6ª Feira do Livro em Estrela-RS - Autor Caio Riter acredita que a internet não inviabiliza a leitura


Autor Caio Riter acredita que a internet não inviabiliza a leitura

Escritor gaúcho palestra em Estrela em preparação a 6ª edição da Feira do Livro. Nesta quinta, foi a vez dos pequenos ouvi-lo

O escritor Caio Riter, presidente da Associação Gaúcha de Escritores, foi o primeiro autor a estar presente em Estrela, na pré-feira do Livro. Nesta quinta-feira (11), ele conversou e contou histórias para alunos de 6 a 8 anos, na Biblioteca Pública Municipal. Atentos a gesticulação e a narrativa divertida e criativa do autor, os pequenos receberam uma “injeção” de ânimo para embarcar no mundo da literatura. “Quando fui à uma biblioteca descobri que eu poderia estar dentro dos livros. E percebi que lendo eu teria um monte de vidas diferentes que eu não tinha. Eu descobri que eu podia sonhar. E o meu sonho então, passou a ser escritor”, disse relatando a infância simples para uma platéia absorta. Em vários momentos, houve risadas e largos sorrisos dos estudantes, sobre algo que o escritor contou. Interagindo com os alunos, perguntando-lhes o nome, Riter os levou a um momento especial, instigando o prazer da leitura.

Encontros com autores incentivam leitura

Antes da palestra, o autor que beira 50 livros publicados, grande parte deles de literatura infantil e juvenil, declarou que a internet não inviabiliza a leitura e pode sim, servir como estimuladora. “Eu mesmo faço muito contato com jovens e crianças via redes sociais. Muitos jovens têm blogs em que produzem textos. Acredito também que o livro em papel terá vida longa, ouço muitos deles dizerem que gostam do impresso.”

Ele também expõe que as novas gerações possuem capacidade de serem melhores leitores que as antigas, fruto do empenho das administrações que promovem eventos, feiras e atividades literárias. Cita como exemplo, os projetos de autores presentes. “O momento de encontro com escritor foi algo que não vivi quando criança ou jovem. Estes encontros instigam a ler porque os alunos começam a perceber que por trás do livro existe uma mente que pensou aquele texto, a possibilidade de trocar idéias com o autor, os atrai para a leitura. Os investimentos que governos fazem em feiras e atividades são sementinhas que se plantam. Eu acredito que a leitura é capaz de transformar as pessoas para melhor.”

Riter enfatiza que escrever para criança é um desafio. Público sincero, eles são espontâneos na crítica. Ele afirma que cair na armadilha do didatismo é prejudicial. “A literatura para jovens deve ter o caráter de arte, prazer e formação existencial, quando eu escrevo para eles, tento produzir textos que discutam questões existências independentemente de idade, ou seja questões que vão construir como pessoa.” É usar a palavra como potencializadora do prazer de ler. Assim, se cria asas e se evolui como ser humano.

Nesta sexta-feira (12), Caio Riter circula pelas escolas de Estrela levando o seu carisma. Às 8h ele palestra na Odilo Afonso Thomè, às 9h30 na Casa da Criança, 10h30 na Escolinha Estrelinha, 14h15 na Raio de Sol e 15h30 na Escola Ruth Markus.

Mais autores na feira

Além de Caio Riter, outros autores estarão presentes na 6ª edição da Feira do Livro de Estrela que abre dia 23 e vai até o dia 26 de setembro sempre com entrada franca. No dia 24 é a vez de Dilan Camargo que palestrará na Soges em quatro momentos: 8h, 10h15, 14h e 15h15. Patrono de várias Feiras do Livro em escolas públicas e privadas, Camargo também é letrista e participou de vários festivais de música nativista. Para ele, ler e escrever é sua segunda natureza.

No dia 25, a vez é do autor Duca Leindecker que palestrará na Soges em três momentos: 9h, 10h30 e 14h e a noite realizará um pocket show às 19h30 aberto a comunidade. Músico, foi líder da banda Cidadão Quem e autor do livro “A Casa da Esquina.”

A Feira do Livro será realizada na Soges e terá a participação de quatro livrarias. No dia 24, o autor Augusto Cury, patrono do evento, palestra às 19h30 no Centro Comunitário Cristo Rei e e após realizará uma sessão de autógrafos na Soges.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: