Estrela-RS sedia Encontro da Arte que reunirá 530 alunos de teatro do Estado


Estrela sedia Encontro da Arte que reunirá 530 alunos de teatro do Estado

Sábado (30) a arte e o teatro prometem um grande encontro fraternal em Estrela. O município sedia o Encontro da Arte, no Colégio Santo Antônio. Será um evento que reunirá 530 pessoas, estudantes de teatro espalhados em 16 cidades gaúchas. A confraternização e as 40 oficinas que serão desenvolvidas são o carro-chefe do evento. Os participantes, que vem de Farroupilha, Porto Alegre, Lajeado, Bom Retiro do Sul e outras cidades do Rio Grande do Sul, vão poder fazer oficinas de teatro, hip hop, grafite, tecido acrobático e terão mais dezenas de opções para “viver com a arte um momento especial”, enfatiza o professor de teatro Fernando Tepasse.

Durante todo o dia a interação será total com alunos de 6 a 80 anos respirando arte e cultura. Familiares também marcarão presença. “Criamos duas oficinas apenas para os familiares dos estudantes”, informa Tepasse.

No Ginásio do Colégio Santo Antônio se concentrarão a maior parte das atividades. O evento inicia-se às 9h, sábado, com a recepção por parte dos sete grupos de teatro de Estrela. Serão 110 pessoas no total que ensaiam há dois meses performance especial a fim de mostrar aos grupos forasteiros o talento e a habilidade dos estrelenses. “Haverá coreografias com todos os grupos de Estrela”, acentua o professor. À tarde, a partir das 14h, a coreografia coletiva deve entusiasmar as centenas de participantes. Tepasse ressalta a empolgação das turmas: “Muita gente virá pela primeira vez neste evento. Será um momento de energia positiva, amizade, respeito e celebração a arte”. Como é uma grande confraternização entre teatreiros, o encontro terá seu gran finale na Soges, com uma festa de encerramento.

O evento tem o apoio do Núcleo de Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela e do Colégio Santo Antônio.

Remotê Controlê

Os participantes vão assistir, às 17h, a peça Remotê Controlê, do grupo Tribu Di Arteiros. O espetáculo teve várias indicações e dois prêmios e o texto é um roteiro criado a partir de improvisações dos atores.

A peça relata a trajetória do personagem Beiço. A apresentação convida a reviver, com o palhaço Beiço, o eterno retorno a infância, onde tudo é possível e sonhar é permitido.

Programação

9h abertura no Colégio Santo Antônio – com performance dos alunos do teatro

Pela manhã: Oficinas (tecido acrobático, hip hop, grafite e outras)

13h30min às 17h - Mais oficinas

17h - Apresentação do grupo Tribu di Arteiros com a peça “Remotê Controlê”, do Morro Reuter

19h – Festa de encerramento na Soges

FRASE

“As pessoas estão empolgadas. Muita gente vem pela primeira vez a este evento. Será um momento de energia positiva, amizade, respeito e celebração a arte”

(Fernando Tepasse, professor de teatro)

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: