Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Branca visita a Secultur


Música e fotos quase centenárias proporcionam dia diferente a estudantes na Secultur

Recepcionada com música, Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Branca visita a Secultur. Crianças aprendem sobre a escadaria, quase centenária, em mostra fotográfica.

Uma escadaria quase centenária que por décadas foi um ponto estratégico de movimento da cidade de Estrela, fotos antigas e crianças curiosas por novidades. Assim transcorreu a manhã da segunda-feira (20) na Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur): alunos da Escola Estadual Madre Branca visitaram a exposição “Noventa anos da Escadaria de Estrela” e depois puderam conferir as estátuas que estavam nas imagens com as reais. “Nós levamos os alunos até a escadaria da Chá-Chá Pereira, onde estão as estátuas popularmente conhecidas como Adão, que representa o comércio de Estrela e Eva, que significa a indústria”, informa a historiadora Letícia de Oliveira. A manhã diferente teve ainda apresentação de escaletas do Núcleo Cultural, com a regente Zuleica Rambo e café da manhã para integrar a Secultur, os músicos do Núcleo Cultural e os alunos.

Conforme Letícia, no mês da criança, a Secretaria de Cultura e Turismo fez dois momentos diferentes com a Escola Estadual Madre Branca. O primeiro deles ocorreu no dia 17 de outubro quando a equipe junto com o grupo de voluntários Corrente do Bem entregou brinquedos a 28 crianças da escola. “Professoras procuraram a Secretaria perguntando o que nós poderíamos fazer para tornar mais especial o Dia das Crianças para os alunos da escola. Então colaboramos, assim como o grupo Corrente do Bem.”

Exposição

“A Mostra Fotográfica 90 anos da Escadaria” está em exposição na Secultur até o dia 31 de outubro. Organizada pela historiadora, as 20 imagens, algumas quase centenárias, relatam a trajetória de uma obra que foi inaugurada em 1924 com a finalidade de dar acesso ao primeiro porto em Estrela. “Durante décadas ela foi o ponto de entrada na cidade e impulsionou a economia. Ali chegavam as mercadorias do porto”, explica Letícia.

Obras

Ponto turístico, a escadaria está sendo revitalizada pelo Governo de Estrela com verbas do Governo Federal. “A União repassa R$ 97,5 mil. Em contrapartida, o Governo de Estrela destina R$ 5.473 mil”, informa Eduardo Henrique Locatelli. Está sendo refeito o acesso a escada que antigamente ligava ao rio. Serão colocados balaústres, piso, iluminação e transferidas as duas estátuas. “Estamos contemplando o projeto original.”

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: