianças para os alunos da escola. Então colaboramos, assim como o grupo Corrente do Bem.”

Exposição

“A Mostra Fotográfica 90 anos da Escadaria” está em exposição na Secultur até o dia 31 de outubro. Organizada pela historiadora, as 20 imagens, algumas quase centenárias, relatam a trajetória de uma obra que foi inaugurada em 1924 com a finalidade de dar acesso ao primeiro porto em Estrela. “Durante décadas ela foi o ponto de entrada na cidade e impulsionou a economia. Ali chegavam as mercadorias do porto”, explica Letícia.

Obras

Ponto turístico, a escadaria está sendo revitalizada pelo Governo de Estrela com verbas do Governo Federal. “A União repassa R$ 97,5 mil. Em contrapartida, o Governo de Estrela destina R$ 5.473 mil”, informa Eduardo Henrique Locatelli. Está sendo refeito o acesso a escada que antigamente ligava ao rio. Serão colocados balaústres, piso, iluminação e transferidas as duas estátuas. “Estamos contemplando o projeto original.”

Matéria: Andreia Rabaiolli

Jornal da cidade de Estrela-RS - Folha de Estrela - 16 de outubro de 2014















Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela (Condema) promoveu na quinta-feira (16) uma reflexão sobre a qualidade dos alimentos


Agricultura familiar orgânica é vocação para um planeta saudável

Para marcar o Dia da Alimentação, Codema promove palestra na Faculdade La Salle e faz um alerta: “o veneno está na mesa.” Existem boas alternativas

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela (Condema) promoveu na quinta-feira (16) uma reflexão sobre a qualidade dos alimentos que a região e o mundo vem colocando à mesa. A palestra “Alimentar o mundo, cuidar do planeta” - realizada durante a tarde na Faculdade La Salle - marca o Dia da Alimentação alertando para o consumo de produtos orgânicos e sem agrotóxicos, que possam contaminar os alimentos e o meio ambiente.

O presidente José Inácio Birck, enfatiza que o Condema está preocupado com a escala com que as pessoas consomem produtos não saudáveis. “O veneno está na mesa de todos”, frisa, observando que um documentário de mesmo nome causou repercussão entre os integrantes do Conselho. “Esse tema nos impressionou e queremos fazer algo para expandir a alimentação saudável.” Para ele e o Condema, a vida não é apenas alimentação com agrotóxicos. Prova disso está nas formas alternativas, como o consumo de produtos cultivados sem produtos tóxicos: os orgânicos possuem selo de referência. Com técnicas ecológicas é possível produzir pequenas hortas em apartamento. É evidente que é preciso de um pouco mais de dedicação das pessoas, mas o resultado compensa, segundo Birck. “Se você for adquirir um produto orgânico, pagará mais caro do que o não-orgânico, mas estará comprando o seu próprio remédio que é o alimento.”

Agroecologia

O palestrante destaque no Dia da Alimentação foi presidente da Cooperativa de Agricultores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), Jorge Luis Mariani. Formado em enologia, morou fora durante um tempo e decidiu voltar para a sua verdadeira vocação: a agricultura familiar. Com sotaque italiano e um jeito expansivo de se articular, Mariani conquistou a simpatia da plateia pelo discurso inteligente, prático e colaborativo. Empenhado em produzir alimentos de maneira menos agressiva ao homem e ao meio ambiente, Mariani idealizou a Coopeg que tem sua atividade baseada em produtos orgânicos sem o uso de agrotóxicos. “Quanto tive a ideia da agroecologia fui chamado de louco. Eles disseram, se com veneno não dá, imagina sem.” Mariani seguiu adiante e focou sua meta. Hoje, a Coopeg tem 46 famílias em oito municípios.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Secretário Marcelo Mallmann - Matrículas e rematrículas iniciam no mês de novembro na rede pública municipal


Matrículas e rematrículas iniciam no mês de novembro na rede pública municipal

Pais e responsáveis devem ficar atentos para o período de matrícula e rematrículas da rede pública municipal de Estrela. De 5 a 12 de novembro as escolas de Estrela estarão recebendo a documentação. Conforme o secretário Marcelo Mallmann, os pais devem procurar diretamente os educandários. “As secretarias das escolas estão preparadas para receber os documentos e esclarecer as dúvidas pertinentes”, revela.

Hoje, 3113 alunos frequentam uma das 21 escolas localizadas nos bairros e no interior do município, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental. Para cada nível, no entanto, há uma documentação específica. No caso das Emeis, os documentos exigidos são a ficha de rematrícula preenchida, o atestado de vacinação – que é emitido pelo Posto Central de Saúde -, atestado de trabalho e comprovante de renda dos pais ou responsáveis atualizados e comprovante de residência (conta de água ou luz).

Já para as Emefs, tanto no caso de matrícula quanto rematrícula, pede-se cópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, uma foto 3x4 e o atestado de vacinação. No caso de transferência de escola, deve-se levar o documento de transferência emitido pela escola de origem.

O secretário Mallmann salientou que o próximo ano marcará a abertura de 120 novas vagas na Educação Infantil com a abertura da Emei Paulo Freire, no Bairro das Indústrias. As vagas neste caso serão ocupadas pelas crianças já inscritas em fila de espera no município. Os pais serão chamados diretamente pela Secretaria de Educação.

Informações e contatos das escolas do município podem ser obtidos no sítio da prefeitura, através do endereço eletrônico www.estrela.rs.gov.br

Matéria: Jônatas dos Santos

Seis esquetes estarão em evidência na Mostra de Teatro do Espaço da Arte de Estrela


Seis esquetes estarão em evidência na Mostra de Teatro do Espaço da Arte de Estrela

Arte teatral em cena novamente em Estrela. Evento envolverá 120 alunos da cidade, em dois dias de programação, na Soges.

O Espaço Arte de Estrela promove dias 21 e 22 de outubro sua Mostra de Teatro. O evento vai acontecer na Soges, às 20h. A atividade, feita em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e Colégio Santo Antônio, envolverá 120 alunos e “teatreiros”, que prepararam as peças durante o ano e agora irão mostrá-las à comunidade. O professor Fernando Tepasse promete muito empenho, criatividade e imaginação.” É um momento em que pais e a sociedade podem apreciar a arte teatral produzida no município”, diz ele. Serão dois dias de apresentações com esquetes de 15 a 30 minutos cada.
Na terça-feira (21), os alunos do Colégio Santo Antônio apresentam suas peças e na quarta (22) é a vez dos integrantes do Núcleo de Cultura subirem ao palco. Além das seis esquetes, um dos grupos irá apresentar uma coreografia de dança para animar ainda mais a Mostra. O Ingresso custa R$ 10 e pode ser adquirido na Secultur, diretamente com os alunos ou na hora.

Esquetes terça, dia 21
1ª peça – “O que é ser criança”
2ª peça – “As bonecas”
3ª peça – “Encontros”
Coreografia: “Camarada d´água”

Esquetes quarta, dia 22
1ª peça – “A Casa dos Monstros”
2ª peça – “Como se joga esse jogo”
3ª peça – “O fruto proibido"
Coreografia: “Camarada d´água”

Fique atento
O que: Mostra de Teatro em Estrela
Quando: 21 e 22 de outubro, às 20h
Onde: Soges
Ingresso: R$ 10, na Secultur, com alunos ou na hora

Matéria: Andreia Rabaiolli

IV Feira do Conhecimento - Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel, em Linha Lenz em Estrela


Arnaldo José Diel promove IV Feira do Conhecimento

Escola em Linha Lenz abriu as portas para a comunidade e o conhecimento. Evento teve apresentação de trabalhos de alunos

Teatro, cultura e sabedoria. Foi um dia especial na quarta-feira (8) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel, em Linha Lenz em Estrela. A escola promoveu a IV Feira do Conhecimento: alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa científica, de arte e música. Literatura e geografia também foram contemplados no evento que abrangeu um amplo leque de assuntos. O evento, aberto a comunidade, mostrou a produção e a criatividade dos estudantes. “Os presentes puderam acompanhar e aprender um pouco mais sobre variados assuntos e principalmente sobre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, tema esse que foi contemplado nos trabalhos de todas as turmas”, enfatiza a equipe diretiva.

Teatro e sustentabilidade

No turno da manhã a programação iniciou com a apresentação do teatro 
intitulado “Qual é o segredo da Joaninha?” que trata da importância da 
amizade e ajuda mútua. Logo após, foram socializados trabalhos 
pedagógicos da Educação Infantil e Anos Iniciais.
Já no turno da tarde, aconteceu a apresentação do teatro “O poder está 
em suas mãos.” A peça mostrou a responsabilidade da comunidade para a 
preservação do Meio Ambiente. Em seguida foram visitadas as salas 
temáticas dos Anos/Séries Finais para a contemplação dos trabalhos.
Para a equipe diretiva, a diversidade dos trabalhos ajuda a construir a educação. As explicações dos alunos sobre as atividades expostas, mostram a responsabilidade e o comprometimento de todos os segmentos da escola engajados para a 
concretização de uma educação eficiente.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Prefeitura de Estrela fará árvore de sutiãs para alertar contra o câncer de mama


Estrela fará árvore de sutiãs para alertar contra o câncer de mama

Para combater o câncer de mama, uma estratégia inusitada: uma árvore de sutiãs vai florescer na Secretaria de Cultura e Turismo em Estrela nesta sexta-feira. Ritual inicia às 20h

Uma noite distinta para enfatizar a luta contra o câncer de mama e colo de útero marcará a sexta-feira em Estrela. O evento chamado “Todos na Luta contra o Câncer de Mama” vai levar expectadores para um dos pontos turísticos da cidade: o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Ali, após a apresentação do Grupo de Escaletas do Núcleo Cultural de Estrelas, florescerá uma árvore de sutiãs. É o modo delicado e pacífico que o município encontrou para declarar guerra contra o tumor, inimigo implacável das mulheres.

Floresce a prevenção

A cidade que já está vestida de rosa - cor emblemática que se tornou símbolo da luta contra a moléstia - se mobiliza para fazer um evento a altura de grandes centros. O Gabinete da Primeira-Dama e a Liga de Combate ao Câncer de Estrela lançaram a ideia e estão recebendo a adesão de mulheres que são destaque na sociedade estrelense, sobretudo aquelas que foram laureadas com o Troféu Multimulher 2014. Na sexta-feira, às 20h, no Centro de Cultura, a árvore do pátio espaço externo do prédio será adornada por sutiãs de diversas “guerreiras”, mães e profissionais de todas as idades representando o enfrentamento feminino contra uma das doenças que mais assola mulheres. 

A presidente da Liga de Combate ao Câncer, Anelise Hausmann enfatiza que a ação é um chamamento para a prevenção e para que mais mulheres cuidem-se ao longo da trajetória de suas vidas. “A conscientização não evitará que a mulher tenha a doença, mas 95% dos casos diagnosticados precocemente são curados”, informa.

Ações

Estrela vem desenvolvendo ações visando aumentar o número de mamografias e exames de câncer de colo visando à prevenção. Mulheres do Gabinete da Primeira-Dama juntaram-se às da Liga de Combate ao Câncer e em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde, visitam empresas distribuindo folhetos explicativos e alertando a importância de fazer o autoexame, a mamografia e estarem atentas a uma doença tão séria. No sábado (11), também mobilizaram a ala feminina no Calçadão de Estrela.

O Outubro Rosa remete à cor do laço e de pontos estratégicos das cidades, que são decorados com a cor que simboliza a luta contra o câncer. Iniciado nos Estados Unidos, o movimento se popularizou globalmente, unindo povos em torno de uma causa. Em Estrela, a luta contra o câncer de mama foi fortalecida este ano quando a Secretaria da Saúde incentivou as mulheres a intensificar a mamografia nos grupos de idade entre 50 e 59 anos. É o grupo de mulheres prioritário para o rastreamento da doença, porque nesta idade o risco é aumentado.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jônatas dos Santos

Prefeitura de Estrela - Secultur - Uma noite para celebrar o som da guitarra


Uma noite para celebrar o som da guitarra

Covers de Led Zepellin e Joe Satriani prometem “esmerilhar” na guitarra no evento que integra os fãs do estilo, domingo, na Câmara de Vereadores de Estrela

Em Estrela, tudo pronto para prestar tributo a grandes guitarristas mundiais com o 2° Estrela Guitar Fest que ocorre no dia 19 de outubro (domingo), às 19h na Câmara de Vereadores de Estrela. Segundo o produtor musical da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) Douglas Daroit, idealizador do evento, o Guitar Fest reunirá professores e aficionados pelo som da guitarra para mostrarem ao público todo o potencial do instrumento mais reverenciado na história musical. “A música instrumental mais famosa que existe no mundo é a guitarra que lançou grandes homens como Jimmy Hendrix, Jeff Back ou Joe Satriani”. Eles são famosos artistas americanos cultuados no meio.

“O projeto foi realizado a primeira edição em 2013 com seis guitarristas. Nesta segunda edição, ele será ampliado com sete guitarristas e duas bandas de apoio que permanecem no palco enquanto os artistas se revezam nas músicas”, explica Daroit. Cada músico escolherá duas músicas prestando tributo aos artistas internacionais que gostam de tocar. Assim, no palco, haverá cover de Led Zeppelin, Steve Ray Vaughan e Intervals.

No final todos os músicos tocarão juntos a canção que ficou imortalizada pelos motoqueiros na década de 1960, “Born to be Wild”. “Quem for não vai esquecer este grande espetáculo”, promete Daroit.

Músicos confirmados

Sete guitarristas estão confirmados para o 2° Estrela Guitar Fest. São eles: Júnior Sessi da Silva; Marcelo Fortes; Fernando Capitanio; Marco Guimarães; Tiago Fritsch; André Máncio e Cassiano Johann. Como bandas de apoio, o baixista Marcos Camilo e o baterista Joner Luis.

Marcelo Fortes e Fernando Capitanio farão a abertura do evento com duas guitarras, interpretando canções do guitarrista espanhol Paco de Lucia.

Fique ligado

O que: 2° Estrela Guitar Fest 2014
Quando: 19 de outubro, domingo, 19h
Onde: Câmara de Vereadores de Estrela

Matéria: Andreia Rabaiolli

Estrela-RS se prepara cidade para se destacar no Natal


Com tecnologia e união, Estrela prepara cidade para se destacar no Natal estadual

Estrela se diferenciará neste dezembro pela tecnologia e união das pessoas. No Barracão de Natal, voluntários atuam para colocar ornamentos nas ruas. Na praça, destaque será a iluminação rítmica

O prédio da antiga Polar virou um atelier de carpintaria, marcenaria e artesanato diversos para dar vida ao evento nobre da cidade no fim do ano. É o Barracão de Natal que começou a tomar forma com a adesão dos voluntários na semana passada e os quais passam as tardes confeccionando pinheiros, arranjos, papais noeis e enfeites que vão ornamentar a cidade para acolher o povo estrelense e aqueles que vem de fora. O trabalho, liderado pelo Gabinete da Primeira-Dama Carine Schwingel esbanja entusiasmo e criatividade e é uma prévia do que será o período dezembrino em Estrela. "Os recursos são provenientes de quatro fontes: do Executivo, do Legislativo, da iniciativa privada e da mão-de-obra, pois ao final do trabalho é descontado parte do custo total do projeto conforme as peças montadas pelos voluntários e funcionários da prefeitura.” Segundo ela, há mais de R$ 100 mil capitalizados junto às empresas do município. “Acreditamos que podemos superar em 50% o valor obtido no ano passado”, enfatiza Carine. O voluntariado é o destaque da união colaborativa da cidade que se junta para contagiar o povo estrelense com o espírito natalino, mas há ainda novidades este ano. E ela vem em forma de tecnologia.

Iluminação rítmica

O projeto de decoração natalina é superior ao do ano passado. A Administração está trazendo tecnologia importada dos Estados Unidos: é a iluminação rítmica que terá mais de mil pontos fixados na Praça Menna Barreto, informa o proprietário da empresa terceirizada pela iluminação, Leandro Cassol. O controlador de luz rítmica estará sincronizado com as músicas natalinas. Conforme o ritmo e a batida as luzes se acenderão ou apagarão, num efeito cênico de cinema.“Essa iluminação é comum em algumas fachadas no Brasil, mas em uma praça como Estrela será algo inédito”, confirma ele.

“Queremos que a cidade esteja cada vez mais decorada. A intenção é fazer com que as pessoas sintam-se bem na cidade onde vivem o que reverte em autoestima e positividade para a população”, declara a primeira-dama.

Voluntários

Com o envolvimento comunitário dos cidadãos a Administração pretende colocar Estrela como destaque estadual na decoração natalina. Quem quiser ajudar a ornamentar a cidade pode se conduzir ao Barracão de Natal, no prédio da antiga Polar. Os colaboradores atuam das 13h30 às 17h, todas as tardes.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Secultur de Estrela - Noite Cultural leva mais de 600 ao ginásio da Glória


Noite Cultural leva mais de 600 ao ginásio da Glória

Uma noite para evidenciar os talentos. Assim foi a quarta edição da Noite Cultural, que reuniu as comunidades de Glória, Porongos e São Jacó no ginásio de Linha Glória, no sábado à noite. Além das apresentações, a comunidade pode dar boas risadas com a peça Herta quer casar, do grupo teatral Curto Arte. O evento teve o apoio da Secretaria de Cultura de Estrela.

O que surgiu como um pequeno encontro, hoje reúne grupos como o Coral da São Jacó, Coral da Glória, o Colégio da Delfina, o Grupo de Danças da São Jacó, o Grupo Gauderiano com Jesus e o Terno de Reis, além de artistas individuais que se apresentaram tocando gaita de boca, gaita, violino e violão e bandoneon. “As comunidades do interior são muito culturais. Noites como esta valorizam os diversos talentos daqui”, observa o secretário de Cultura, Rudimar Hagemann. O evento, que teve como entrada um quilo de alimento não-perecível, arrecadou cerca de meia tonelada 

Matéia: Jônatas dos Santos
Foto: Douglas Daroit

SMEL - Estrela-RS - Copa BMX reunirá 15 categorias e atletas de alto rendimento


Copa BMX reunirá 15 categorias e atletas de alto rendimento

Disputa de bicicross vai levar aficionados pelo esporte para a Pista Municipal de Bicicross de Estrela no dia 19 de outubro

Os atletas loucos por uma aventura de pedal se preparam para a 2ª Copa BMX de Estrela, que ocorre dia 19 de outubro na Pista Municipal de Bicicross de Estrela. Os treinos iniciam às 10h. A competição propriamente dita começa às 13h30. O evento, organizado pela Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX) e apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) vai reunir 15 categorias a partir de 6 anos. “Não há limite de idade para quem quiser competir”, atesta o professor de bicicross e um dos organizadores, Paulo Daltoé.

A Copa BMX nada mais é do que uma competição de bicicross e que deve integrar alunos da escolinha da Smel, meninos e meninas iniciantes à atletas considerados os feras do esporte, participantes de campeonatos gaúchos. Está confirmada a presença de Artur Lenz, campeão brasileiro na Junior Man, garoto habilidoso que já treina na pista de Estrela. “Virão atletas de destaque para podermos fazer um elo entre o social e as equipes de rendimento do Estado para que as crianças possam ter essa referência”, afirma Daltoé. 

Elite

Conforme o organizador, a previsão é de que 60 atletas participem da disputa nas 15 categoriais. Mas tem uma que todos vão ficar de olho e promete maior adrenalina: é a Elite Man, que terá premiação em dinheiro e reunirá atletas de alta performance. A prova é de velocidade e para isso os competidores não vão poupar esforços para chegar primeiro. “Os atletas vão usar todos elementos técnicos possíveis com o corpo para chegar mais rápido. Vai ter muita emoção.”

Fique por dentro
O que: 2ª Copa BMX Estrela
Quando: 19 de outubro
Onde: Pista Municipal de Bicicross de Estrela
Inscrições no local: R$ 20 e gratuitas para crianças do Projeto Bicicross da Smel
Categoria Elite Man: R$ 50 com premiação em dinheiro

Matéria: Andreia Rabaiolli
Foto: Jônatas dos Santos

SMEL - Brincando no Parque atrai 2,5 mil crianças ao Princesa do Vale


Brincando no Parque atrai 2,5 mil crianças ao Princesa do Vale

Passeios de cavalo, oficinas, Túnel do Terror e lanche saudável garantiram a diversão no Parque Princesa do Vale. Evento reuniu crianças de escolas do município e celebrou a data delas.

A vibração positiva da garotada no Parque Princesa do Vale fez toda a diferença para que o evento Brincando no Parque, realizado na quinta-feira (9) fosse um sucesso de público e empolgação com as inúmeras brincadeiras oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela (Smel). A atividade foi feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) que levou as crianças das escolas até o Parcão para passar um dia diferente. O evento é uma forma de alunos de escolas diferentes do município confraternizarem entre si. A diversão foi tanta que muitos repetiram a dose.

“As crianças que vieram de manhã com as escolas, gostaram tanto que acabaram vindo novamente a tarde por conta própria e com os pais”, enfatiza o secretário da Smel, Júlio Saldanha Pereira. As secretarias Smel e Smed, preocupadas com a alimentação adequada dos alunos ofereceu lanche gratuito, mas nada de cachorro quente e sim frutas e água mineral para formar o hábito do cardápio correto. “Ano passado e este ano optamos por este tipo de lanche e os deixamos à vontade, havia diversidade de frutas”, diz a assessora da Smed, Adriana Schardong. Segundo ela, 2,5 mil crianças visitaram o parque. Para Adriana, o dia é um momento de integração e socialização no qual alunos podem brincar com quem não é da escola deles. “Eles ampliam seu universo, dividem o espaço, o que não deixa de ser uma aula de cidadania”, explica.

Oficinas

O Parcão foi preparado para receber a programação especial e fez a alegria da garotada. “Inovamos com brinquedos diferentes e em maior quantidade”, informa Pereira. A Smel estruturou oficinas de lutas como caratê, jiu jitsu e capoeira que atraíram jovens afeitos a atividades esportivas. Também foram oferecidas oficinas de ginástica artística, futebol e pintura. Tinha oficina de cavalos e tirolesa, para os de espírito mais radicais. Foi o momento em que os alunos puderam experimentar atividades para celebrar com chave de ouro o Dia da Criança. E como criança adora suspense, um dos brinquedos mais concorridos com filas foi o Túnel do Terror. “No meio da tarde foi um boom de crianças. O Parque ficou com um astral bem diferente porque a energia da garotada é positiva”, frisa Pereira.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Jornal Folha de Estrela - 9 de outubro de 2014