Prefeitura de Estrela-RS - Parceria entre secretaria leva mais saúde às escolas


Parceria entre secretaria leva mais saúde às escolas

Discutir assuntos ligados a higiene, sexualidade e violência com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Tudo isso dentro do ambiente escolar. Esse é o objetivo do Programa Saúde na Escola do Governo Federal que Estrela começa a implantar no segundo semestre deste ano.

Cinco escolas serão atendidas, entre elas as escolas municipais Odilo Afonso Thomé, do Bairro Imigrantes, Professora Ruth Markus, do Bairro Boa União, de Educação Infantil Criança Feliz, do Moinhos e as estaduais 20 de Maio e Manoel Soares.

Conforme a enfermeira Leandra Baldissareli, integrante do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) municipal, a primeira parte do projeto foi realizada com a direção das escolas. “Nesta primeira parte partilhamos das necessidades de cada um, para num segundo momento implantar ações no ambiente escolar”, salienta. O encontro com os diretores ocorreu no dia 17, na Emef Odilo Afonso Thomé.

O PSE foi constituído por cinco componentes:

a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;

b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente ;

c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;

d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;

e) Monitoramento e Avaliação do Programa

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Ana Júlia Wagner

Nenhum comentário: