Secultur Estrela-RS - Vovôs serão jurados de campeonato de skate



Vovôs serão jurados de campeonato de skate e viverão um sábado radical

O projeto Skate no Asilo promete causar impacto positivo na vida dos avôs da Vovolândia em Estrela. Será neste sábado, a partir das 15h

A Vovolândia em Estrela vai virar de “cabeça para baixo” neste sábado (4 de outubro). Ou pelo menos é assim que os moradores do lar verão os skatistas em suas manobras radicais. É que ocorre o Skate no Asilo, em que atletas das rodinhas vão encarar um campeonato no local e os vovôs serão os jurados da disputa. O evento começa às 15h segue até às 17h e pretende transformar a casa geriátrica em um lugar alegre e descontraído. “A idéia do projeto é levar o campeonato de skate para dentro entidade e “chacoalhar” a vida da maturidade. O foco principal é motivar a interação entre o pessoal do skate, que é cheio de energia, e os vovôs”, informa o organizador Rodrigo Kronbauer, da marca Verssa Shoes, promotora do evento. A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) é apoiadora. “O skate no asilo é uma intervenção para chamar atenção da sociedade e fazer a interação de gerações. Nós apoiamos porque é uma iniciativa muito bacana que envolve os nossos vovôs”, explica Bruna Geller Ribeiro, da Secultur. Ela diz que os moradores da Vovolândia estão empolgados, esperando pelo evento.

Além de mexer com o sentimento de duas gerações, o campeonato também movimenta o mundo virtual. Até esta terça-feira (30 de setembro), 255 pessoas confirmaram presença pela rede social Facebook. 

“Orgulho da vovó”

Segundo Rodrigo Kronbauer, dez skatistas profissionais marcarão presença na disputa e vão enfrentar o julgamento dos experientes jurados que levantarão placas numa divertida demonstração de humor e criatividade. Nos anúncios que serão erguidos, mensagens motivadoras ou bem humoradas como “treina mais moleque” ou “orgulho da vovó” para mostrar que a “galera” da antiga também sabe entrar no clima das gerações Y e Z. “Os jurados da Vovolândia já foram escolhidos. São cinco e todos acima de 60 anos. Um deles tem 73”, informa Kronbauer. Os atletas de 15 a 25 anos pretendem mostrar suas aptidões no esporte e divulgar a imagem positiva do skate, mas também, poder fazer a fusão de ideias com quem já viveu mais. É o espírito radical em sintonia com a maturidade. 

Mais agito

Além das manobras em que os skatistas farão de tudo para agradar os jurados, o dia promete mais agitação radical: terá música anos 50 para sacudir vovôs e vovós, grafiteiros ao vivo, churros, sucos naturais e slackline, que é um esporte praticado sobre uma fita esticada entre dois pontos fixos. O praticante anda literalmente na “corda bamba”. Em alguns locais o esporte virou febre e promete levar adrenalina também à Vovolândia. 

Fique atento
O que: campeonato de skate com vovôs como jurados
Quando: sábado, 4 de outubro, a partir das 15h
Onde: na Vovolândia em Estrela
Entrada: gratuita

Matéria: Andreia Rabaiolli

Smel Estrela-RS - Interbairros exigirá concentração de 15 competidores na Copa de Xadrez


Interbairros exigirá concentração de 15 competidores na Copa de Xadrez

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela promove no dia 11 de outubro (sábado) a Copa de Xadrez pelos jogos Interbairros. A inserção da modalidade na competição é uma das novidades deste ano. Quinze inscritos de 8 a 14 anos vão participar da disputa que será realizada na Sede dos Projetos, em Estrela. 

Com o xadrez implantado em mais essa competição, o município amplia o leque de opções esportivas. O Interbairros também envolve competições de futebol, vôlei, bolão e canastra. “Este ano o xadrez é o diferencial. A propostas do Interbairros é a cada edição, agregar uma modalidade distinta e fortalecer as existentes”, explica o secretário da Smel, Júlio Saldanha Pereira.

A Copa de Xadrez acontecerá em um único sábado e será coordenada por Paulo Roberto Sieber. “No dia do confronto, jogam todos contra todos até sair o vencedor”, informa Sieber.

Com vários projetos envolvendo o tabuleiro, Estrela tem se tornado terra de enxadristas. A Copa é uma competição que absorverá os competidores e exigirá estratégia e concentração. Para o secretário Saldanha, é possível fazer uma série de leituras psicológicas ao se introduzir o xadrez na vida do estudante e de adultos. É um jogo que ajuda a formar alunos para a vida, uma vez que o autocontrole é salutar para ocasiões importantes na carreira profissional. 

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Smel Estrela-RS - Brincando no Parque terá presença da Rainha das Embaixadinhas


Brincando no Parque terá presença da Rainha das Embaixadinhas

No dia 9, a Smel e a Smed esperam jovens estudantes no Parque Princesa do Vale para celebrar com oficinas e atrações diferentes o mês da criança. Garantida a presença de Lara Schuller, rainha das embaixadinhas

A atleta gaúcha Lara das Graças Pinto Schuller (17), conhecida como Rainha das Embaixadinhas, será presença garantida na edição do Brincando no Parque, dia 9 de outubro (quinta-feira), em Estrela. O evento é um “presente” da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para as crianças visando comemorar o mês delas.

O Brincando acontecerá no Parque Princesa do Vale – conhecido como Parcão. Será um dia inteiro de atrações com brinquedos infláveis, passeios de barcos e oficinas. Lara - que deve entrar para o Livro dos Recordes por fazer 12 horas de embaixadinhas sem deixar a bola cair no chão - fará apresentações no Parque e interagirá com as crianças. A Rainha das Embaixadinhas é filha de um agricultor e de uma professora aposentada, mora em Taquara e se apresenta em eventos praticando o “futebol espetáculo.”

Um dia para celebrar

O Parcão – que é referência em eventos esportivos do município - está preparado para receber o programação especial que deve fazer a alegria da garotada. A Smel estruturará as oficinas de lutas como caratê, jiu jitsu e capoeira que sempre atraem a garotada ávida por atividades esportivas. Também terão oficinas de ginástica artística, futebol e pintura. “A Secretaria coloca no Parque todos os projetos em formas de oficinas. É o momento em que o aluno pode experimentar as atividades. Aquele que se identificar com determinada oficina, poderá continuá-la”, explica o secretário Júlio Saldanha Pereira.

Segundo ele, o Brincando no Parque tem o mesmo formado do ano passado, quando a programação levou ao Princesa do Vale, cerca de 1,2 mil pessoas. “Fazemos o evento durante a semana para agregar as escolas.”

Além dos brinquedos e da recreação, a Smel e a Smed valorizam a parte educativa: uma Escolinha de Trânsito será montada no lugar e haverá lanches saudáveis para que os alunos assimilem a importância da nutrição adequada. Segundo Saldanha, a Administração visa proporcionar o máximo de atividades para atrair a criançada para o esporte. “É um momento em que se celebra a data e mostra-se a gama de ofertas da Smel. Também uma forma de atrair a garotada para esse tipo de projeto, distanciando-as de atividades negativas”, informa Saldanha. A entrada ao parque e as atrações são gratuitas. É só chegar e se divertir. Se chover, o evento será transferido para o dia 16 de outubro. 

Atrações

Oficinas de futebol, ginástica artística, pintura e lutas

Passeio de barco no lago

Brinquedos infláveis

Escolinha de trânsito

Espaço aventura

Lara Schuller fará apresentações de embaixadinhas

Fique ligado

O que: Brincando no Parque

Quando: 9 de outubro, quinta-feira, das 8h às 11h e 14h às 16h30

Onde: Parque Princesa do Vale em Estrela

Matéria: Andreia Rabaiolli

Drogadição: 2ª parte - Por Andrea Mussnich

Drogadição: 2ª parte

Hoje falarei um pouco sobre co dependência e brevemente o conceito de co dependente que é aquela pessoa que deixa o comportamento de outra pessoa controlar o seu. Tudo começa com o fato de nos encontrarmos ligados (por amor, obrigação ou dever) a alguém muito complicado,com problemas,no caso aqui dependente químico.O co dependente foge de si mesmo e fica ao lado do dependente.

A co dependência se caracteriza por um distúrbio acompanhado de ansiedade, angustia e compulsão obsessiva em relação à vida do dependente químico. São apresentados comportamentos como minimização de problemas, tentativas de controlar, proteger e assumir responsabilidades e as conseqüências dos atos do dependente. Às vezes, sem terem conhecimento reforçam o uso da droga pelo dependente, como também justificam para si mesmos, a capacidade de não mudar diante da situação e da própria estrutura familiar doentia.

A co dependência, em sua relação com o dependente químico, mantém o mesmo padrão de dependência que o dependente químico mantém com a droga. Na co dependência, o cuidar e controlar o outro se torna prioridade e há um desejo irresistível desses cuidados e controles.

Infelizmente, muitas famílias estão imersas em situações problemáticas, mas preferem a acomodação à transformação. Afinal, transformação requer disciplina, trabalho e gera desconforto. Muitas vezes conviver com um problema conhecido é mais fácil. A negação do problema é uma forma de manter a doença, evitar os sentimentos de medo e culpa.

O membro viciado torna-se o foco principal da família, mobilizando os demais para assumir seus cuidados de maneira compulsiva. Muitas vezes famílias com esta problemática são aquelas em que não existe diálogo, cujo pai é ausente e ou omisso, não assume responsabilidades pela educação dos filhos, cuja mãe é superprotetora.

Em relação ao tratamento, psicólogos indicam psicoterapia individual e a psicoterapia familiar, com freqüência a reuniões de grupos.

O reconhecimento e tratamento da co dependência também é fundamental no tratamento do dependente químico em muitos casos o auxilio ao dependente químico inicia com o tratamento dos familiares. E estes, ao compreenderem e tratarem a co dependência tem grandes chances de, com uma nova postura,auxiliarem o dependente químico de maneira efetiva.

Os familiares acabam entendendo que para enfrentar dificuldades e problemas, é necessário, partir de dentro pra fora, com esforço, determinação e empenho e, ainda, que aconteça de forma mais natural e autêntica. Acreditando que cada um pode crescer dentro de suas próprias escolhas, permitindo-lhes encarar ou assumir as conseqüências em relação às mesmas.

Augusto Cury - Patrono da Feira do Livro de Estrela-RS







Augusto Cury ensina sua inteligência emocional: pensar antes de reagir

Augusto Cury dá os passos para as pessoas criarem inteligência emocional e diz que escolas de Estrela estão no caminho

Considerado fenômeno editorial por ser um dos autores mais lidos do Brasil, com livros em mais de 60 países, o patrono da 6ª Feira do Livro de Estrela, Augusto Cury, levou uma multidão de 2,5 mil pessoas ao Centro Comunitário Cristo Rei em Estrela, quarta-feira à noite, quando falou sobre inteligência emocional.

Ele relatou o dilema da sociedade moderna que avança na tecnologia, mas não na gestão de emoções. Constroi chips cada vez menores, aperfeiçoa a era digital, mas ficou parada na questão da inteligência emocional. “Demos um salto dantesco na tecnologia, mas para gerenciar pensamentos e se tornar autores de nossa própria história estamos quase no tempo da pedra. Não desenvolvemos ferramentas para termos emoção saudável, uma mente livre e criativa, numa sociedade altamente estressante.” Segundo ele, as estatísticas revelam que a sociedade tomou o caminho errado: uma em cada duas pessoas cedo ou tarde desenvolverá um transtorno psiquiátrico, 80% dos jovens desenvolvem sintomas de timidez ou insegurança, 80% dos executivos são despedidos do mundo corporativo por falta de habilidade sócio-emocionais. “Esses números revelam o impasse da sociedade moderna.” Para ele, é preciso empreender para dentro de si mesmo, saber pensar antes de reagir, eis a base da inteligência emocional.

Cury desenvolveu uma das poucas teorias mundiais que estuda o funcionamento da mente, a construção de pensamentos e a formação do eu como autor da própria história. Essa teoria derivou a Escola da Inteligência, implantada em Estrela no início do ano e que entra na grade curricular com uma aula por semana justamente para ensinar crianças e adolescentes àquilo que os adultos não aprenderam: pensar antes de reagir, a expor e não impor ideias, a colocar-se no lugar do outro e a gerir a própria mente, trabalhar sonhos com disciplina e consciência crítica. Estas são na visão dele, as ferramentas emocionais mais importantes. Para ele, Estrela, se tornará um modelo de inteligência emocional para toda a região. “Nossa esperança é de que aqui em Estrela as crianças e adolescentes possam ter um futuro muito melhor do que se estivessem em escolas clássicas.”

Vendas de livros de Cury disparam após palestra

As vendas dos livros do médico e autor Augusto Cury, patrono da 6º Feira do Livro de Estrela, se elevaram após sua palestra no Centro Comunitário Cristo Rei. Na palestra, Cury falou sobre inteligência emocional e a maneira assertiva de gerenciar emoções e depois concedeu autógrafos para dezenas de fãs. Nesta quinta-feira, Cury visitou o evento na Soges, conversou com pessoas e foi assediado por leitores, tamanha a sua popularidade. Na feira ele fez uma segunda sessão de autógrafos e para cada leitor concedia uma palavra de motivação.

Seus livros saíram com rapidez dos estandes. “Mantivemos um bom estoque dos títulos dele, todos têm demanda. As pessoas procuram principalmente os que falam sobre ansiedade”, diz a atendente Terezinha Cuccioli.

Com o vento a favor de Duca Leindecker

Com o salão social da Soges lotado de estudantes, o músico e escritor Duca Leindecker, convidado da 6ª Feira do Livro de Estrela, conseguiu imprimir um ritmo próprio no bate-papo que se propôs a fazer com os alunos. Muitas perguntas, brincadeiras e a interação com o público foi total justamente por ter um jeito descontraído de conversar. “Eu gostaria de fazer um bate papo. Vamos trocar ideias sobre o universo da música e da literatura.” E assim ele o fez, quebrando o gelo do público com um grito coletivo para estabelecer a comunicação. “vamos gritar: 1,2,3,4 ôô”. E o burburinho se encheu no salão.

Leindecker acentuou que é preciso encontrar na literatura, um estilo que agrade ao leitor. Encontrando o tipo acertado, aprende-se a gostar de ler. “Ler vale a pena porque nada é tão livre quanto o universo da literatura.” Os livros feitos sobre filmes são melhores do que a película justamente porque se pode imaginar o heroi e os detalhes do jeito que se quer. Assim como imaginar o bandido. O leitor é que cria suas próprias projeções.

O que ficou marcado na palestra de Leindecker foi a palavra persistência. Com a morte do pai aos 8 aos, ele se “jogou” na arte e a mãe lhe deu apoio total. Falou da importância de escolher a profissão e na constância de seguir aperfeiçoando o dom. Segundo ele, para ter sucesso é preciso envolvimento. “É preciso tentar e persistir.”

“Fico preocupado com isso de a gurizada nova não compreender que é preciso persistir para as coisas darem certo”, disse após o bate-papo. O músico acentua que para ascensão pessoal e profissional é preciso mais suor do que talento.

Para comprovar que seu talento musical está em alta, deu uma canja com voz e violão. “Deixe o sol bater na cara”. As palmas irromperam pelo salão.

Crianças estimulam vendas

Crianças e jovens estão se destacando como consumidoras desta 6ª edição da feira e os proprietários das livrarias se dizem satisfeitos com o movimento. Das milhares de obras a disposição, grande parte destina-se ao público infanto-juvenil. Títulos como Harry Potter, Diário de um Banana, Quem é Você Alasca ou A Culpa é das Estrelas chamam atenção da garotada. Os baixinhos que estão na fase da pré-alfabetização, também divertem-se no mundo das palavras. Ana Laura Agnoletto (5) e Álvaro Agnoletto (4) não saíram da feira de “mãos abanando”. A avó Lílian Cândido tratou de comprar obras para os netinhos para perpetuar a família de leitores que são. “O hábito da leitura começa quando se ainda está na barriga.”

A Feira do Livro encerra-se nesta sexta-feira com visitação, hora do conto e atividades culturais. 

Matéria: Andreia Rabaiolli

Dilan Camargo na Feira do Livro de Estrela-RS


Dilan Camargo e as células poéticas na imaginação 

As palavras lhe saltitam da boca e para ele, a poesia é um “bálsamo para a alma”. Bálsamo também ele como autor presente no segundo dia da 6ª Feira do Livro em Estrela, o autor Dilan Camargo deu um show de simplicidade e aliou totalmente a literatura à sua figura. Ele passou o dia no evento no salão social da Soges, mantendo encontro com os estudantes, dando autógrafos e palestra e estimulando a poesia e a leitura. “Para crescer para cima é preciso arroz e feijão. Para crescer na inteligência, livros”, disse ele nesta quarta-feira de manhã aos alunos que foram lhe assistir. Com uma vasta trajetória no mundo da escrita e da palavra, Camargo que lançará o décimo primeiro livro de poesias para crianças, expressa: “As pessoas devem ter dentro de si a poesia, porque ela funciona como uma célula poética da imaginação e regenera nosso bem estar com a vida.”

Conforme Camargo, o adulto tem um papel muito importante como mediador da leitura. Para ele. Nada substitui o exemplo de leitura de o pai e uma mãe. “Esse é o melhor marketing para a criança gostar de ler. É o descobrimento do mundo das palavras que são representações do mundo. Se eu sei as palavras adequadas, sei dizer o que eu sinto.”

O escritor lançará seu décimo primeiro livro de poesias para crianças. E adianta: “Criança gosta de poesia porque as usa como brincadeira juntando palavras, sons e rimas.” Para um “embalsamador de almas”, Camargo sabe muito bem que palavras diferentes que soam juntas dentro de um contexto, levam surpresas e alegria ao mundo real.

No mundo da literatura

A Feira do Livro de Estrela conta com cerca de 30 mil livros a disposição. Resta ainda quinta e sexta-feira para mergulhar na literatura. O evento tem a participação de quatro livrarias: Estudante, Armazém , Paulinas e Nobel . Obras infantis podem ser compradas por R$ 1.

Nesta quinta-feira, o destaque fica por conta do músico e escritor Duca Leindecker que palestrará na Soges às 9h, 10h30, 14h. E a noite, 19h30 faz um pocket show. Às 17h, é a vez da sessão de autógrafos com o autor Caio Riter. 

A entrada é franca para o evento. O horário é das 8h30 às 21h30 sem fechar ao meio dia.