Prefeitura de Estrela-RS - Prenda também faz vacina contra o HPV


Prenda também faz vacina contra o HPV 

Cerca de 300 meninas em Estrela já foram vacinadas na segunda etapa de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Nesta quinta-feira (18), a equipe de Saúde fez o roteiro no Colégio Santo Antônio, no Centro de Estrela: 50 garotas de 11 a 13 anos receberam a imunização. Entre elas, a prenda Laurissa Gabriele Scheeren (12). Com temor da picada, Laurissa recebeu o apoio de uma amiga que lhe ofereceu a mão. A aplicação durou menos de dez segundos e então, aliviada, ela constatou: “não doeu, mais foi o medo.” 

A enfermeira da Vigilância em Saúde, Carmen Henschke, explica que até agora não houve no município qualquer registro de meninas que tiveram efeito colateral. Ela reitera que o que a vacina causa é apenas uma pequena ardência em decorrência do líquido. “Vacinar é importante para prevenir o câncer do colo de útero.”

Até o dia 29 de setembro, fim da segunda etapa, Estrela pretende imunizar pelo menos 580, número de adolescentes que realizaram a primeira aplicação em março. Nesta sexta-feira a equipe visita o Colégio Martin Luther e na segunda-feira, a Escola Estadual Moinhos. No dia da imunização as meninas devem levar a carteira de vacina. A terceira dose, em 2019, deve ser tomada no posto de saúde onde a jovem estiver morando.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: