Projeto voltado ao plantio de árvores em Estrela-RS



Em virtude de um trabalho proposto pela professora da UNIVATES – professora e presidente do CODEVAT (Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari), Cíntia Agostini, para a disciplina de Empreendedorismo, minha equipe e eu fomos em busca de ideias para formular um projeto social que pudesse não apenas ser lembrado pelos membros da equipe que estão envolvidos, mas também que pudesse ser vivido, presenciado e que ficasse na memória da sociedade bem como enraizado no Município. Sendo assim elaboramos um projeto voltado ao plantio de árvores em áreas de déficit. As mudas foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Estrela e pela CERTEL de Teutônia.

Nosso encontro foi no sábado dia 17/05/2014, na localidade de Linha Geraldo, interior do Município. Este local foi utilizado pela Prefeitura para extração de saibro de 2008 á 2012, deixando-o árido. Conforme norma ambiental, após o uso da área deve-se recuperar integralmente, o que já esta sendo feito pelo órgão responsável. Minhas colegas Franciele Gross de Teutônia, Milena Vian e Samira Mocellin de Coqueiro Baixo e eu juntamente com afins deste projeto iniciamos o plantio com muita garra e vontade a fim de deixar nossa marca.

Sou estudante do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas e participo desse projeto. Mais que um trabalho de aula, é um projeto de vida á longo prazo. Para minha vida, para a atual e a futura geração. Devemos isso a nossos pais que não tiveram tanto acesso a informações, devemos isso a nossos filhos e netos que viverão com os resultados de nossas ações, e principalmente, devemos isso a nós mesmos.

Plantar uma árvore é para nosso próprio benefício. Cultive essa idéia.

CURIOSIDADE: Uma árvore de médio porte pode liberar aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro por dia. Pense nisso, respire e sinta os benefícios.

Graziela Lachnett

Estrela-RS - Jornal Folha de Estrela - 29 de maio de 2014











Andréas Hamester (PP) falou sobre a história dos Grupos Floclóricos de Estrela


Vereador exalta história dos Grupos Folclóricos

O vereador Andréas Hamester (PP) falou, nesta segunda-feira (26), sobre a história dos Grupos Floclóricos de Estrela, que estão comemorando 50 anos de atividades no município.

O edil, que está completando 30 anos como instrutor de danças dos grupos falou após o espaço da Tribuna Livre, que nesta semana foi ocupada por representantes da comunidade Evangélica Luterana, mantenedora dos Grupos e por dirigentes da entidade, e destacou ainda que o trabalho dos grupos não se restringe ao aspecto cultural.

Hamester revelou o segredo do sucesso e longevidade da entidade. "Danças em Berlim e danças em Berlim. O grupo de danças já se apresentou duas vezes em Linha Berlim, no interior do município de Westfália, e também por duas vezes em Berlim, capital da Alemanha. Isso que é importante, dar valora a tudo" finaliza.


Parque Princesa do Vale em Estrela-RS vira símbolo da luta contra o ócio


Parque Princesa do Vale vira símbolo da luta contra o ócio 

Durante o dia desta quarta-feira (28), o Parque Princesa do Vale não parou de receber fluxo de pessoas para “esquentar” o confronto com a cidade cubana de Chambas, contra a qual Estrela concorria no Dia do Desafio 2014.

Lucas Herbert (9) deu duas voltas no círculo de 1,2 mil metros. Suado, tomou água e continuou o desafio: “Fiquei com vontade de correr”. O colega Pedro Gregório da Silva (10), o acompanhou. Assim, mais de mil pessoas ajudaram Estrela a completar a prova proposta pela Secretaria de Esportes e Lazer, denominada 1000 por Estrela.

O secretário de Esporte e Lazer, Júlio Saldanha Pereira assegura que as crianças e os jovens deram o exemplo, mas a participação foi de todas as idades e grupos. “Houve uma grande mobilização no município, que passou pelas escolas, empresas e entidades. Todos entenderam os benefícios que o exercício físico, mesmo que por apenas 15 minutos, traz”, observa.

Conforme Saldanha, Estrela tem a tradição de aceitar desafios engajando-se em condutas saudáveis. “É uma brincadeira, mas também é uma conquista que serve para mobilizar e fazer com que as pessoas pratiquem atividade física. Essa é a missão. Tal proposta a população enfrentou.” Um contador registrou o número de pessoas que completaram as voltas no Parcão. Ele iniciou a contagem às 7h da manhã e encerrou às 17h contabilizando 1162 participantes.

Democrático

Em meio à fileira de crianças completando voltas, Rosane Kaufmann (10) de Imigrante percorria o trajeto com a cadeira de rodas, empurrada pela diretora da Apae, Karina Hartmann. “Ela veio caminho inteiro sorrindo, se sentindo lisonjeada em participar”, enfatiza.

A Apae de Estrela levou 15 crianças para caminhar no Parcão. Combater a inatividade física é democrático e aguçou o espírito esportivo de muito estrelense.

Prefeitura de Estrela-RS - Trinta e um trabalhadores se formam pelo Pronatec


Trinta e um trabalhadores se formam pelo Pronatec em Estrela

Trinta e um trabalhadores de Estrela concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e formaram-se na terça-feira (27), na Câmara de Vereadores. A cerimônia ocorreu com emoção, diante da presença de autoridades e familiares.

Por meio do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o Pronatec qualificou alunos de três turmas: soldador, operador de computador e cuidador de idosos. 

Ao receber o documento de conclusão de curso das autoridades, foi perceptível o orgulho dos formandos. “Conhecimento” foi à palavra mais usada na noite. 

O prefeito Carlos Rafael Mallmann enfatizou a importância dos cursos de qualificação na cidade. Para ele é com conhecimento que se aprimoram salários. “No ano passado formamos 200 pessoas que já estão com empregos e salários melhores. Isso nos deixa orgulhosos. A qualificação é sempre bem vinda.”

Até o fim de 2014, o Pronatec em Estrela qualificará dezenas de pessoas em mais seis cursos. Para o vice-prefeito Valmor Griebeler, a conquista dos cursos para Estrela é uma vitória, uma vez que o Pronatec foi instalado para aperfeiçoar trabalhadores. “Política se faz com pessoas e acreditamos ser importante o sorriso no rosto do cidadão. Com esse espírito, trouxemos o Pronatec à cidade.”

O secretário José Itamar Alves, da Sedesth, salienta que apostar na qualificação da mão-de-obra beneficia a vida dos candidatos ao mercado de trabalho. “Havia grande demanda por trabalho qualificado, graças ao Pronatec os cursos estão ajudando Estrela a crescer.”

Técnica e competência são atributos procurados por empresários locais. Verno Arend, da Câmara do Comércio Indústria e Serviços (Cacis) enfatiza que a formação contribui para o progresso. “O desenvolvimento passa pelo conhecimento. Empresários precisam dele.”

Parceria

Os cursos do Pronatec em Estrela foram fornecidos por profissionais do Senai e Senac. Uma parceria de êxito que será reeditada nos próximos meses. O Senai qualificou soldadores, um profissional disputado no mercado. O gerente de operações do Senai, Leonardo da Costa Leites Menezes salienta que Estrela possui condições de se tornar referência gaúcha. “Vejo o empenho das pessoas.”

A diretora do Senac, Etiene Azambuja expressa que os cursos ocorrem devido à parceria com o poder público. “Estrela é um município oportuniza a educação e acredita no futuro.”

Matéria e foto: Assessoria de Comunicação

Agência do Sine de Estrela-RS participa do Dia Nacional de Atendimento as Pessoas com Deficiência


Agência do Sine de Estrela participa do Dia Nacional de Atendimento as Pessoas com Deficiência

A Agência do Sine de Estrela, vinculada à Secretaria de Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, realiza, na quinta-feira (29), o Dia D - dia nacional de atendimento exclusivo das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, a agência receberá interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Conforme o coordenador da unidade, João Airton Bittencourt, mais de dez empresas da região já confirmaram parceria e estarão no local para fazer entrevistas. “A ideia é ser o elo entre o empregador e a pessoa que procura a vaga, que poderá sair daqui empregado”, enfatiza.

O Dia D é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e os Estados que operacionalizam o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que tem por objetivo fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas e ampliar o número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado formal de trabalho.

As empresas interessadas em participar da ação, devem entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine de Estrela para conhecer a proposta e confirmar a participação. Já os interessados nas vagas devem comparecer com a Carteira de Trabalho em mãos.

Agência Sine – Rua 13 de maio, 298
Centro, Estrela, RS
Telefones (51) 3712-1878 ou (51) 9643-2303

Estrela-RS - Notícias em Destaque- 27 de maio de 2014


Desde ontem, a Exposição “Jornal Folha de Estrela, 15 Anos de Comunicação”, promovida pelo Memorial da Aepan, encontra-se a disposição da comunidade na Câmara Municipal de Vereadores de Estrela. 


Os cursos de Administração e Gestão Financeira da Faculdade La Salle Estrela estão organizando uma visita ao Porto de Estrela. Será no próximo sábado, com saída às 8h, da Faculdade. A visita é aberta para alunos de todos os cursos da Instituição. Os interessados em participar devem se inscrever na Secretaria.

O clima gelado da noite de sábado não esfriou o ânimo dos mais de 2 mil participantes do segundo baile do Festival do Chucrute de Estrela. O Centro Comunitário Cristo Rei recebeu estrelenses e visitantes de diversas cidades da região e de outros estados do Brasil como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, entre outros. Até gente do exterior, como um grupo de argentinos e uruguaios vieram prestigiar o mais tradicional festival germânico do Sul do país.

O Governo de Estrela bateu a meta do Ministério da Saúde e, após a prorrogação da vacinação contra gripe em todo o país, alcançou 81,13% das pessoas nos grupos prioritários imunizadas. Ao todo, 11.408 pessoas receberam a dose. A expectativa da secretaria era de vacinar 46 mulheres, mas imunizou 52, alcançando 111,04%. Indígenas foram todos vacinados e houve também grande procura por parte dos idosos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela estão selecionando um estagiário de Serviço Social ou Psicologia para atuar nos Centro de Referência em Assistência Social, bem como estudante de Ensino Médio para estágio no Projeto Social Cemai. 
A carga horária é de 30 horas semanais e o salário de 
R$ 500, mais vale-alimentação de R$ 330. Interessados devem enviar os currículos para o e-mail casacidadania@estrela.rs.gov.br ou entregar diretamente na Sedesth.

A Cacis Estrela promove uma reunião almoço no dia 
6 de junho, no Estrela Palace Hotel com início às 11h45min. O tema do evento será “A Inovação e a Arte de fazer Mais com menos”, com palestra do Bacharel em Administração de Empresas, Gustavo Becker Silveira. 
As vagas são limitadas e interessados devem confirmar sua presença até o dia 4 de junho. Maiores informações no telefone 3712-1088 ou pelo e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br. 

O Arte Sesc – Cultura por toda parte promove em Estrela, no dia 05 de junho, o espetáculo "Humor à moda antiga", com Paulinho Mixaria. A apresentação, que acontece às 20h no Salão Social da Soges, é exclusiva para comerciários e dependentes com Cartão Sesc. 
Os ingressos estão disponíveis junto ao Sesc Lajeado e tem o valor de R$ 5,00.

Até a próxima sexta-feira, a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde, que faz um roteiro de atendimento pelo interior do município, estará em reformas. 
O atendimento dos moradores do interior será realizado no Posto Central. O médico que atuava na unidade estará neste período no Posto. O agendamento poderá ser feito pelo telefone 9647-9140, das 9h às 12h.

Mulheres se interessam mais por literatura e romance espírita na Biblioteca Pública de Estrela-RS


Mulheres se interessam mais por literatura e romance espírita na Biblioteca Pública de Estrela

Cerca de 40 empréstimos de livros são feitos por dia no município. A leitura espírita fornece resolução para desafios e por isso agrada a ala feminina

As mulheres lêem mais do que os homens na Biblioteca Pública em Estrela. Livros sobre romances espíritas e autoajuda estão entre as preferências femininas e são os que mais saem das prateleiras. Um conselho, um estímulo, um apoio. Este tipo de literatura traz práticas que amenizam ou pretendem amenizar conflitos.

Para a auxiliar da Biblioteca, Elia Eischelnerger, ler é uma rotina no município. Elia atua no local há 12 anos e informa que cerca de 40 pessoas fazem empréstimos diários de livros. “Penso que o estrelense é um povo que tem esse hábito.”

As mulheres estão no topo do ranking, mas os aposentados não ficam atrás. “Há muitos homens que buscam obras.” Para Elia, os romances espíritas conferem motivação, ensinam e confortam e propõem perceber a vida sob um novo prisma. “Muitos buscam respostas para certos problemas.” A leitura é a resolução de um desafio. 

Em época de férias, as retiradas de livros aumentam em pelo menos 10% na Biblioteca. Os leitores buscam histórias para lê-las no litoral, em viagens e passeios. “É um passatempo e ainda você adquire habilidade na comunicação”, ensina Elia.

Assídua

A aposentada Maria da Glória Krankcheker (71) é frequentadora assídua. A cada 15 dias, ela sai da sua casa no interior do Costão para conferir as obras na Biblioteca. Nesta terça-feira (27) devolveu três títulos antes do prazo. “Finalizei antes”, conta a apreciadora de aventuras literárias. Em média, são seis livros por mês. A conduta existe desde a infância. “Leio desde que aprendi a compreender, aos 6 anos. Minha mãe fornecia as obras.”

Para Glória a grande epopéia da literatura é se colocar no lugar da história e assim, vivenciando a narrativa.

Aos baixinhos

Uma vez por semana, o Sesi de Estrela leva os pequenos a Biblioteca Pública de Estrela para introduzi-los no hábito. Na terça-feira, o local encheu-se de baixinhos. A pedagoga Mônica Ramos (31) acentua que é notável a criança leitora da sem o hábito. “A prática melhora a escrita, o diálogo e a formação de idéias.”

Matéria e fotos: Assessoria de Comunicação

Estrela-RS -Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol comemorou, na tarde ensolarada do dia 17, o Dia da Família


Raio de Sol realiza Dia da Família

A Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol comemorou, na tarde ensolarada do dia 17, o Dia da Família. Este ano a escola trabalho o projeto “A família presente na aprendizagem da criança”, motivando a participação dos pais e responsáveis no dia a dia dos alunos.

A descontração e animação nas oficinas de pintura, modelagem e brincadeiras entre pais, crianças e educadoras foi fundamental para o sucesso do evento. As famílias puderam interagir e trocar ideias com as educadoras.

A Ervateira Ximango esteve presente proporcionando mateada, que culminou com a apresentação das crianças e a degustação de um chá com lanches.

Matéria: Jônatas dos Santis
Fotos: divulgação

Torneio de Karatê, promovido pela Associação de Karate Alto Taquari (Askat) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela-RS


2º Torneio de Karatê conhece vencedores

O ginásio do Colégio Santo Antônio recebeu a segunda edição do Torneio de Karatê, promovido pela Associação de Karate Alto Taquari (Askat) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Os competidores participaram das disputas nas modalidades kumitê, onde dois adversários lutam entre si, e kata, onde um competidor ou equipe exibe o domínio da técnica e do controle dos golpes em uma luta imaginária. Entre os caratecas participantes estavam as crianças do projeto social de Artes Marciais do Governo de Estrela.

O evento contou com a participação do coordenador regional da Askat e vice-prefeito de Estrela, sensei Valmor Griebeler, do prefeito Carlos Rafael Mallmann, do vereador e karateca Gerson da Silva, do vereador e sensei Ildo Salvi, do secretário da Smel, Júlio Saldanha Pereira e do presidente da Askat, Leandro Gregory.

As lutas ocorreram durante toda a tarde com premiação para os melhores colocados. 
Para o secretário de Esportes, a prática do Karatê incentiva o desenvolvimento físico e psicológico, trabalhando entre outros aspectos a disciplina e o controle emocional das crianças. A entrada para o evento foi gratuita. 



Matéria: Jônatas dos Santos
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Estrela-RS - Município bate meta do Ministério da Saúde


Estrela bate meta do Ministério da Saúde

O Governo de Estrela bateu a meta do Ministério da Saúde e, após a prorrogação da vacinação contra gripe em todo o país, alcançou 81,13% das pessoas nos grupos prioritários imunizadas. Ao todo, 11.408 pessoas receberam a dose.

O secretário de Saúde, Elmar Schneider lembra que em alguns grupos o resultado ultrapassou a meta, como no caso das puérperas. A expectativa da secretaria era de vacinar 46 mulheres, mas imunizou 52, alcançando 111,04%. Indígenas foram todos vacinados e houve também grande procura por parte dos idosos (83,22%). “A comunidade estrelense costuma participar da campanha e, por parte da secretaria, buscamos facilitar o acesso, levando as enfermeiras até grupos e localidades”, informa.

Desde segunda-feira (26), a secretaria disponibiliza no Posto Central vacinas para pessoas fora dos grupos prioritários. Somente no primeiro dia mais de 1,5 mil doses foram aplicadas. Restam poucas doses.

Matérias: Jônatas dos Santos
Foto: Ana Júlia Wagner


Faculdade La Salle Estrela - Convite - evento curso Processos Gerenciais


Prefeitura de Estrela faz uma provocação à população no Dia do Desafio


Estrela quer juntar mil pessoas no Parcão no Dia do Desafio

Proposta é dar duas voltas no Parcão na quarta-feira e vencer a inatividade contra cidade cubana

O Governo de Estrela faz uma provocação à população no Dia do Desafio, quarta-feira, 28 de maio. Quer colocar para caminhar mil pessoas no Parque Princesa do Vale, das 7h às 17h. O parque protagonizará as atividades feitas para combater a inatividade física. Vale se mexer em grupo, levar a vizinha, o filho ou o sobrinho e entrar no embalo da campanha mundial promovida pelo Sesc. O objetivo é que cada pessoa dê duas voltas, o equivalente a 1,2 mil metros para cumprir o desafio. Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, Estrela quer motivar estudantes, empresas, terceira idade a participar da ação. 

Contra Chambas
Este ano, Estrela competirá contra Chambas, uma cidade cubana. “Na entrada teremos um placar maior que registrará o número de pessoas que já realizaram o desafio. Cada participante receberá um adesivo para registrar o cumprimento da tarefa”, enfatiza o secretário de Esportes e Lazer, Julio Saldanha Pereira. São dez horas para cumprir a meta. “Os horários ficam a critério das pessoas. Em 15 minutos, a missão está cumprida”, informa.

Dia do Desafio
Quando: quarta-feira, dia 28
Onde: no Parque Princesa do Vale, das 7h às 17h

O que: se mexer durante 15 minutos caminhando duas voltas

Estrela tem pelo menos 12 microempresários que já tiveram financiamento liberado pelo Programa Gaúcho de Microcrédito


Microcrédito estimula desenvolvimento de negócios

Mulheres estão interessadas em pagar juros baixos para ampliar seus negócios. São as campeãs de empréstimo de microcrédito em Estrela

Estrela tem pelo menos 12 microempresários que já tiveram financiamento liberado pelo Programa Gaúcho de Microcrédito. A cidade aderiu ao programa do governo estadual em maio do ano passado para atender as demandas de crédito dos micro e pequenos empreendedores formais e informais e conseguiu intrigar pela curiosidade dos empréstimos liberados: a maioria deles foi para mulheres que querem ampliar o salão de beleza, adquirir máquinas e melhorar o estoque.

O empreendedorismo feminino está se valendo do programa para fazer crescer seu negócio. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela (Seplade), Marco Aurélio Wermann acentua que as mulheres optam pelo financiamento porque estão se firmando no mercado. Buscam recursos para complementar a renda da casa ou saírem do lar e agenciarem seus próprios negócios. A Seplade tem várias parcerias para estimular o sonho do pequeno negociante. Até o fim do ano, o impulso ao microcrédito deve crescer, espera Wermann.

O consultor de microcrédito da secretaria, Ricardo de Souza, informa que o crédito pode ajudar sacoleiras a sair da informalidade. “Pelo menos três dos créditos efetivados foram para mulheres que vendem roupas de casa em casa e assim melhoram a sua renda.” Em junho, serão liberados créditos para pelo menos mais cinco microempresários.

Carro potente

Há dois meses, a empresária Marile Pletsch mudou os rumos do seu empreendimento. Não que tenha trocado de segmento, mas “turbinou” sua transação. Com o empréstimo de R$ 6 mil, Marile que atua com carro de som e mensagens fonadas, trocou o som. “O outro tinha 12 anos.”. Implementou o veículo com luzes e adesivagem e vem conquistando público. “Valeu a pena, estou trabalhando por toda a região.”

Empréstimo

Os negociantes de Estrela fizeram empréstimo de R$ 6 mil reais, com taxas de juro de 0, 41% ao mês. Em dois anos, o acréscimo é de apenas R$ 374, valor que habilita a tocar o empreendimento adiante.

A prefeitura presta toda a assessoria para o usuário conseguir o empréstimo, já que o dinheiro é proveniente do governo estadual. Conforme Souza, entre os critérios estão o documento de identidade, CPF, comprovante de residência para o tomador e avalista. Além disso, o avalista precisa comprovante de renda superior a três vezes o valor da parcela do crédito.

Entenda 

- Com R$ 6 mil para ampliação do negócio, o pequeno negociante paga parcelas de R$ 374 por 24 meses

- Parcela fica em R$ 265 mensais
- A Seplade tem consultor que auxilia a buscar o empréstimo

O Centauros Rugby vai passar frio neste sábado.


Centauros encerra o CGR com três jogos fora

O Centauros Rugby vai passar frio neste sábado. A equipe viaja à Caxias do Sul para dois jogos com o Serra Rugby. Às 13h30min, os meninos da categoria juvenil jogam e em seguida, às 15h30min, a equipe adulta principal entra em campo. A partida é válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Gaúcho de Rugby (CGR).

A garotada juvenil busca manter o bom desempenho nos jogos. A base tem sido o grande orgulho do Centauros no campeonato. Estrela já um dos três polos do desenvolvimento do rugby infantil no Estado e os resultados já refletem na primeira categoria competitiva do Centauros, que é o M19, para jogadores com menos de 19 anos.

Pelo principal, as dificuldades são grandes. O Serra é uma equipe que evoluiu muito desde o ano passado com o ingresso de jogadores argentinos. O objetivo é corrigir os erros continuar com o crescimento técnico e tático da equipe.

O Centauros encerra sua participação na primeira divisão este ano com três jogos longe de Estrela. Depois de Caxias, a equipe vai à Porto Alegre, em sete de junho, encarar o Charrua e no dia 14 viaja para Novo Hamburgo para enfrentar o Brummers. A expectativa e conseguir um desempenho bem melhor do que no primeiro turno.

Dois jogos completam a terceira rodada. O Farrapos enfrenta o Brummers, em Bento Gonçalves, e Charrua e San Diego disputam o clássico de Porto Alegre.

Fotos: Ritieli Krindges 
Texto: Nícolas Horn

SERVIÇO
O que: Jogo entre Serra Rugby Clube e Centauros Rugby Clube
Quando: 24 de maio
Onde: Caxias do Sul
Horário: 13h30min às 18h

Atenciosamente
Nícolas Valer Horn
Diretor de Marketing e Comunicação

Defesa Civil de Estrela-RS participa de Conferência Nacional


Defesa Civil de Estrela participa de Conferência Nacional

O Vale do Taquari terá sete delegados participantes da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorre em Brasília, de 4 a 7 de novembro. Dois deles serão do município de Estrela: o coordenador da Defesa Civil, Jorge Both, representando o Poder Público, e o técnico em segurança Pedro Pereira, representando a sociedade civil.

A Conferência Nacional promoverá a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil. Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípio e diretrizes para a política nacional da área.

A votação dos sete representantes, respectivamente de Estrela, Lajeado, Teutônia e Marques de Souza, ocorreu durante a 2ª Conferência Estadual, realizada no dia 19 de maio, no Salão de Atos da PUC-RS.

Para Both, o envolvimento da região mostra o amadurecimento das defesas civis locais. “Tanto a sociedade civil quanto o Poder Público estão mais atentos a esta causa”, observa. Ele lembra que, em Estrela, entidades como o grupo de jipeiros participa ativamente, inclusive participando com representantes na conferência estadual.

Estadual

Com um histórico de geadas, estiagens e chuvas, o Rio Grande do Sul teve na sua segunda conferência a participação de cerca de 300 municípios. “Após sete meses de mobilizações e debates, propusemos melhorias para a Defesa Civil do Estado”, ressalta o secretário-chefe da Casa Militar do RS, coronel Oscar Luís Moiano. Os delegados discutiram 229 propostas apresentadas nas conferências municipais e selecionaram 10 princípios e 30 diretrizes que serão levadas para a conferência nacional.

Matéria: Jônatas dos Santos

Prefeitura de Estrela - Feira do Produtor vai receber R$ 120 mil em melhorias


Feira do Produtor vai receber R$ 120 mil em melhorias

Piso novo, azulejos nas paredes e forração no teto. Estas são algumas das melhorias previstas para o prédio da Feira do Produtor, na Praça Henrique Roolaart, no Centro da cidade, que semanalmente recebe produtores de Estrela e consumidores de todo o Vale do Taquari. As melhorias serão possíveis com um investimento de R$ 121.688,35 repassados pelo Programa de Regionalização do Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Governo do Estado. O contrato foi assinado na quarta-feira pela manhã, dia de feira.

Realizadas duas vezes por semana, nas quartas e sábados pela manhã, a Feira do Produtor tornou-se referência regional pela qualidade de seus produtos. A realização da reforma será feita conjuntamente entre a União dos Produtores Feirantes e o Governo Estrela, com apoio do Escritório Municipal da Emater.

Estiveram presentes na assinatura, o prefeito Carlos Rafael Mallmann, o vice Valmor Griebeler, os secretários de Agricultura, José Adão Braun e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, o gerente regional adjunto da Emater/Ascar, Diego Barden dos Santos, o coordenador regional da SDR, Mauro Stein e o presidente da União dos Feirantes, Eduardo Sprandel.

O secretário da Agricultura lembrou que este não é o único recurso que será investido no local. Falou que outros R$ 50 mil já foram destinados para reconstrução do espaço da Feira do Peixe, que passará para a parte externa do pavilhão, dando assim mais espaço para novos feirantes. Já o prefeito agradeceu a parceria do Governo do Estado, que em 2014 destinou mais de R$ 300 mil em projetos para agricultura e outros R$ 600 mil em investimentos diretos nos produtores do município.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

Estrela-RS - Comunidade prestigia trigésima edição da Pernada


Comunidade prestigia trigésima edição da Pernada

A tarde ensolarada de sábado foi perfeita para a realização da 30º edição da Pernada Estrelense, promovida pela Associação de Pais e Funcionários da Emei Casa da Criança Estrelense. Uma divertida brincadeira, onde 13 trios de corredores voluntários disputaram uma corrida de 100 metros. A diretora do educandário, Carla I. S. Renner comenta que o valor será investido na escola. O total arrecadado foi de R$ 4.031,50 e 25% (R$ 1.008,00) será destinado à única ganhadora, Rosane Prass que marcou 11 acertos. Entre os corredores foi sorteada uma bicicleta e o vencedor foi Hilton Cezar Mendes da Silva (peão). “Agradecemos imensamente a disposição dos corredores, a todos que prestigiaram o evento e aos nossos colaboradores”, enfatiza Carla.

Confira os vencedores:

Parceiros da saúde mental
Maurício Hallmann

Bombeiros
Sd. Gabriel Trarbach vanzin

Secretários Municipais
Marcelo Augusto Mallmann

Brigada Militar
Diego Pacheco Rodrigues

Vereadores
Andréas Hammester

Empresários
Elvio Luis Steffens

Jogadores de Rugby - Fowards
Guilherme Borges

Jogadores de Rugby - Backs
Rycael Gregory

Gremistas
Gustavo Steffens

Colorados
Luis Augusto Dresch

Mães de Alunos
Aneli Prediger Joris

Academias
Jairo Nos Schmitz

Cadeirantes
Paulo Birk

Estrela-RS - Cuidador de idosos está em alta nos cursos


Cuidador de idosos está em alta nos cursos de Estrela

Com o certificado, cuidadoras aumentam qualificação e fica mais fácil atuar em casas de idosos. Soldadores estão empregados

Atuar com idosos exige paciência, preparo emocional e técnico e as aulas gratuitas dadas desde o início do ano em Estrela por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão qualificando os interessados e ampliando a chance de melhorar o desempenho de mulheres que lidam em abrigos, pousadas e hospitais. Depois de quatro meses de aulas, os primeiros alunos receberão o certificado na terça-feira (27).

Completar o curso, fazer o ritual de formatura é uma vitória da autoestima às mulheres. O Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves explica que as aulas do Pronatec representam uma chance de visibilidade, emprego e qualificação. “Os familiares exigem pessoas instruídas para cuidar seus idosos.”

A procura pela função é uma demanda crescente por causa do envelhecimento da população. Mal completou esse curso e Estrela abre inscrições para o próximo que começa em junho e vai até novembro.

Vânia Teresinha Knecht (50) foi cedinho se cadastrar nesta quita-feira (22). Solteira, a candidata que trabalha a 15 anos na Vovolância quer se atualizar para o mercado. “Tenho a prática, quero aprender a teoria. Nessa área sempre há novidades”. Acredita que o curso trará um salto de conhecimento em sua carreira.

Emprego

Não são apenas cuidadores que ganham chance com as qualificações técnicas. O coordenador dos cursos da Sedesth, Fabiano Machado informa que o índice de empregabilidade é satisfatório, sobretudo naquelas funções escassas de mão de obra qualificada. “De sete soldadores que fizeram o curso, seis estão empregados.”

O soldador é importante para a linha de produção e montagem, para soldar portões, chassi de caminhões, entre outros. Há carência grande desse tipo de trabalhador. “Se tivéssemos mais três turmas, todos poderiam estar empregados”, informa Machado. Ele diz que os cursos impulsionam a chance de obter um emprego, mas aliado ao conhecimento técnico, o governo estimula a educação. 

Até o fim do ano, o Pronatec qualificará em Estrela candidatos em mais seis cursos: auxiliar administrativo,eletricista industrial,auxiliar de cozinha, vendedor, recursos humanos e cuidador de idosos. As vagas estão abertas na Sedesth.

Formatura

Em Estrela, os cursos já beneficiaram 300 pessoas. Até o fim do ano, o objetivo e dar a chance a mais 200. Na terça-feira, além das 15 cuidadoras, 20 novos alunos se formarão na Câmara de Vereadores. São 35 pessoas que receberão o certificado, às 19h e um “passe novo” para o mercado de trabalho.

Estrela-RS é Notícia - 21 de maio de 2014 - Rádio Studio FM 98.3


A CIDADE É NOTÍCIA - 21 DE MAIO DE 2014

- Hoje na Feira do Produtor, às 10h30min, foi realizada a Assinatura de Convênio com o Governo do Estado que repassará R$ 121.688,35 pelo Programa de Regionalização do Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo à Feira do Produtor de Estrela. 

- Os encontros do GRACIE desta semana serão nas seguintes localidades:
Hoje – Encontro na Geraldo Baixa
Amanhã – Encontro no bairro das Indústrias
Sexta-feira - Encontro do grupo do centro

- O Arte Sesc – Cultura por toda parte promove em Estrela, no dia 05 de junho, o espetáculo "Humor à moda antiga", com Paulinho Mixaria. A apresentação, que acontece às 20h no Salão Social da Soges, é exclusiva para comerciários e dependentes com Cartão Sesc. 
Os ingressos já estão disponíveis junto ao Sesc Lajeado e tem o valor de R$ 5,00.

- Acontece amanhã, às 14 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, a Audiência Pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do Município, referente ao 1º quadrimestre de 2014.

- A Faculdade La Salle Estrela, por meio da Coordenação de Extensão, abriu inscrições para o curso de Excel Avançado. As aulas serão realizadas aos sábados pela manhã e devem iniciar no final deste mês. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria da faculdade.

- A administração municipal de Estrela abriu as inscrições para os interessados em participar do curso de “Cuidador de Idosos”, através do Pronatec. 
A Secretaria de Desenvolvimento Social é quem fará as inscrições. O curso é gratuito e o aluno recebe um auxílio para o transporte e alimentação. As aulas ocorrem de 18 de junho a 24 de novembro, a noite, com encontros nas segundas e quartas-feiras, sendo o curso ministrado por instrutores do Senac, de Lajeado.

- Até o dia 30 de maio, a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde, que faz um roteiro de atendimento pelo interior do município, estará em reformas. 
O atendimento dos moradores do interior será realizado no Posto Central. O médico que atuava na unidade estará neste período no Posto. O agendamento poderá ser feito pelo telefone 9647-9140, das 9h às 12h.

Hospital Estrela - Baixas:

CLAUDIA PEREIRA 
EDILARA DA SILVA 
FIORENTINA CONTE 
IDARCI KUNZ 
LIANI HORST 
ROBSON DA COSTA 

Hospital Estrela - Altas:

ADRIANE FERNANDES 
IRACEMA OLIVEIRA 
JOSÉ REINEHR 
MARCELO RODRIGUES 
MIGUEL MARCHESI 
NELSI VON MUHLEN 

Jornal Folha de Estrela - 20 de maio de 2014 - 138 Anos de Emancipação do município de Estrela











Categoria Intermediária do Centauros vence e assume a terceira colocação


Categoria Intermediária do Centauros vence e assume a terceira colocação

O Centauros jogou pela última vez em casa no sábado, pela Segunda Rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby 2014. Na ocasião, entraram em campo as categorias intermediaria e principal. Às 12h30min a equipe de base do Centauros fez bonito ao vencer o San Diego por 17 a 7. Já a equipe principal não conseguiu vencer a experiente equipe de Porto Alegre. O resultado foi de 38 a 0 em favor dos visitantes. No domingo, as meninas participaram do Primeiro Festival Gaúcho de Rugby Feminino.

Antes dos jogos, foi realizado um minuto de silencio em lembrança ao participante do Centauros Vagner Ferrão e ao atleta do San Diego Fernando Rossi, que faleceram na última semana. Os jogadores do Centauros jogaram com uma fita preta no braço como forma de luto, em lembrança ao acontecido.

O jogos do final de semana foram antecipados em uma hora em razão das festividades alusivas ao aniversário do município de Estrela. Jogar próximo ao meio dia não foi empecilho para os jogadores da base do Centauros realizarem uma grande partida. Mesmo saindo atrás, ao sofrer um try convertido (7 pontos), a equipe buscou a recuperação. Com tries (5 pontos cada) de Matheus Mallmann, Leonrdo Huff e Rycael Gregory e somados com uma conversão de Gabriel Dopke o Centauros virou a partida. Venceu por 17 a 7 e subiu uma posição na classificação do intermediário. Agora é terceiro colocado.

Pela categoria principal o resultado não foi favorável. A segunda derrota do Centauros foi construída no primeiro tempo. O San Diego é um time experiente e aproveitou todas as oportunidades. Terminado os 40 minutos inicias o placar parcial era 31 a 0 em favor dos visitantes. A boa notícia é o desempenho no segundo tempo, quando o Centauros praticamente igualou a partida. Mesmo tendo sofrido mais sete pontos a equipe conseguiu bons avanços e chegou muito próximo de marcar o try.

No domingo, as meninas do Centauros foram à Porto Alegre para participar do Primeiro Festival Gaúcho de Rugby Feminino. Mais de 100 atletas inscritas participaram de uma troca de experiências promissora, numa iniciativa para desenvolver a categoria feminina no Estado.

A disputa entre Serra e Farrapos foi adiada para o dia 31 de maio. Na outra partida da rodada o Brummes empatou em 12 a 12 com o Charrua, em Novo Hamburgo. No próximo sábado o Centauros viaja à Caxias do Sul para enfrentar o Serra, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho de Rugby.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Brigada Militar, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

Texto: Nícolas Horn
Fotos: Jéssica Horn

SERVIÇO
O que: Jogo com o San Diego Rugby Club
Resultado: Intermediário – Centauros 17 vs 7 San Diego | Principal – Centauros 0 vs 38 San Diego
Quando: 17 de maio
Onde: Campo do Delfinense – Estrela
Horário: 12h30min às 16h
Entrada franca

Estrela-RS - Idosos comemoram os 138 anos de Estrela na Maifest


Idosos comemoram os 138 anos de Estrela na Maifest

Mais de 500 idosos dos mais diversos grupos do Gracie de Estrela participaram, no feriado de segunda-feira, dia 20, de uma grande festa em comemoração aos 138 anos de Estrela. O evento ocorreu no Parque Princesa do Vale e fez parte das programações do Maifest 2014.

O encontro reuniu grupos dos bairros e do interior do município para uma tarde descontraída. Chuva de balas e a presença das personagens Pinguço e Vó, do programa Sobremesa do Vale, da Rádio AM820, levaram mais alegria ainda aos idosos.

Para o coordenador dos grupos, João Pedro Stack, o evento foi mais uma vez um sucesso. “No ano passado tivemos boa participação dos nossos idosos, que se repetiu nesta edição. Essa confraternização tem se tornado uma tradição”, enfatiza.

O baile de idosos, juntamente com shows sertanejos, encerraram a programação dos festejos do aniversário de Estrela em 2014 no Parque Princesa do Vale. No próximo sábado e domingo, no Centro Comunitário Cristo Rei, ocorre o segundo baile do 49º Festival do Chucrute e café colonial, respectivamente. Ingressos na Comunidade Evangélica de Estrela.

Matéria: Jônatas dos Santos

Vereadores - Contratação de professor e assessor de imprensa, e instituição do hino como símbolo do município aprovados


Contratação de professor e assessor de imprensa, e instituição do hino como símbolo do município aprovados.

Sessão

Para a sessão desta segunda-feira (19) constavam na Ordem do Diaquatro Projetos que foram votados. Foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 090-02/2014, que dispõe sobre informações a serem prestadas pelas administradoras de cartões de crédito ou de débito em conta corrente e demais estabelecimentos similares cujas operações e prestações realizadas no Município; oProjeto de Lei 091-02/2014, que autoriza o Poder Executivo a contratar, em situação de emergência 01 (um) Professor de Geografia e 01 (um) Professor de Anos Iniciais para atuarem na rede municipal de ensino; e o Projeto de Lei 092-02/2014, que cria dotação para cobrir despesas com a contratação emergencial e temporária de servidor para o Gabinete e abre crédito na Secretaria Municipal da Saúde devido ao recebimento de recursos da União relativo ao Programa de Saúde da Família. O Projeto de Lei 093-02/2014, que autoriza o Poder Executivo a contratar, em caráter temporário 01 (um) Assessor de Imprensa, foi aprovado com voto contrário do vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS). O presidente pediu entrada e votação do Projeto de Lei 01/2014, de autoria do vereador Andreas Hamester, que estabelece o Hino de Estrela, com letra do Padre José Junges e música de Wendelino Dewes, como símbolo do município; que foi aprovado por unanimidade.



Expediente recebido

Nesta semana dois projetos deram entrada no expediente e foram encaminhados para as comissões permanentes. São eles o Projeto de Lei 01/2014, de autoria do vereador Paulo Roberto Birck, que dispõe sobre a publicidade do funcionamento e atendimento nas unidades de saúde do município; e o Projeto de Lei 095-02/2014, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Convênio com a Associação Estrelense de Proteção aos Animais – AEPA.

Homenagem

Por ocasião do aniversário de 138 de emancipação político-administrativa de Estrela, o vereador Andréas Hamester falou em nome dos demais e o prefeito Carlos Rafael Mallmann também ocupou a tribuna para prestarem homenagem ao aniversário do município.

Próxima sessão

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (26/05), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.

Jogos e shows levam grande público na Maifest em Estrela-RS





Jogos e shows levam grande público aos três primeiros dias de Maifest

Atrações culturais e esportivas levaram um grande público aos três primeiros dias de Maifest, em Estrela. O Parque Municipal Princesa do Vale recebeu estrelenses e visitantes para comemorar a passagem dos 138 anos do município. Para isso, uma estrutura com lonões, tendas e praça de alimentação foram montadas, além de arquibancadas móveis e banheiros auxiliares.

Na sexta-feira, o evento foi aberto com o tradicional Torneio do Boi. Mais de cem duplas inscritas disputaram pênaltis até consagrar Rodrigo de Assunção e Carlos Barker como vencedores. Eles levaram para casa R$ 1 mil e troféu.

No sábado, foi a vez das comunidades do interior invadirem o parcão. Com trajes típicos, sete equipes participaram da maior edição dos Jogos Germânicos. Serrando lenha, caçando galinhas ou subindo no pau-de-sebo. Os participantes divertiram-se, entusiasmaram o público e arrancaram risos e aplausos. Ao final das provas, a equipe Paranga Ritchet, estreante na competição, foi a vencedora e levou para casa o troféu tão desejado.

Já no domingo, o campo de futebol sete deu lugar para emocionantes partidas. Torcidas organizadas do Grêmio e do Internacional lotaram as arquibancadas e empurraram seus times em campo. A melhor ficou este ano para o Grêmio, que venceu cinco partidas. Somente na categoria infantil o Inter foi superior. Nas demais: bengala, máster, peso pesado, livre e feminino, o placar favorável a equipe tricolor lhes permitiu desfrutar de um passeio pelo parque sendo puxados pelos rivais em uma carroça. “Trata-se de uma brincadeira saudável, que é tratada por todos com muito bom humor e é o melhor prêmio possível para os vencedores”, explica Julio Saldanha Pereira. Amantes dos volkswagens ainda tiveram a oportunidade de ver verdadeiros clássicos dos anos 60, 70 e 80 na primeira edição da MaiFuscaFest, que trouxe expositores de todo o Vale do Taquari para o complexo esportivo.

No palco, artistas regionais fizeram a festa trazendo o gauchesco para o palco principal. E a festa continuou na segunda-feira, com a visitação das escolas municipais de Educação Infantil. As crianças divertiram-se com os brinquedos infláveis, gratuitos durante toda a programação este ano, e a mais nova atração para o público infantil: a cidade do trânsito, onde em ruas e cruzamentos em miniatura é possível aprender sobre as leis de trânsito. “A Maifest é uma programação voltada para os estrelenses, onde buscamos nos reunir e celebrar tudo o que temos de bom”, enfatiza o prefeito Carlos Rafael Mallmann.

Na segunda-feira à noite, será a noite do pop rock, iniciando-se às 18h. O show principal, de Alemão Ronaldo será às 21h. Na terça-feira (20), aniversário de Estrela, será a vez da terceira idade divertir-se no Baile dos Idosos, às 14h. O final da tarde é reservado para os shows sertanejos, iniciando-se às 17h30min. 

Vencedores do Torneio do Boi
1º Lugar Rodrigo de Assunção e Carlos Barker
2º lugar Jaime Diehl e Amadeu Kaefer
3º lugar Gilnei Schneider e Adriano Vier
4º lugar Alan Stefens e Uéslei Steffens

Vencedores dos Jogos Germânicos
1º Paranga Ritchet
2º Alld Pock
3º Arroio do Ouro
4º Glória
5º Asinha de Porco
6º empatados - Pinheiros e Schneider

Resultados dos Grenais
Infantil: Grêmio 1x6 Inter
Bengala: Grêmio 3x0 Inter
Máster: Grêmio 2x2 Inter e Grêmio 8x7 nos pênaltis
Feminino: Grêmio 3x2 Inter
Peso Pesado: Grêmio 2x0 Inter
Força Livre: Grêmio 1x1 Inter e Grêmio 7x6 nos pênaltis

Matéria: Jônatas dos Santos