Secretaria da Agricultura freta cem toneladas de fertilizantes em parceria com STR


Secretaria da Agricultura freta cem toneladas de fertilizantes em parceria com STR

Fertilizante vem de caminhão bitrem de Canoas e beneficiou 71 produtores nesta primeira fase. Em 10 de agosto inicia segunda etapa

O Governo de Estrela fretou em menos de 20 dias, cem toneladas de adubo e ureia aos agricultores do município em uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Esta foi a primeira etapa do projeto que tem como objetivo levar fertilizante a baixo custo ao produtor rural.

O termo de cooperação entre STR e Prefeitura para assumir o transporte de fertilizante foi assinado no início de julho. O programa, chamado Compra Direta de Fertilizantes, foi criado para associados do STR e beneficiou 71 produtores durante o período. Uma forma de aperfeiçoar a produção no município. 

Nesta quarta-feira (30), o caminhão da Secretaria da Agricultura fez um dos últimos transportes desta primeira fase, descarregando 75 sacos de adubo na propriedade de José Mathias Zwirtes, em linha São Luis. Com frete custeado pela Secretaria, a safra de milho tem tudo para crescer saudável. O genro, Marcelo Kemmer, associado do STR, diz que o benefício vem bem para a propriedade rural de 25 hectares. Além do frete custeado pela prefeitura, o adubo foi comprado a preço de custo por intermédio do Sindicato. “Economizamos R$ 4 reais por saco. Com isso, reinvestimos na propriedade.”

Para o tesoureiro do STR, Gilmar Henrique Walter, a parceria do Sindicato com a Secretaria da Agricultura foi fundamental para poder beneficiar os associados e continuar com o programa na segunda fase. “Sem a parceria não teríamos alcançado êxito.”

O secretário José Adão Braun fez questão de acompanhar um dos últimos descarregamentos de adubo em Linha São Luis e percebeu o alinhamento do governo com o STR e as propriedades rurais. “O sentido do programa é baratear os custos e aprimorar as condições de produção não deixando faltar fertilizante no campo.”

Próxima fase

A próxima fase para aquisição de adubo e ureia ocorre em agosto: de 10 a 20 os agricultores associados do STR tem a chance de inscreverem-se no programa para recebimento do fertilizante na propriedade rural a preço de custo. 

O produtor faz o pedido de fertilizante ao STR. A Secretaria da Agricultura o traz de caminhão bitrem de Canoas. Em Estrela, ele é transportado em caminhões menores e distribuído às propriedades do interior.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Atletas iniciantes de Jiu Jitsu vão encarar tatame em disputas na Soges


Atletas iniciantes de Jiu Jitsu vão encarar tatame em disputas na Soges

Duas áreas de luta para os praticantes fazerem bonito ao público em uma arte marcial milenar. A Primeira Super Copa Estrela de Jiu Jitsu reunirá, em 24 de agosto, no Ginásio da Soges, atletas iniciantes das faixas azul e branca. O evento inicia às 10h e é coordenado pelo campeão mundial de Jiu Jitsu, o faixa preta Miguel Anka. Na retaguarda, está a Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela (Smel).

Conforme Anka, a expectativa é reunir cem atletas de todo o Rio Grande do Sul para disputar em 21 categorias. A competição envolverá praticantes de 7 a 40 anos. São alunos faixa branca com pelo menos quatro meses de prática assídua no tatame. No caso de participantes de faixa azul, quatro anos. Para se alcançar a almejada faixa preta, como Anka, leva-se uma década. A persistência e a assiduidade são características fortes nos praticantes.

Além de difundir o evento na região, a Copa mostrará as habilidades conquistadas dos iniciantes em árduos treinos. Ao fazer uma disputa com somente duas áreas de luta, Anka quer montar um evento com uma dinâmica diferenciada, em que o público possa interagir com os atletas, percebendo os detalhes, as cenas e as lutas de solo.

Jiu Jitsu

Miguel Anka é um grande difusor da arte marcial, com várias medalhas conquistadas durante sua trajetória e campeão mundial em 2009, ele pratica jiu jitsu há 11 anos e revela que a arte está popularizada em Estrela por meio dos projetos sociais, em que ensina crianças e adolescentes. Ele quer motivar a prática da arte marcial porque sabe que a atividade pode mudar a vida dos adolescentes. “Fornece calma, disciplina, amizade, tudo isso você cativa na criança.” Ao contrário de ser um esporte violento, jiu jitsu quer dizer “arte suave”, porque ao lutar no solo, com domínio e técnica, aprende-se a ter autocontrole.

Nas academias há cada vez mais pessoas aderindo a prática que te mais de 500 variações de movimentos. “Muitas pessoas procuram para condicionamento físico e defesa pessoal”, informa Anka, que sabe todas elas.

Premiação e inscrições

Haverá medalhas para primeiro, segundo e terceiros colocados e troféus e premiações para os campeões absolutos. Informações: (51) 9794 5194. As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto pelo email: miguel.anka@hotmail

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: divulgação

Centauros vence por 49 a 0 e busca novos jogadores


Centauros vence por 49 a 0 e busca novos jogadores

O belo final de semana de sol rendeu bons frutos para o Centauros Rugby Clube. No sábado a equipe masculina adulta venceu com naturalidade o Planalto, de Passo Fundo, por 59 a 0 jogando na Delfina, em Estrela. No domingo, Teutônia recebeu o primeiro treino visando o recrutamento de novos atletas para as categorias juvenil e feminino. Cerca de 20 meninas treinaram no campo do Clube Recreativo Canabarrense, sendo 7 novatas. Pelo juvenil apareceu um jogador interessado que treinou junto aos demais da categoria M19, jogadores com menos de 19 anos.

O Centauros se prepara para sua estreia na Copa RS no dia 30 de agosto. Para não perder ritmo de jogo foi realizado um amistoso com o Planalto Rugby. A equipe da maior cidade do norte do estado está crescendo e na sua primeira participação na Segunda Divisão este ano, terminou na terceira colocação. O Centauros mostrou dentro de campo o porquê de estar na elite estadual. A diferença entre os clubes de divisões inferiores é acentuada e a equipe busca agora se aproximar dos adversários da primeira divisão.

A partida foi proveitosa para ambas às equipes. Enquanto o Planalto pôde adquirir experiência, o Centauros confirmou o bom trabalho que tem realizado e oportunizou a entrada de jogadores com menos tempo de rugby. No total, foram sete tries marcados e nenhum resultando em 49 a 0 para os donos da casa. Os tries (5 pontos) foram assinados por Mathias Volken, Guilherme Fiel, Nícolas Horn, Guilherme Schereen, Jonas Huschild, Jean Lang e Jônatas dos Santos enquanto o chutador Guilherme Zorzan acertou todas as conversões (2 pontos cada). Em agosto o Centauros deve visitar o Planalto para mais uma partida amistosa.

O Centauros Rugby está com vagas abertas para as categorias infantil, juvenil, feminino e masculino para interessados de qualquer cidade. No domingo foi à vez de Teutônia receber o primeiro treinamento de uma série de eventos pela região que visam trazer novos adeptos ao rugby. A iniciativa da categoria feminina resultou em uma tarde de aprendizado e diversão para as participantes. Interessados em aprender rugby com o Centauros podem entrar em contato por meio da página no facebook.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Brigada Militar, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

Texto: Nícolas Horn
Fotos: Ritieli Krindges

Atenciosamente
Nícolas Valer Horn
Diretor de Marketing e Comunicação
Fone: (51) 9646 4289
Centauros Rugby Clube

Torneio de xadrez mobilizará estudantes de 8 a 17 anos em Estrela-RS


Torneio de xadrez mobilizará estudantes de 8 a 17 anos em Estrela

Maitê Heiermann (13) já “escalou-se” para participar do Torneio Estudantil de Xadrez em Estrela. Aluna da 8ª série da Escola Vidal de Negreiros, ficou em primeiro lugar na categoria infantil, ano passado. Agora, quer repetir o feito. “Normalmente eu procuro fazer estratégias para poder capturar o outro jogador”, diz a enxadrista que começou a praticar na 5ª série. Hoje é uma das únicas meninas a subir ao pódio.

O município estimula os jogos com disputas amistosas que servem para ativar a concentração e aprimorar o raciocínio lógico. Devido a demanda, as duas competições iniciais saltaram para três e cada vez mais enxadristas participam das atividades para empolgação do secretário da Smel, Júlio Saldanha. “As disputas anuais servem como incentivo ao hábito. Dois campeonatos estudantis são abertos para a região e em paralelo são feitos os jogos escolares.”

Essa efetividade de torneios evidencia o empenho da Smel em manter a prática em alta. “Cada vez mais há uma evolução no número de participantes. Este de agosto é o mais expressivo do ano.”

Dia do Colono e Motorista - Em Estrela-RS, desfile alegórico mostra potencial do campo para a cidade


Dia do Colono e Motorista - Em Estrela, desfile alegórico mostra potencial do campo para a cidade

Duzentos veículos participaram do desfile na sexta-feira (25) em homenagem ao Dia do Colono e Motorista em Estrela. Caminhões, caminhonetes e máquinas utilizadas no campo foram ornamentadas e chamaram a atenção do público durante todo o trajeto de dois quilômetros que iniciou na Avenida dos Estados passou pela Rio Branco e Júlio de Castilhos e parou no Centro Comunitário Cristo Rei. Dentro dos veículos agricultores empolgados em mostrar a riqueza do campo, trouxeram suas máquinas e alguns animais.

No Parque Princesa do vale, a benção dupla: do padre Azabido Pedro Ludwig, que espargiu água benta em todos os veículos e do pastor Gilcinei Tetzner. “Cada vez mais urbano, as pessoas precisam celebrar este momento para lembrar que o alimento não vem do mercado e sim da terra e que o leite não vem da caixinha. Esta festa é a celebração da terra como bem maior”, enfatiza Tetzner.

O padre Ludwig enfatiza que a celebração do colono e motorista marca uma homenagem importante. “Um produz e o outro leva.”

Durante a benção de São Cristóvão, os acenos de mãos enfatizavam a alegria em participar da festa. Muita gente se vestiu a caráter, com trajes e sapatos típicos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann disse que a sexta-feira de festejos foi uma inovação, principalmente no que se refere ao desfile alegórico. “Uma homenagem inédita e no desfile, a benção foi o ponto alto.” Ele relata que esse tipo de homenagens é importante para demarcar a força produtiva do campo. “Trinta por cento do retorno de ICMS de Estrela vem da agricultura”.

O evento foi uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/Ascar e contou com o apoio da Prefeitura de Estrela.

Troféu

Recepcionados dentro do Cristo Rei, colonos e motoristas deram início a uma festa que durou até a tarde. Foi um momento de confraternização e homenagens com a entrega de protetor solar à agricultores, feita pelo secretário da Saúde Elmar Schneider.

O destaque ficou por conta do troféu Frontino Caye para agricultores que se distinguiram no município. Foram concedidos a seis categorias: Eugênio e Eroni Müller receberam o troféu Avicultura; destaque na Suinocultura foi para José e Iria Schneider; na categoria Produtor de Leite, a láurea para Hilário José Fell e Nair Fell; na Agroindústria, o troféu foi para o casal Nelson Paulo Hammes e Silvia Hammes. Já, Taylor e Aline Diedrich distinguiram-se na categoria Jovens Rurais e a dupla de Aposentado Rural em destaque foi Francisco Aloísio Sulzbach e Sibila Peter Gregory. Marcelo Luiz Wendt recebeu o prêmio destaque como Motorista.

SMEL - Com menos peso e mais saúde, turmas do Vida Ativa encerram ciclo


Com menos peso e mais saúde, turmas do Vida Ativa encerram ciclo

Durante três meses, grupos de mulheres reuniram-se duas vezes por semana com o intuito de melhorar sua qualidade de vida. Acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que reúne educadora física, nutricionista e psicóloca, o Vida Ativa pretende aliar exercícios físicos e dieta alimentar no dia a dia. “O programa é gratuito e ocorre na sede dos projetos da Smel. É um grande sucesso, especialmente entre as mulheres”, lembra o secretário de esportes, Júlio Saldanha Pereira.

Na quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores, ocorreu o encerramento das atividades com a entrega dos resultados obtidos. Conforme a educadora física Juliana Estrela Brasil, a perda de peso é satisfatória. Em média, foram 3,5 quilos a menos por participante, num total de 131,6 quilos na soma das 39 mulheres. “É um importante resultado obtido nestes três meses, o que nos motiva a continuar nesta caminhada. Vamos puxar ainda mais na próxima etapa”, prometeu a professora.

No dia 20 de agosto uma nova turma deverá iniciar. Há poucas vagas e os interessados, homens e mulheres, podem se inscrever junto a Secretaria de Esportes e Lazer do município. Após a entrega dos resultados os participantes participaram de um coquetel regado a petiscos e sucos naturais. Conforme a nutricionista Taís Hart Pezzini todas as receitas foram disponibilizadas aos participantes.

Turma 1 - 21 mulheres
- Peso Total Inicial (14/05): 1.481 kg
- Peso Total Final (16/07): 1.411 kg
- Perda de Peso Total: 70 kg

Turma 2 - 18 mulheres
- Peso Total Inicial (14/05): 1.266,8 kg
- Peso Total Final (16/07): 1.205,2 kg
- Perda de Peso Total: 61,6 kg

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

STR Estrela-RS festeja o Dia do Colono e Motorista

Fotos - João André Mallmann

Fotos - João André Mallmann

Fotos - João André Mallmann


Estrela festeja o Dia do Colono e Motorista

Diversos veículos e máquinas agrícolas participaram ontem do desfile em comemoração ao Dia do Colono e do Motorista. O evento iniciou na av. dos Estados, av. Rio Branco, passando pelo Centro até o Parque Princesa do Vale, onde foi concedida a benção.

Na sequência dos equipamentos agrícolas, participaram também automóveis, caminhões e motos. Na saída do desfile, o prefeito Carlos Rafael Mallmann, destacou a pujança do interior do município, pela grande produção em pequenas propriedades.

O representante da Juventude Rural, Evair Walter, de Linha Geraldo, falou sobre a importância do jovem no meio agrícola. O vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) conduziu um trator Massey Fergusson 255 no desfile e afirmou ter orgulho de participar do evento.

Festa do Colono e Motorista de Estrela
Texto - Rádio Independente

Estrela-RS - Encontro de corais neste sábado unirá quatro municípios


Encontro de corais neste sábado unirá quatro municípios

Estrela terá um sábado lírico neste dia 26, às 20h, na Igreja Matriz Santo Antônio. O município será anfitrião do Encontro de Corais que reunirá quatro cidades: Lajeado, Estrela, Montenegro e Bento Gonçalves. Sediar encontros desse tipo é um costume no Vale do Taquari, região que mantém a atividade viva por meio de apresentações e encontros.

Em Estrela, o hábito de cantar em grupo está enraizado e segue o costume dos antepassados. No encontro de sábado, cerca de 80 coralistas subirão ao palco para apresentar hinos e canções que emocionam os admiradores da atividade. O evento é organizado pelo Núcleo Cultura de Estrela. A presidente da entidade, Zuleica Rambo diz que a tradição está consolidada. A confraternização após o recital ocorre na Comunidade Evangélica. A entrada é gratuita.

História

Na história, o coral inserido nas comunidades é uma forma de união entre as pessoas. A informação é da historiadora da Secultur de Estrela, Letícia Oliveira. “Antigamente as pessoas trabalhavam no campo e cada qual em sua propriedade reunia-se em determinado momento para cantar.” Hoje, Estrela conta com 22 corais e cerca de 200 pessoas envolvidas na atividade. O Governo de Estrela incentiva e difunde a prática.

Apoio

Dia 20, na comunidade de Costão, os 22 corais da Liga de Estrela juntaram-se para exaltar a cultura. Presente ao encontro, o prefeito Rafael Mallmann fez um repasse de R$ 33 mil para despesas da Liga, informa o secretário de Cultura e Turismo, Rudimar Hagemann. O secretário traz de berço a paixão pela arte. O avô cantava em corais. Com sua voz grave de baixo, ele participa de três corais, um exclusivamente para homens. “O coral é um legado dos nossos antepassados e devemos mantê-lo vivo.”

Matéria: Andreia Rabaiolli

Prefeitura de Estrela - Com escuta qualificada, Sedesth acolhe idosos em situação vulnerável


Com escuta qualificada, Sedesth acolhe idosos em situação vulnerável

Acolhimento e escuta qualificada são habilidades desenvolvidas dentro da equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela, para zelar por idosos do município em situação de vulnerabilidade social. Desde o secretário José Itamar Alves até o grupo técnico, o padrão propositivo de humanização colabora para ajudar a investigar e combater as denúncias de negligência ou violação dos direitos. “Em média, três denúncias mensais chegam até nós”, informa o secretário. São casos em que o idoso sofre com abandono, violência psicológica, maus tratos ou apresenta fragilidade por falta de afeto da família.

A denúncia anônima pode ser feita pelo Disque 100. O Ministério Público recebe a delação e encaminha para a Assistência Social para averiguar a situação. A equipe faz o rastreamento do caso por meio de visitas domiciliares. O monitoramento é intenso. “Não basta uma visita, são várias até que se faça o desfecho”, relata Alves.

Assistente social com anos de experiência no meio familiar, a coordenadora da Sedesth, Tatiana Pereira de Oliveira expressa que o diálogo com a vítima e com a família é fundamental para levantar as causas do problema. “Contudo, elas geralmente estão atreladas à exploração financeira.” O idoso recebe salário, mas não o usufrui porque a família encampa. “É muito importante que essas pessoas tenham autonomia e poder de decisão e possa investir naquilo que quiserem”. Conforme ela, atenção e carinho ajudam a manter a boa saúde e autoestima dos idosos. “Se a família estiver na cozinha conversando e o idoso assistindo televisão solitariamente na sala, é importante incluí-lo no diálogo, convidando-o a fazer parte da conversa e das decisões familiares.”

O trabalho de conscientização da Sedesth é no sentido de as famílias passarem a zelar pelos seus antecessores, diminuir as queixas das vítimas e fazê-las perceber que a vida não acabou. “Elas apenas estão em uma nova etapa e merecem todo o respeito e viver com dignidade”, informa Tatiana.

Secretário atende população

Para atender a população de uma forma mais próxima, ouvi-la em suas demandas e ajudar a resolucionar casos de maus-tratos, o secretário José Itamar Alves adotou uma sistemática dinâmica: na segunda, quarta e sexta-feira à tarde está à disposição na sede da secretaria no Centro da cidade. Na terça-feira à tarde, atende no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Moinhos.

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Prefeitura de Estrela articula ações para promover proteção à saúde dos estudantes


Estrela articula ações para promover proteção à saúde dos estudantes

Professores e profissionais da saúde estreitam parceria a fim de abordar cuidados com a visão, saúde bucal, peso e avaliação nutricional

Uma escola com mais saúde. No segundo semestre do ano escolar, Estrela encadeia uma série de ações para promover a prevenção e a proteção de alunos em zonas vulneráveis. Professores e profissionais da saúde se unem para efetivar o Projeto Saúde na Escola que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de estudantes por meio de medidas de atenção a saúde e conscientização dos escolares.

Os próximos meses serão de mobilização: vacinas, testes de visão, orientação sobre saúde bucal, peso e avaliação nutricional serão feitos com maior intensidade em cinco escolas do município. Mapeadas dentro da vulnerabilidade, as escolas de Ensino Fundamental Ruth Markus e Odilo Afonso Thomé receberão o amparo do grupo. A Escola Estadual 20 de maio, a Infantil Criança Feliz e ainda a Escola Indígena também fazem parte do projeto.

A saúde repercute diretamente na educação, por isso as ações são planejadas com método. Estrela já realiza a avaliação antropométrica (testes de medida e peso) uma vez por ano, contudo, a ação será reforçada com o programa. Uma das coordenadoras do projeto, a enfermeira Leandra Maria Baldissareli salienta ser importante aprofundar a integração entre os profissionais de Saúde e Educação. “A criança passa muito tempo na escola e são os professores que conseguem identificar, por exemplo, dificuldades de visão. Queremos instrumentalizá-los para que eles possam trabalhar com os alunos as questões de saúde.”

Capacitação

O auxílio do professor para proteger a saúde dos alunos é primazia e tendo-o como parceiro, a Secretaria da Saúde articula em agosto a capacitação dos educadores para atuarem nos exames de visão. Os testes nas crianças dentro das escolas serão feitos em outubro.

Em novembro, um mutirão de profissionais avaliará as carteirinhas de vacinas de crianças. Verificarão a atualização do documento e orientarão pais sobre a importância de mantê-las em dia e protegidas de doenças.

Ainda este ano, adolescentes receberão a Caderneta de Saúde do Adolescente, feita para apoiar os jovens em um processo de descobertas que a fase proporciona. Nela constarão os dados, os direitos deles e dicas de saúde. “A parceria entre Saúde e professores é uma forma de o grupo atuar junto na questão dos estudantes. Queremos que as crianças tenham boas condições para melhorar o crescimento e o desenvolvimento.”

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Estrela-RS - Câmara de Vereadores recebe Exposição dos 190 anos de Cultura Alemã




Câmara recebe Exposição dos 190 anos de Cultura Alemã

Foi aberta ao público nesta quarta-feira (23) a Exposição Cultura Alemã 190 Anos - Deutsche Kultur seil 190 Fahren. A mostra é organizada pela AEPAN-ONG e está disposta no hall de entrada e no mezanino da sede do Poder Legislativo, onde permanece até o próximo dia 7 de agosto.

Mais fotos podem ser conferidas na página no Facebook da Câmara de Vereadores de Estrela.

Joilson Marcelo Pereira

Estrela-RS - Escolas ingressão na era da lousa digital


Estrela ingressa na era da lousa digital

Segundo semestre iniciará com novidade tecnológica nas escolas municipais de Estrela. Professores começarão a ensinar com lousa interativa digital

O quadro negro agora vai ter um acompanhante moderno nas escolas municipais de Estrela: a lousa interativa digital estará nas salas de aula do município a partir do segundo semestre do ano letivo, que inicia no dia 4 de agosto. O equipamento está gerando curiosidade entre os alunos e disposição dos professores para aprender sobre a tecnologia. Os educadores já receberam o primeiro treinamento nesta semana.

A lousa possibilitará esquematizar informações de forma dinâmica e tornar a aula mais eficaz. Com ela, professores e estudantes podem acessar informações por meio da Internet, tornando dinâmica a aprendizagem com vídeos, animações, simulações digitais e sites de visualização em três dimensões. Estes são apenas alguns recursos do equipamento, que é similar a um tablet gigante e fornece a experiência necessária para que alunos possam se focar no conteúdo. “A lousa interativa digital é como uma tela imensa de um computador, porém assim como os tablets e alguns smartphones, ela é sensível ao toque. É multimídia e com ela é possível realizar todos os recursos de um computador, como simulação de imagens ou navegação na Internet. A tecnologia fornece maior capacidade de interação direta e dinâmica”, explica o diretor de criação e desenvolvimento do projeto, Douglas Dantas. Ele realizou nessa segunda-feira (21) capacitação com os professores da rede municipal de Estrela. A ideia é que estejam aptos a utilizar os equipamentos nas salas. Dantas faz questão de deixar clara a importância dos educadores no processo. “Cabe ao professor a tarefa de manuseá-la junto com os alunos. A lousa não faz nada sozinha. É preciso que o docente esteja no ambiente para que o equipamento faça sentido e o aluno aprenda”, enfatiza.

O secretário de Educação, Marcelo Mallmann salienta que o equipamento é mais uma ferramenta dentro do processo de aprendizagem. “O principal objetivo ao introduzirmos a lousa é levar dinamicidade à aula, uma vez que instrumentos similares já fazem parte do dia a dia das crianças. O quadro, porém, continuará existindo e sendo importante dentro do recurso educacional.”

Treinamento

Conforme o secretário Mallmann, as sete escolas do Ensino Fundamental terão as lousas implantadas nas turmas de oitava série e em um ambiente coletivo. Por fazerem parte do projeto piloto, as escolas Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Auxiliadora) e Pinheiros possuirão as lousas em todas as salas.

Iniciada em julho, a capacitação dos professores se manterá ao longo do ano. Para Dantas, a formação continuada qualifica e oportuniza experiências que estimulam a autonomia do professor para planejar aulas e atividades utilizando recursos tecnológicos. “Realizar tal mudança no processo de ensino e aprendizagem não é fácil, mas em todo processo de transformação e de quebra de paradigmas, a formação continuada é um momento ímpar, para que a proposta de renovação seja aceita e implementada pelos educadores.” Ele diz que a lousa interativa digital está cada dia mais presente nas escolas e é tendência na educação. No Vale do Taquari, Estrela é pioneira no projeto.

Prático

A professora de Ciências, Tamara Bianca Horn aprova a nova tecnologia em sala de aula. Durante o treinamento, ela descobriu que com a lousa o professor não precisa apagar informações e é possível abrir muitas telas para a disposição das informações. “Poder usar essa tecnologia despertará maior gosto pelos conteúdos. É um jeito prático de mostrar o conhecimento a eles.” Ela não se assusta com o novo processo. “Ensinar na era digital é um desafio se você enxergar isso como algo difícil, o professor precisa saber dominar ou pelo menos ter conhecimento básico sobre as tecnologias”

A lousa

- Tendência da educação, a lousa digital é um recurso tecnológico que possibilita interagir com todos os recursos do computador utilizando as mãos ou uma caneta.

- Com ela, o professor poderá salvar todos os seus registros e os realizados pelos estudantes durante a aula em um arquivo e retomar a explicação do ponto em que parou ou repassar as informações trabalhadas em sala de aula nas redes sociais, blogs, ou ainda, se preferir, encaminhar por email para que os estudantes possam ter as explicações em mãos a qualquer momento.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Estrela-RS - Centauros realiza o maior evento de Rugby Infantil do estado


Centauros realiza o maior evento de Rugby Infantil do estado

O domingo de sol foi divertido para pelo menos as 101 crianças que participaram da II Etapa do Festival de Rugby Infantil na Linha Delfina, em Estrela. O evento promovido pela Federação Gaúcha de Rugby (FGR) em parceria com Centauros reuniu meninos e meninas de 5 a 13 anos de seis cidades do Rio Grande do Sul.

As atividades iniciaram às 11h com a separação das crianças em quatro grupos por idade. Em seguida, os treinadores distribuíram o material destinado a cada categoria e iniciaram as atividades. Para os menores, as atividades foram mais lúdicas com brincadeiras e integração entre os colegas. Os mais velhos já realizavam exercícios específicos como passes e tackles, que é o nome dado ao ato de derrubar o adversário.

“Tudo estava muito bem organizado. As crianças tiveram acesso fácil à água, frutas, lanches e material para as atividades”, elogia o gestor esportivo da Confederação Brasileira de Rugby Lucas Toniazzo. As crianças treinaram por uma hora e todas receberam uma vale cachorro quente, cortesia do Supermercado STR, e refrigerante. Ao final, receberam medalhas e as atividades se estenderam à tarde para as crianças que puderam ficar. O evento encerrou às 15h com o retorno das crianças para os municípios de Novo Hamburgo, Guaíba, Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Em Estrela, o Centauros possui sua própria escolinha gratuita de rugby aos sábados das 10h30 às 11h30, no Parque Princesa do Vale. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ruth Markus Huber que tem o projeto de rugby na escola, também participaram das atividades.

A etapa de Estrela superou a etapa anterior e reuniu um número recorde de crianças. O primeiro encontro foi em Bento Gonçalves e as próximas etapas serão no dia 24 de agosto, em Novo Hamburgo, e 12 de outubro em Caxias do Sul.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Brigada Militar, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

Texto e fotos: Nícolas Horn

Legenda para fotos:
Foto 1 – Alunos da EMEF Professora Ruth Markus Huber e da Escolinha do Centauros.
Foto 2 – Etapa de estrela teve número recorde de participantes
Foto 3 – Aludo da Escolinha do Centauros Arthur Grando

Estrela-RS - Terceira edição da Fusão Musical atrai jovens no domingo à noite à Câmara de Vereadores


Terceira edição da Fusão Musical atrai jovens no domingo à noite à Câmara de Vereadores

Em noite de mistura de estilos, público deixou a televisão de lado e ouviu a cadência da parceria no palco entre banda pop e instrumentos de sopro e violino

A terceira edição do projeto Fusão Musical realizado neste domingo (20) na Câmara de Vereadores de Estrela reuniu predominantemente jovens de todas as idades para ouvir o som da bateria unido ao dos safoxones, trompete, trombone e violino. A iniciativa, da Secretaria de Cultura e Turismo do município, estimulou a harmonia diferenciada em uma noite que rotineiramente é dedicada à televisão. Nesta, foi a vez de ver e ouvir de perto a Banda Linck que se apresentou ao lado de um trio de sopros e de violino, atraindo a atenção de estrelenses. “No domingo à noite as pessoas costumam ficar em casa, por isso, a frequência ao projeto Fusão é ótima”, enfatiza o coordenador do evento, Douglas Daroit. Os jovens apreciaram a noite regada à música pop e clássica. Tássia Morschbacher (14) esteve na Câmara de Vereadores com as amigas porque acreditou na iniciativa que para ela foi uma novidade. “É importante esse tipo de evento. Com a entrada gratuita, todos podem participar.”

Além de jovens, mais velhos também apreciaram a ideia. Pai do vocalista Stéfano Collet, da banda Linck, o empresário Guido Collet elogiou o Fusão. “Fiquei surpreso com o número de pessoas. Há pessoas de diferentes idades. A iniciativa é interessante porque cada vez mais se aprofunda a idéia de juntar estilos.” A quarta edição do projeto Fusão Musical está prevista para ocorrer em outubro.

FOTOS:
Guido Collet acompanha o filho vocalista da Banda Linck
Tássia: novidade em termos de evento
Público saiu de casa para ver e ouvir mistura de estilos
No palco a Linck, vivendo um momento diferente

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Com mil participantes, Rústica mobiliza Estrela-RS



Com mil participantes, Rústica mobiliza Estrela

Em sua 8ª edição, a Rústica de Inverno de Estrela realizada nesse domingo (20) atinge a maturidade com mil participantes percorrendo as ruas do município. O tempo ajudou, motivando os integrantes a suar a camiseta.

De crianças à idosos ativos, a mobilização no Parque Princesa do Vale mostrou a dimensão do desafio: 30 categorias foram premiadas. “Foi um sucesso, tanto em participantes quanto em relação ao clima criado. Atingimos os objetivos”, diz o secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha Pereira. A atividade é uma forma de o município motivar a “cultura da corrida”, enfatiza o secretário. A prova foi dividida em quatro grandes segmentos: infantil, caminhada, cinco quilômetros e dez quilômetros.

Talentos

Com 31 minutos e 55 segundos completados no tempo de percurso dez quilômetros, o primeiro lugar masculino na categoria principal coube a Daniel da Silva. “Um dos melhores tempos entre as nossas corridas”, enfatiza Saldanha.

Na categoria feminina principal de dez quilômetros, uma das atrações da corrida foi Sabine Letícia Heitling, de Santa Cruz. Atleta de alta performance, já que é um dos talentos no atletismo, Sabine completou o trajeto em 38 minutos e 25 segundos. “Um tempo maravilhoso”, esclarece Saldanha. Foram premiados participantes das 30 categorias.

No site www.corpa.esp.br consta o tempo e a categoria dos primeiros colocados. Veja os colocados nas principais categorias.

Principais ganhadores
Infantil
Masculino - Ícaro Marques da Silva (Portão) - 6min44s
Feminino - Morgana de Oliveira da Silva (Santo Antônio da Patrulha) - 8min15seg

Cinco quilômetros
Masculino - Willian Felipe Osterkamp (Teutônia) - 17min22s
Feminino - Bruna de Oliveira Manta (Passo Fundo) - 22min24seg

Dez quilômetros
Masculino - Daniel da Silva - (Santa Cruz do Sul) - 31min55seg
Feminino - Sabine Letícia Heitling (Unisc)- 38min25seg

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Bruna Nunes Braun

Univale Distribuidora de Bebidas Ambev na região fez uma grande festa de São João



A Univale Distribuidora de Bebidas Ambev na região fez uma grande festa de São João na última sexta-feira (18/07) na sede da AMBI em Estrela. Foram diversas brincadeiras, muita alegria e tudo isso recheado com os comes e bebes tradicionais da data. Para o Diretor Comercial Nestor Müller é uma forma de integração e de celebrar em conjunto a data festiva. “Uma festa de muita descontração e alegria. Uma maneira de unirmos nosso time e seus familiares, fazendo uma bela integração entre colegas”, afirma Nestor. O evento contou com a presença e animação de Jean Hinterholz.

Além da Univale, participaram da festa de São João os colaboradores e família do Grupo Arno Müller, através dos Postos de Combustíveis Pinguim, além das empresas: Concrevale, Imovale e Verde Vida Controle Integrado de Pragas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Univale
Foto/crédito: José Ivan Maia

Defesa Civil de Estrela-RS busca capacitação no Vale do Paranhana


Defesa Civil busca capacitação no Vale do Paranhana

Buscando aprimorar seu conhecimento na área, os membros da Defesa Civil de Estrela estiveram, na quinta-feira (17) no município de Três Coroas, participando do V Encontro Regional – Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto dos Sinos.

O coordenador Jorge Both e os agentes Carlos Bremm e Cleto Werle assistiram a palestra do secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira. O encontro abordou a temática do processo de ensino e aprendizagem nas redes escolares e serviu de comemoração pelo Dia Nacional da DC.

Também falou o secretário municipal da Defesa Civil do Rio de Janeiro, tenente coronel Márcio Moura, que partilhou suas experiências. “Buscamos estar frequentemente atualizados, mesmo tendo Estrela como referência em DC no Estado”, observa Both. Na última semana o coordenador recebeu das mãos do prefeito Carlos Rafael Mallmann uma lancha para o apoio das atividades também por água.

Matéria: Jônatas dos Santos

Conselho Tutelar recebe veículo em Estrela-RS


Conselho Tutelar recebe veículo

Na sexta-feira (18), em frente à Câmara de Vereadores, ocorreu a entrega oficial de um veículo ao Conselho Tutelar de Estrela. O carro faz parte do projeto de fortalecimento dos conselhos tutelares promovido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH), do Governo Federal. Quatro dos cinco conselheiros tutelares de Estrela acompanharam a entrega, feita pelo vice-prefeito e ex-conselheiro tutelar Valmor Griebeler.

“Sei muito bem o que representa este veículo. Desde a minha época o trabalho é feito com um carro emprestado ou do próprio conselheiro”, ressalta. Com o transporte, o trabalho torna-se mais ágil e seguro. O conselheiro Fausto Gusmão Althaus ressaltou o trabalho de várias mãos na conquista do equipamento. Lembrou do envolvimento decisivo da Central de Projetos do município e da força política que buscou em Brasília a liberação do mesmo. “Mais de uma vez nosso prefeito e vice estiveram na capital do país buscando informações e solicitando a vinda deste carro”, agradeceu.

O veículo Chevrolet Spin zero quilômetro faz parte de um kit que ainda prevê cinco computadores, impressora, frigobar e bebedouro, que deverão ser repassados até o final do ano.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

VIII Rústica de Inverno de Estrela-RS - Fotos




VIII Rústica de Inverno de Estrela-RS

Data da prova:20 de julho de 2014
Local:ESTRELA - RS
Horário:9 horas
Modalidades:ADULTO E INFANTIL
Categorias:Masculino e Feminino
Inscrições até:14 de julho de 2014
Limite:Infantil 200 Adulto 2000
Data: 20 de Julho de 2014 
Município: Estrela/RS 

Horário de Largada: 9h Infantil, 10h Adulto. 

Distâncias: 
Infantil: 2kmCaminhada: 3kmCorrida Adulto: 5km (Com classificação por faixa etária) 
Corrida Adulto: 10km (Com classificação por faixa etária)

Estrela-RS - Dienifer Milena – Nossa candidata na Miss Afro-2014



Dienifer Milena – Nossa candidata na Miss Afro-2014

Estrela – A Princesa do Vale tem sua candidata no Concurso “Miss Afro – RS 2014”.

Dienefer Milena com 9 anos de idade, representará nosso município na categoria Mirim, em evento que será realizado no próximo dia 26 de julho de 2014, no município de Venâncio Aires.

A estrelense Dienefer já possui títulos de beleza como, “Rainha Estudantil” categorias: municipal e estadual.

Desejamos sucesso para nossa candidata, e com certeza estaremos muito bem representados.

Canções Alemãs com Angela Diel em homenagem aos 190 anos da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul


Estrela-RS - Centauros é premiado pelo comportamento em campo


Centauros é premiado pelo comportamento em campo

O Centauros Rugby recebeu nesta segunda feira em Porto Alegre, o prêmio Clube Fair Play (Jogo Limpo) nas categorias juvenil, intermediário e adulto pela sua participação na primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby. A homenagem foi comemorada pela equipe estrelense que se propõe a formar pessoas melhores através dos valores do rugby. Na ocasião, foram entregues as premiações e homenagens dos campeonatos organizados pela Federação Gaúcha de Rugby no primeiro semestre.

Sobre o prêmio, o treinador do Centauros Martin Castillo reconhece o bom trabalho. “Isso demostra que estamos no bom caminho, formando boas pessoas que sabem se comportar dentro e fora do campo do jogo.”

A equipe recebeu nove cartões amarelos e um vermelho em 20 jogos (10 adulto, 5 intermediário e 5 juvenil). O Centauros é o clube mais jovem à jogar na elite do rugby gaúcho. Fundado em 2011, a equipe possui dois títulos da terceira divisão e um da segunda que o qualificaram á participar do principal campeonato do rugby gaúcho.

O rugby é jogado em um campo com medidas semelhantes às de futebol, com 15 jogadores em cada equipe. A bola só pode ser passada para o lado e para trás. Chutes são permitidos para frente, mas o jogador que receber, no momento que a bola é chutada, deve estar atrás da linha da bola.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Brigada Militar, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

Texto: Nícolas Horn
Fotos: Jéssica Horn

A pegada do projeto Fusão Musical neste domingo é Pop Rock em Estrela-RS


A pegada do projeto Fusão Musical neste domingo é Pop Rock

Evento que mistura estilos musicais ocorre neste domingo na Câmara de Vereadores. Esta é a terceira edição 

A mistura de bandas e grupos com artistas de diferentes estilos musicais vem dando um ritmo robusto à “pegada” cultural de Estrela. O projeto Fusão Musical, que ocorre neste domingo, às 19h, na Câmara de Vereadores, comprova o interesse da Secretaria de Cultura e Turismo em espalhar a boa música. O evento terá entrada gratuita e deverá atrair afeiçoados à harmonia musical.

Nesta terceira edição, o Fusão Musical trará a banda Linck de Lajeado, uma dupla de saxofonistas, violinista, trompetista, trombonista e violinista. “Esta é a primeira vez desde o início do projeto que dez pessoas estarão no palco juntas”, informa o coordenador Douglas Daroit. 

Fusão Musical começou em 2013, quando foram feitas duas edições do evento. Volta com força em 2014, depois da Copa do Mundo, para dar holofote à música regional. A interação de estilos musicais é apreciada por um público fiel. Esta é a terceira edição e a vitrine dada aos artistas locais supre a sede de apresentações tanto do público quanto dos artistas. Aboliu-se a ideia de que em Estrela “não há nada para fazer”, enfatiza Daroit. As apresentações dão o tom em determinados domingos a noite.

Para o baterista da Banda Linck, Luis Henrique Pitol Teixeira o projeto Fusão Musical é oportunidade para tocar e fornecer visibilidade. “Uma plataforma musical que ainda não foi explorada pela banda”, diz ele. Douglas Daroit avisa: haverá mais momentos como este ainda em 2014.

Evento

O que: Projeto Fusão Musical/ Banda Linck e trio de sopros com violino

Onde: Câmara de Vereadores em Estrela

Quando: Domingo (20), às 19h

Matéria: Andreia Rabaiolli

Domingo 700 correm a Rústica em Estrela-RS


Domingo 700 correm a Rústica em Estrela
Neste domingo um batalhão de atletas de todo o Estado do RS, amadores e profissionais, participam da oitava edição da Rústica de Inverno de Estrela. O evento, que já se tornou tradicional no calendário esportivo gaúcho, registrou 700 inscritos. Porém, um outro grupo, formado por aqueles que perderam o prazo de inscrição, mas não querem perder a corrida, deve encher ainda mais as ruas do município.

A partir das 7h30min e até às 9h da manhã os participantes poderão retirar seu kit junto ao Parque Princesa do Vale, contendo uma camiseta e um chip de identificação que será utilizado para conferir o percurso. Conforme o secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha Pereira, com a inscrição os atletas tem o direito de usufruir de toda estrutura do evento. “Haverá frutas e água à disposição e os atletas poderão fazer o seu alongamento nas clínicas fisioterápicas instaladas em espaço restrito aos competidores”, salienta.

As provas iniciam às 9h com a largada da categoria infantil. Os pequenos irão fazer um percurso de 2 quilômetros, saindo do Parque Princesa do Vale, subindo a Júlio de Castilhos em direção a Transantarita. Às 10h, três categorias largam juntas: caminhada de 3 quilômetros, corrida adulto de 5 e 10 quilômetros. Durante todo o trajeto os corredores serão supervisionados por uma equipe de mais de 100 voluntários que disponibilização água e manterão seguro o perímetro. Três ambulâncias da Secretaria de Saúde poderão ser acionadas para qualquer imprevisto.

“A Rústica é uma competição que atrai muitos corredores de fora do município, mas também uma grande quantidade de estrelenses. É também uma diversão. Quem não pode correr, caminha. Há pais e filhos que competem juntos”, lembra Saldanha. Além dos corredores e voluntários, o evento costuma reunir um bom número de curiosos e admiradores ao longo das avenidas.

Aos melhores colocados há premiação em dinheiro e medalhas.

Serviço

Data da prova: 20 de julho de 2014

Local: Parque Princesa do Vale - Estrela

Horário: 9h

Modalidades: adulto 5km e 10km, caminhada 3km e infantil 2km

Categorias: masculino e feminino

Inscritos: 700 atletas

Premiação: R$ 10 mil ao total

Matéria: Jônatas dos Santos

Em 18 meses, R$ 360 mil foram liberados para microcrédito em Estrela-RS


Em 18 meses, R$ 360 mil foram liberados para microcrédito em Estrela

Juro baixo agrada a pequenos empreendedores. Até agora, 64 operações foram feitas no município

Pequenos empreendedores aderem ao Programa Gaúcho de Microcrédito em Estrela e estão percebendo a mudança no rumo de seus negócios com empréstimos concedidos a juros menores do que a poupança. Em 18 meses, a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela (Seplade) fez 64 operações, liberando mais de R$ 360 mil em crédito para microempresas. Financiamento de até R$ 15 mil à taxa de 0, 41% ao mês é o diferencial. Em Estrela, os empréstimos variam entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. “O fomento dos pequenos valores às empresas gera impacto na economia do município porque o giro do dinheiro é rápido”, informa o secretário da Seplade, Marco Aurélio Wermann.

O juro baixo agrada ao beneficiado e o dinheiro obtido o leva a fazer reformulações em sua pequena empresa. “O microcrédito foi implantado há três anos. O acesso a ele em Estrela se intensifica há um ano e meio”, ressalta o chefe da divisão da Secretaria da Economia Solidária e Apoio a Pequena e Microempresa (Sesampe), Fabiano Diehl. Segundo ele, mulheres empreendedoras estão se beneficiado do crédito. São vendedoras de cosméticos, lojistas, ambulantes ou proprietárias de salões de beleza. Com empréstimo, conseguem atualizar seus negócios e em 24 meses pagarão cerca de R$ 300 de taxa. O “faro” feminino percebe a oportunidade e faz questão de se inserir no Programa. Agricultores e trabalhadores informais também estão se beneficiando. “Uma das bandeiras do governo é impulsionar os pequenos. A idéia é ficar próximo deles e trazer os que trabalham informalmente para a formalidade”, salienta Diehl. Conforme ele, em todo o estado gaúcho foi liberado mais de 65 mil operações somando R$ 383 milhões de reais em três anos. No Vale do Taquari foram liberados cerca de R$ 7 milhões em créditos.

Crédito para artesãs

Um trio de artesãs de Estrela conseguiu a liberação do crédito ao formar um grupo solidário. Uma avalizou a outra e assim, todas se beneficiaram. Elas agora aplicarão o dinheiro em melhorias para o artesanato, o que fortalecerá ainda mais a Casa do Artesão em Estrela. Anita Simone Stannwolker é presidente da Casa e diz que o crédito de R$ 3 mil que ganhou será importante para seu negócio. “Com o dinheiro compraremos nosso material. Veio na hora certa.”

Como obter

Os clientes do Programa Gaúcho de Microcrédito são pessoas que trabalham por conta própria, empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários que atuam nos setor informal ou formal da economia. Os clientes a terem direito ao financiamento são mercadinhos, bazares, feirantes, vendedores de cosméticos e pequenos negócios formais e informais. Para obter o crédito, é preciso se dirigir a Seplade, na Prefeitura de Estrela. Ela é responsável pelo encaminhamento de propostas de operações de microcrédito.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Jornal Folha de Estrela - 10 de julho de 2014 - Estrela-RS









Estrela sedia curso estadual para certificar gestores do Fundo de Previdência


Estrela sedia curso estadual para certificar gestores do Fundo de Previdência

Treinamento feito na Câmara de Vereadores envolve gestores de regime próprio de previdência social e ensina política de investimentos

Representantes de servidores concursados de todo o Estado estão em Estrela desde esta segunda-feira (14) participando do Curso de Certificação de Gestores de Regime Próprio da Previdência Social (RPPS). A qualificação, que está sendo realizada na Câmara de Vereadores habilita gestores do regime próprio a fazerem análise de investimentos e aplicações de longo prazo. Também prepara para a certificação que é obrigatória. Até julho os comitês devem estar todos regularizados para zelar os investimentos do próprio fundo de pensão. “O curso é primordial para obter a certificação e cuidar melhor dos recursos, além de estar de acordo com o Ministério da Previdência”, informa a gerente administrativa Nuria Lopes Broll, da consultoria Referência Gestão e Risco, que é quem está dando o treinamento. 

O treinamento, organizado pela Secretaria de Administração e RH de Estrela em parceria com o Fundo, vai até quarta feira (16). “Dentro da proposta de profissionalização do Fundo de Previdência de Seguridade de Estrela (Funprev), estamos trazendo para Estrela o curso que é imprescindível para a certificação”, salienta o secretário Henrique Lagemann.

Em Estrela, a comissão do Funprev representa os 600 servidores concursados da Prefeitura. “Precisamos estar habilitados para administrar o patrimônio do Fundo. Devemos saber fazer as aplicações do dinheiro.”, informa a presidente da Funprev de Estrela, Siglind Stroher. Gerir os bens do fundo é zelar pela aposentadoria dos concursados, já que eles estão vinculados ao Funprev e não ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Nós servidores cuidados de nossa própria aposentadoria e dinheiro”, complementa Silvio Schilling, do Funprev.

Texto e foto: Andreia Rabaiolli
FOTO
Curso habilita gestão de conselheiros a atuar política de investimentos para fazer render dinheiro do fundo para pagar aposentadorias futuras.

Desfile alegórico no dia do Colono e do Motorista em Estrela


Homenagens marcarão desfile alegórico no dia do Colono e do Motorista em Estrela
Município resgata data com procissão e premiará com Troféu Frontino Caye, agricultores que se destacaram

Uma série de atrações marcará a data do Colono e do Motorista em Estrela. A programação será realizada durante todo o dia 25 de julho e promete mobilizar condutores e comunidades rurais, pilares da economia do município.

Pela primeira vez, Estrela institui prêmio em homenagem aos produtores. O Troféu Frontino Caye será concedido aos agricultores que mais se destacaram. O nome é uma alusão ao primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entidade que em parceria com a Emater/Ascar é promotora do evento. Serão premiadas seis categorias - Agroindústria Familiar - Avicultor -Produtor de Leite – Suinocultor - Aposentado Rural e Jovem Rural. O prêmio do motorista destaque será por sorteio.

Como apoiador na organização, o Governo de Estrela, através da secretaria de Agricultura e Gabinete da Primeira Dama, se engaja na festa. “Faremos um belo desfile. Mostraremos a potencialidade do interior para a cidade e levaremos a população para que façam a benção no Dia de São Cristóvão”, destaca o prefeito Carlos Rafael Mallmann. As comunidades já estão se preparando para o desfile alegórico que será realizado da avenida Rio Branco até a rua Júlio de Castilhos. 

Com cartazes, máquinas e animais, a procissão motorizada deve abranger um trajeto de dois quilômetros. “Avalio o evento como algo histórico. Lembraremos de quem coloca o alimento na mesa. Será a primeira festa de várias”, enfatiza o presidente do Sindicato, Rogério Heemann. Este será o resgate dos desfiles que Estrela deve viver a partir de agora. “Esperamos dar andamento a celebração no futuro”, destaca Gilmar Henrique Walter, também do Sindicato. 

A prefeitura monta uma estratégia para fortalecer a segurança das ruas e dos integrantes do desfile. O trabalho todo será acompanhado pela Brigada Militar e Defesa Civil. Depois da benção em frente ao Parcão, a programação se concentrará no Centro Comunitário Cristo Rei. No ginásio haverá exposição dos artesãos e divulgação da Apae de Estrela. Será também o momento de confraternização. Haverá palestras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e atividades voltadas a saúde durante o dia como teste de visão e audição. A Secretaria da Saúde também estará presente realizando o Dia da Saúde em que oferecerá exames de pressão arterial, pré-câncer e testagem rápida de HIV e Sífilis.

Trajeto

A concentração para o desfile inicia às 9h nas proximidades da Avenida dos Estados. O percurso já está traçado: os motoristas sairão da Avenida, conduzindo os veículos até a rodoviária e retornarão descendo a Rio Branco, passando pela ponte alta em direção ao Parque Princesa do Vale onde haverá a benção. Depois se dirigirão ao Centro Comunitário Cristo Rei, local onde será realizada a entrega dos troféus, almoço e baile. A Rádio do Vale estará transmitindo todo o evento. Se chover, a benção será concedida às 10h na entrada do Pavilhão.

Programação
9h30 – Início do desfile de veículos e benção em frente ao Parcão
11h- Homenagem aos produtores e entrega do Troféu Frontino Caye
12h – Almoço
13h – Programa Sobremesa do Vale de dentro do Cristo Rei e atividades culturais
14h – Baile com o conjunto Garotos do Vale
17h – Encerramento

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli
LEGENDA

STR, Emater e Prefeitura reúnem as comunidades na Câmara de Vereadores para organizar a festa do Dia do Colono