Desfile alegórico no dia do Colono e do Motorista em Estrela


Homenagens marcarão desfile alegórico no dia do Colono e do Motorista em Estrela
Município resgata data com procissão e premiará com Troféu Frontino Caye, agricultores que se destacaram

Uma série de atrações marcará a data do Colono e do Motorista em Estrela. A programação será realizada durante todo o dia 25 de julho e promete mobilizar condutores e comunidades rurais, pilares da economia do município.

Pela primeira vez, Estrela institui prêmio em homenagem aos produtores. O Troféu Frontino Caye será concedido aos agricultores que mais se destacaram. O nome é uma alusão ao primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entidade que em parceria com a Emater/Ascar é promotora do evento. Serão premiadas seis categorias - Agroindústria Familiar - Avicultor -Produtor de Leite – Suinocultor - Aposentado Rural e Jovem Rural. O prêmio do motorista destaque será por sorteio.

Como apoiador na organização, o Governo de Estrela, através da secretaria de Agricultura e Gabinete da Primeira Dama, se engaja na festa. “Faremos um belo desfile. Mostraremos a potencialidade do interior para a cidade e levaremos a população para que façam a benção no Dia de São Cristóvão”, destaca o prefeito Carlos Rafael Mallmann. As comunidades já estão se preparando para o desfile alegórico que será realizado da avenida Rio Branco até a rua Júlio de Castilhos. 

Com cartazes, máquinas e animais, a procissão motorizada deve abranger um trajeto de dois quilômetros. “Avalio o evento como algo histórico. Lembraremos de quem coloca o alimento na mesa. Será a primeira festa de várias”, enfatiza o presidente do Sindicato, Rogério Heemann. Este será o resgate dos desfiles que Estrela deve viver a partir de agora. “Esperamos dar andamento a celebração no futuro”, destaca Gilmar Henrique Walter, também do Sindicato. 

A prefeitura monta uma estratégia para fortalecer a segurança das ruas e dos integrantes do desfile. O trabalho todo será acompanhado pela Brigada Militar e Defesa Civil. Depois da benção em frente ao Parcão, a programação se concentrará no Centro Comunitário Cristo Rei. No ginásio haverá exposição dos artesãos e divulgação da Apae de Estrela. Será também o momento de confraternização. Haverá palestras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e atividades voltadas a saúde durante o dia como teste de visão e audição. A Secretaria da Saúde também estará presente realizando o Dia da Saúde em que oferecerá exames de pressão arterial, pré-câncer e testagem rápida de HIV e Sífilis.

Trajeto

A concentração para o desfile inicia às 9h nas proximidades da Avenida dos Estados. O percurso já está traçado: os motoristas sairão da Avenida, conduzindo os veículos até a rodoviária e retornarão descendo a Rio Branco, passando pela ponte alta em direção ao Parque Princesa do Vale onde haverá a benção. Depois se dirigirão ao Centro Comunitário Cristo Rei, local onde será realizada a entrega dos troféus, almoço e baile. A Rádio do Vale estará transmitindo todo o evento. Se chover, a benção será concedida às 10h na entrada do Pavilhão.

Programação
9h30 – Início do desfile de veículos e benção em frente ao Parcão
11h- Homenagem aos produtores e entrega do Troféu Frontino Caye
12h – Almoço
13h – Programa Sobremesa do Vale de dentro do Cristo Rei e atividades culturais
14h – Baile com o conjunto Garotos do Vale
17h – Encerramento

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli
LEGENDA

STR, Emater e Prefeitura reúnem as comunidades na Câmara de Vereadores para organizar a festa do Dia do Colono

Nenhum comentário: