Defesa Civil - Chove 159,43% a mais que a média no mês de junho em Estrela-RS


Chove 159,43% a mais que a média no mês de junho em Estrela

As chuvas do mês de junho causaram estragos em diversas áreas, do interior à cidade. Ruas não pavimentadas esburacadas, pequenas inundações. Não era por menos: choveu 159,43% a mais do que a média do mês de junho de 2013. Os dados foram divulgados esta semana pela Defesa Civil municipal e são possíveis graças aos quatro pluviômetros instalados no município.

Os aparelhos registram e computam cada precipitação na cidade. Estão instalados nos bairros Centro, Estados, Pinheiros e Indústrias. No mês foram 21 dias chuvosos, alguns com apenas 0,2 milímetros e outros, como no dia 13, quando choveu 92 milímetros no bairro dos Estados. A média para o mês, ressalta o coordenador da Defesa Civil, Jorge Both, era de 106 milímetros, mas choveu 275.

Com o acompanhamento é possível sugerir pequenas soluções para os problemas cotidianos. O secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, revela que após acompanhar os dados pluviométricos do município realizou algumas obras, em especial na canalização pluviométrica, melhorando o escoamento e evitando ocasionais alagamentos de casas e empresas. “Infelizmente quando chove assim todas as ruas não pavimentadas são danificadas simultaneamente e para recuperá-las o serviço é uma a uma, muito mais lento”, ressalta Rosa que pretende realizar um mutirão nesta e na próxima semana pela cidade e interior, aproveitando as previsões de clima seco.

Agora, Both aguarda a chegada de mais três pluviômetros automáticos que serão instalados no município no próximo mês.

Pluviômetro Ambev – 243 mm em junho
Dia de maior incidência – 14/jun – 74 mm
Pluviômetro Corpo de Bombeiros – 292,2 mm em junho

Dia de maior incidência – 13/jun – 92 mm
Pluviômetro Pinheiros – 290,2 mm em junho
Dia de maior incidência – 13/jun – 91,2 mm
Pluviômetro Indústria – 274,4 mm em junho
Dia de maior incidência – 12/jun – 81,6 mm

Total mês junho: 275 mm
Média geral mensal: 106 mm

Precipitação acima da média: 169 mm
Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren
LEGENDA: Defesa Civil monitora precipitações no município

Nenhum comentário: