SMEL Estrela-RS - Torneio de câmbio marca abertura do projeto Vida Saudável


Torneio de câmbio marca abertura do projeto Vida Saudável

O câmbio é uma das atividades mais procuradas no Projeto Vida Saudável em Estrela. Parece vôlei, mas não é. Viúvas, donas de casa e vovós treinam arremessos e aproveitam para interagir. Um torneio de integração marcou a abertura da temporada 2014/2015

O jogo é uma espécie de vôlei adaptado para a terceira idade e poucos jovens se identificam com o nome: câmbio. Mas os mais velhos que participam do projeto Vida Saudável em Estrela o adoram. É um jeito prazeroso de fazer atividade física. Nesta quarta-feira (12), um torneio entre grupos de Lajeado e Estrela marcou a abertura do Programa Vida Saudável para a temporada 2014/2015. A primeira disputa de integração levou mulheres à quadra na batalha para ver quem não deixava a bola cair no chão. “É uma disputa saudável para que os grupos interajam. Não importa o vencedor, somos todos vitoriosos por participar do evento”, diz o coordenador do projeto Rodrigo Ramminger.

A vitória está no desafio em se mexer, nas amizades que muitas viúvas fazem ali na quadra e na vontade em participar de um grupo de convivência cheio de empolgação. No câmbio não há cortadas e sim arremessos sem saltos de uma distância que não dá chance para machucar o adversário. É uma comunhão total de disputa segura e tática, que tem levado muita gente a sair de casa para ir aos ginásios.

Aos 79 anos, Wilma Fumegalli, participa dos jogos de câmbio há dois anos. Viúva há quatro, encontrou nas quadras a parceria apropriada para se sentir bem e ter ânimo para viver. “Minha filha diz que eu mudei muito. Antes eu era chata, agora sou outra pessoa”, conta sorrindo. Melhorou das pernas e da cabeça e quanto ao câmbio, jogar bem é apenas um detalhe. “Às vezes eu acerto”, ri. Não importa os arremessos, interessa sua transformação. “Agora a vida está ótima.”

Dona Leonilda França tem 80 anos e está com todo vigor em quadra. “Eu gosto de participar, me sinto nova, como uma guria de 15 anos”, diz ela que é a mais velha do grupo. No jogo, tudo vale, o importante é se mexer. Viúva há 20 anos, quer viver muito para dar seus arremessos. “Quero ainda ir mais para frente.”

Abertura conta com autoridades

O 1° Torneio de Integração de Câmbio em Estrela serviu para levar autoridades ao ginásio da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi) por conta da abertura oficial do projeto que já dura anos e serviu para mudar a vida de muitas vovós. Os homens também participam e percebem a transformação. Conforme o secretário da Smel, Júlio Saldanha, o esporte feito com prazer beneficia a cabeça e o organismo. “O que é importante é a saúde e sabemos o quanto é essencial investir nas pessoas”. A atividade física promove a integração entre os mais velhos e gera bem-estar social, o Vida Saudável é um projeto que gera engajamento e aumenta a autoestima dos participantes. “É um projeto que iniciou há anos e nós dissemos no começo do nosso governo que tudo o que fosse bom manteríamos. A boa política traz resultados”, resume o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Wermann, ressaltando também a importância da parceria entre a Smel e o Ministério do Esporte para fortalecer o programa que em Estrela tem 190 integrantes.

Projeto leva bem estar

O Vida Saudável é um programa do Ministério do Esporte em parceria com o governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O objetivo do programa é resgatar o direito do idoso ao bem estar psicológico e social, utilizando a atividade física. Em Estrela, além das aulas de câmbio, as aulas de ginástica estão sacramentadas. O Vida Saudável, que atende três núcleos, também desenvolve caminhadas, alongamento, teatro e dança.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

CASE VIDA SAUDÁVEL
Leonilda e Wilma: prática ajuda a animá-las

Nenhum comentário: