Dia do Colono e Motorista - Em Estrela-RS, desfile alegórico mostra potencial do campo para a cidade


Dia do Colono e Motorista - Em Estrela, desfile alegórico mostra potencial do campo para a cidade

Duzentos veículos participaram do desfile na sexta-feira (25) em homenagem ao Dia do Colono e Motorista em Estrela. Caminhões, caminhonetes e máquinas utilizadas no campo foram ornamentadas e chamaram a atenção do público durante todo o trajeto de dois quilômetros que iniciou na Avenida dos Estados passou pela Rio Branco e Júlio de Castilhos e parou no Centro Comunitário Cristo Rei. Dentro dos veículos agricultores empolgados em mostrar a riqueza do campo, trouxeram suas máquinas e alguns animais.

No Parque Princesa do vale, a benção dupla: do padre Azabido Pedro Ludwig, que espargiu água benta em todos os veículos e do pastor Gilcinei Tetzner. “Cada vez mais urbano, as pessoas precisam celebrar este momento para lembrar que o alimento não vem do mercado e sim da terra e que o leite não vem da caixinha. Esta festa é a celebração da terra como bem maior”, enfatiza Tetzner.

O padre Ludwig enfatiza que a celebração do colono e motorista marca uma homenagem importante. “Um produz e o outro leva.”

Durante a benção de São Cristóvão, os acenos de mãos enfatizavam a alegria em participar da festa. Muita gente se vestiu a caráter, com trajes e sapatos típicos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann disse que a sexta-feira de festejos foi uma inovação, principalmente no que se refere ao desfile alegórico. “Uma homenagem inédita e no desfile, a benção foi o ponto alto.” Ele relata que esse tipo de homenagens é importante para demarcar a força produtiva do campo. “Trinta por cento do retorno de ICMS de Estrela vem da agricultura”.

O evento foi uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/Ascar e contou com o apoio da Prefeitura de Estrela.

Troféu

Recepcionados dentro do Cristo Rei, colonos e motoristas deram início a uma festa que durou até a tarde. Foi um momento de confraternização e homenagens com a entrega de protetor solar à agricultores, feita pelo secretário da Saúde Elmar Schneider.

O destaque ficou por conta do troféu Frontino Caye para agricultores que se distinguiram no município. Foram concedidos a seis categorias: Eugênio e Eroni Müller receberam o troféu Avicultura; destaque na Suinocultura foi para José e Iria Schneider; na categoria Produtor de Leite, a láurea para Hilário José Fell e Nair Fell; na Agroindústria, o troféu foi para o casal Nelson Paulo Hammes e Silvia Hammes. Já, Taylor e Aline Diedrich distinguiram-se na categoria Jovens Rurais e a dupla de Aposentado Rural em destaque foi Francisco Aloísio Sulzbach e Sibila Peter Gregory. Marcelo Luiz Wendt recebeu o prêmio destaque como Motorista.

Nenhum comentário: