Com reformas, Prefeitura de Estrela-RS leva novo vigor para a Praça Menna Barreto


Com reformas, Prefeitura de Estrela leva novo vigor para a Praça Menna Barreto

A Praça Menna Barreto, que fica na área central da cidade, está em reformas. A Secretaria de Obras Públicas há três semanas atua na revitalização do local e recupera o chafariz e o pavimento em toda a praça. Segundo o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, o piso, feito em pedra portuguesa está sendo consertado. É o que está dando mais trabalho e gerando efeito visual positivo. Conforme Nogueira, raízes de árvores cresceram e arrebentaram o chão em muitos pontos do local. O trabalho dos homens da equipe da secretaria de Obras é metódico: eles retiram as pedras antigas e recolocam novas no lugar, deixando a calçada em perfeita simetria. Segundo o grupo que faz o trabalho, foram cobertos cerca de 200 pequenos buracos.

Além do piso, o chafariz foi reparado. Agora, a água é limpa e a equipe deu vida a ele com peixes. “Vamos ainda pintar as escadas e revitalizar os acessos laterais”, informa Nogueira. Os bancos também serão pintados e os brinquedos da pracinha, como balanço, escorregador e gangorra também passarão por reforma. 

A praça Menna Barreto não só é um símbolo da cidade, como ponto de encontro familiar e ambiente para eventos. As folhagens e o verde a tornam mais aprazível para os estrelenses sentarem-se e esperarem o tempo passar avistando a movimentação da cidade. “Com as apresentações de Natal, ela será ainda mais foco de atenção, porque muitas apresentações se centrarão ali. Queremos deixá-la sempre bela.” A equipe também vai fazer melhorias na iluminação.

Em dia

Além das duas zeladoras que fazem a varrição do local, a Prefeitura contratou um monitor, que cuida da segurança e mantém os canteiros sempre limpos: Marino Aldino Weber, novo na função de manter a praça organizada, avisa: “agora ela está em dia.”

Zeladora há 24 anos na praça, Terezinha Cleni de Andrade varre as folhas para dentro do lixo de gari. Ela diz que o local está modificado. “Depois que a equipe arrumou as pedras, ficou melhor para limpar. Porque antes era preciso tirar a sujeira dos buracos.” Os elogios e a satisfação com o visual do ambiente, chegam a medida que a estética da praça se aprimora. “No chafariz as pessoas param para tirar fotos”, avisa Terezinha.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: