Secretaria da Saúde de Estrela - Adolescentes de Estrela deverão tomar em setembro segunda dose do HPV


Adolescentes de Estrela deverão tomar em setembro segunda dose do HPV

A expectativa é vacinar as 580 meninas que fizeram a imunização na primeira etapa em março. A equipe de Saúde irá às escolas

A Secretaria de Saúde de Estrela começa a vacinar em 1º de setembro as adolescentes do município para a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Na primeira ação, realizada em março, 580 meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas nas escolas e postos de saúde. “O objetivo é vacinar as mesmas estudantes que tomaram a primeira dose”, informa a enfermeira, Carmen Henschke da Vigilância em Saúde de Estrela. A equipe de Saúde irá até as escolas para fazer a aplicação das doses. Carmen salienta que esta segunda é tão importante quanto a primeira. Por isso é imprescindível que todas as meninas do público-alvo façam a aplicação. “A vacina é feita de um pedacinho morto do vírus HPV. Essa substância ao entrar no corpo faz com que o organismo da menina desenvolva anticorpos. Uma quantidade já foi produzida na primeira dose. Para que haja uma proteção maior é necessário um novo estímulo que irá desencadear a formação de mais anticorpos”, explica enfermeira. Para que o número de anticorpos seja eficaz, é preciso tomar as três doses.

Com a segunda feita em setembro, a terceira deve ser realizada cinco anos depois. “A terceira dose não será feita nas escolas porque as meninas terão provavelmente trocado de colégio ou cidade. Neste caso é preciso que as garotas e os pais atentem para a data. Em 2019, elas poderão fazer imunização em qualquer posto de saúde, uma vez que a campanha é nacional”, explica Carmen.



Colaboração

A Secretaria da Saúde solicita a colaboração dos pais e das estudantes para que lembrem de levar à escola no dia da imunização, a caderneta de vacinas.

A vacina contra o papiloma vírus é aplicada em Estrela nas meninas entre 11 a 13 anos porque esta faixa etária é a época mais favorável a eficiência da imunização, já que elas devem ser aplicadas antes do início da atividade sexual, portanto, antes da exposição ao vírus. Estudos revelam que meninas vacinadas sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino, uma das maiores causas de morte entre mulheres.

Atenção

- Adolescentes de 11 a 13 anos de Estrela devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV

- Em setembro, equipe da Secretaria da Saúde de Estrela irá às escolas fazer a imunização

- As meninas devem levar a carteira de vacina

- A terceira dose, em 2019, deve ser tomada no posto de saúde próximo de onde a jovem estiver morando

Cronograma de Vacinação 

A segunda etapa da vacinação inicia dia 2 de setembro pela Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer. A equipe começa a imunizar às 14h. A última escola a receber a equipe, no dia 29 de setembro é a Escola Fundamental Leo Joas. As aplicações estão marcadas para às 8h e 14h. Confira o cronograma.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Foto: Divulgação

Segunda dose de vacina também será dada nas escolas de Estrela/ Imagem:divulgação


Escola
Data da vacinação
EMEF Leo Joas
29/09 – 8h e 14h
EMEF Odilo Afonso Thomé
11/09 – 8h30min
EMEF Pinheiros
12/09 – 8h30min
EMEF José Bonifácio - Costão
17/09- 8h e 14h
EMEF Pedro Jorge Schmidt - Delfina
11/09 - 14h
EMEF Prof Ruth Markus Huber
16/09 – 15h30min
EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer
2/09 - 14h
EMEF Arnaldo José Diel -Lenz
16/09- 14h
E E Vidal de Negreiros
25/09 – 8h e 14h
E E Moinhos
16/09- 8h30min e
13h30min
E E Madre Branca
05/09 – 10h
E E  Pedro Braun - Glória
04/09 – 8h30min
E E 20 de Maio Oriental
03/09 – 10h
Colégio Martin Luther
08/09 – 8h30min
Colégio Santo Antônio
18/09 – 8h30min

Nenhum comentário: