Roteiro contra o HPV em Estrela recomeça na Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer


Roteiro contra o HPV em Estrela recomeça na Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer

Estrela recomeçou nesta terça-feira (2), o roteiro de aplicação de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Bairro Auxiliadora. Dezenove meninas de 11 a 13 anos da Escola de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, receberam a imunização, feita pela equipe de enfermagem da Secretaria da Saúde. 

Andrieli Schuh Zimermann (13) foi a primeira a tomar a vacina em Estrela nesta fase e o fez com tranqüilidade. Sentiu um pouco de ardência na hora da picada, mas expôs: “É tranqüilo. Vacinar é importante para prevenir o colo de útero.”

A quantidade de meninas imunizadas deve ser superior a 580, número de adolescentes que realizaram a primeira aplicação em março. A enfermeira da Vigilância em Saúde, Carmen Henschke, explica: “Além de aplicarmos a segunda dose, estamos fazendo a primeira para aquelas meninas que completaram 11 anos em abril. Em março elas não fizeram porque estavam com dez anos, agora a vacina está liberada.”

Em Estrela, houve um baixo índice de recusa dos pais quanto à imunização. Bom sinal, significa que a conscientização chegou até familiares. A Cônego, assim como outras escolas do município, estimulou a prevenção com palestras e orientações da equipe de saúde. A coordenadora pedagógica da escola, Simone Gartnir acentua que a imunização transcorre com tranqüilidade. “Uma ou outra tem um pouco mais de medo, mas as amigas seguram a mão e dão o apoio necessário para tomar a dose. É uma vacina como outra qualquer, as quais elas estão acostumadas a tomar desde pequenas”.

O roteiro de imunização vai até 29 de setembro, dia em que a equipe visitará a Emef Leo Joas. Nesta quarta-feira (3), as meninas da Escola Estadual 20 de Maio receberão a imunização. A terceira etapa ocorre em setembro de 2019. “Elas terão de se encaminhar ao posto de saúde porque já não estarão mais na mesma escola”, enfatiza Carmem.

Antes prevenir

A estudante Júlia da Costa (13) fez a aplicação com tranqüilidade. Estudante do 7° ano, ela demonstra consciência acerca da própria saúde. “Doeu um pouco quando ela aplicou, tirando isso tudo bem. A vacina é bem importante para a nossa prevenção.”

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: