Sedesth Vovôs com atividade física melhoram corpo e mente no Cras Imigrantes


Sedesth

Vovôs com atividade física melhoram corpo e mente no Cras Imigrantes

Desde o início de novembro, os idosos do Bairro Imigrantes em Estrela participam do Projeto Bem Viver. Os exercícios fazem mais do que aperfeiçoar o bem estar físico, os incitam a serem cidadãos ativos

Os efeitos benéficos da atividade física na terceira idade são cada vez mais constatados cientificamente, mas para os vovôs que frequentam grupos de convivência não é preciso o aval da ciência para se sentirem melhor consigo mesmos. O benefício vai além do corpo, alimenta a alma.

Um projeto da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela está mexendo com a terceira idade de vários bairros.

No Imigrantes, o projeto é chamado Bem Viver e iniciou no começo de novembro no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Realizada todas as sextas-feiras pela manhã, a atividade é ofertada para as pessoas vinculadas ao Cras. “O objetivo é desenvolver atividades físicas, lúdicas, recreativas e orientadas que contribuam no processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo”, explica a coordenadora do Cras, Marli Hauschild.

A proposta de vivências em grupo é feita sob a supervisão do professor de educação física João Batista Martins, que atua também com equipes no Bairro Oriental e no Loteamento Marmitt. Salienta que a atividade física na terceira idade é imprescindível porque movimenta tendões, músculos, articulações, combate a osteoporose. “A saúde em dia melhora o cérebro, bom humor e a autoestima.”

Martins trabalha com os idosos, alongamento, ginástica e dá orientações sobre saúde. “Muitos desses participantes integram outros grupos”, diz Martins que acredita que a prefeitura por meio da Sedesth prestigia com satisfação esse tipo de público. “Estamos aqui para tornar as pessoas mais saudáveis. O setor público trabalha com coletividade. Nossa missão coletiva tem o foco de promover boas atividades, sempre dentro das limitações de cada pessoa”, diz ele que considera que o professor deve ter sagacidade para observar as restrições e potencialidades dos avôs.

Mais capacidade de integração

No Cras Imigrantes, por enquanto o grupo é pequeno porque é novo: 12 pessoas frequentam os alongamentos e as brincadeiras coordenadas por Martins. Com o boca a boca, essa turma logo deve aumentar. Doraci Maria da Costa Braun, de 77 anos, é uma das moradoras do bairro que pretende aderir. “Fiquei sabendo do projeto ao participar de um outro grupo. Na próxima aula eu devo ir”, diz ela que reclama de dores nas pernas mas está disposta a vencer a inatividade física.

A assistente social Carina Pereira Costa salienta que o grupo está aberto para mais participações masculinas e de toda a comunidade e que a acolhida da equipe do Cras é um ganho aos participantes. “Além de perceberem melhor o corpo e a parte física, estas pessoas interagem e fortalecem os vínculos comunitários”. Com a troca de conhecimento, se tornam cidadãos mais ativos.
Projeto Bem Viver
O que – projeto de atividade física e fortalecimento de vínculos
Quando - encontros todas as sextas-feiras, das 9hs às 10hs
Onde - Cras Imigrantes
Informações: telefone 3981.1164.
Matéria: Andreia Rabaiolli
Foto: divulgação

Nenhum comentário: