Evento no Parque Princesa do Vale em Estrela-RS atrai 700 pessoas em seis horas de caminhada


Evento no Parcão atrai 700 pessoas em seis horas de caminhada

Edição noturna do Caminhada pela Vida atrai setecentas pessoas que exercitaram-se no Parque Princesa do Vale chamando atenção para luta contra o câncer

Seis horas de uma caminhada que celebra a vida, enaltece a saúde e provoca os adeptos a andarem por um causa nobre no Dia Nacional de Combate ao Câncer. Centenas de pessoas toparam o desafio e enfrentaram o calor e o cansaço para percorrerem a pista do Parque Princesa do Vale, em Estrela. A edição noturna da 2ª Caminhada Pela Vida começou às 18h e seguiu até meia-noite. As luzes iluminavam a noite e os andantes que caminharam uma, duas, três horas e até seis horas contínuas fazendo um esforço para chamar atenção pela causa.

A atividade foi organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), departamento em que funcionários esforçaram-se para cumprir o desafio. “O que mais chamou atenção foi a satisfação das pessoas que, mesmo fazendo um exercício longo, sentiram-se recompensadas por estarem colaborando com a Liga de Combate ao Câncer”, explica a coordenadora do evento Simone Rissi.

A Caminhada foi organizada pela Smel e a Liga, que vendeu 500 camisetas para o evento, dinheiro que será revertido aos pacientes em tratamento de câncer. Na caminhada, uma multidão exercitou-se com a camiseta personalizada do evento, adquirida com o intuito de ajudar a entidade. “Todo mundo que foi realmente vestiu a camiseta, foi um momento de foco e descontração.” O público diversificado também chamou atenção, jovens, escolares, grupos da terceira idade e de ginástica. “Mobilizou não só o público local, veio grupo de fora da cidade.”

30 quilômetros

Maioria das pessoas caminhou uma hora. Além de colaborar com a liga, elas aproveitaram para fazer o exercício cotidiano. Algumas surpreenderam com o “pique” e aceitaram a provocação de se manter seis horas na ativa. A servidora Patrícia Wagner foi uma delas: não parou das 18h à meia noite, quando foi dado o anúncio de encerramento da caminhada. Pela estimativa, percorreu 30 quilômetros em seis horas. “Penso que minha disposição se deveu ao fato de querer ajudar uma causa e divulgar uma entidade que faz um trabalho importante, como a Liga.” A servidora quis chamar atenção da importância de fazer exames para o câncer de mama e próstata. “É isso que estamos discutidos há várias semanas. Foi para destacar a causa e também salientar a saúde.” Patrícia, que passou um tempo parada, está retomando a rotina de exercícios. Ela diz não ter sentido cansaço. “Foi um desafio pessoal cumprido. Muito bacana.”

Já a secretária Cláudia Rosângela Henz caminhou durante uma hora, junto com seu grupo de ginástica. “Combinamos que em vez de nossa atividade semanal, faríamos a caminhada para aproveitar o dia, aderir a causa e unir o útil ao agradável.”

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: