Aulas gratuitas de Ioga em Estrela-RS atraem adeptas da prática


Estrela fará sábado aula inaugural de Ioga na praça

Aulas gratuitas de Ioga em Estrela atraem adeptas da prática. Com as temperaturas de primavera e verão, elas reiniciarão na Praça Henrique Roolaart.

O Ioga em Estrela recomeça a ser executada na Praça Henrique Roolaart e marca a chegada do tempo ameno em que é possível fazer a prática ao ar livre e manter uma conexão com a natureza. Neste sábado (11), a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) realiza a aula inaugural, às 18h e convida os adeptos para se reunir ao professor de Educação Física Osmar Souza, iogue há 20 anos. Se chover, a aula será na Sede dos Projetos (antiga Polar). 

Iniciado em março deste ano, o projeto tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população por meio da respiração, meditação e alongamento. No inverno as aulas são dadas na Sede dos Projetos. Com a chegada da primavera, Estrela quer popularizar a prática e mostrar os benefícios da técnica que serve para diminuir a ansiedade e gerar paz interior. “Muitas pessoas procuram a prática para diminuir a ansiedade, os transtornos emocionais e a depressão. O Ioga vai além disso, sua função é de iluminar caminho, dar vida de qualidade”, salienta Souza que após começar a prática há duas décadas sentiu uma transformação radical em sua vida. Mudou a respiração e a alimentação. “A respiração é o primeiro ponto para quem quer combater o estresse.” O Ioga ajuda sim, a controlar o peso. “Você aprender a respirar, em vez de comer.”

Mulheres

As mulheres são as maiores participantes da prática em Estrela. “Há pessoas que vem de Lajeado e Colinas porque o município oferece”, enfatiza o professor. Ele justifica que a ala feminina é maioria entre os praticantes porque elas preocupam-se mais com corpo e mente. É preciso conviver com esse mundo agitado e por dentro manter a tranqüilidade e nesse item, elas estão mais conscientes do que a ala masculina.

Benefícios da prática

- Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior.
- Proporciona equilíbrio emocional.
- Melhora problemas de insônia e depressão.
- Estimula a circulação sanguínea.
- Diminui dores nas costas.
- Melhora a postura e o fortalecimento muscular.
- Energiza corpo e mente.
- Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal.
- Não tem contra-indicações.

Fique ligado

- Depois da aula inaugural no sábado, a prática, que é gratuita em Estrela, seguirá a ser feita nas terças e quintas-feiras, com início às 18h.
- A partir do início do horário de verão, em 18 de outubro, as aulas passam para às 19h.
- Quando chover, elas serão dadas na Sede dos Projetos.

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: