Calor histórico e as águas do Rio Taquari - Verão 2014




Na quinta-feira, dia 6 de fevereiro de 2014, os termômetros chegaram a registrar temperatura de  41 ºC em Estrela-RS. 

A forte onda de calor que se abate sobre a região sul do Brasil, vem apontando temperaturas históricas.

O fenômeno climático causou  alguns vendavais com queda de postes e árvores com falta de energia elétrica no Vale do Taquari. Até o momento não houve falta de água.

As águas do Rio Taquari apresentam temperaturas altas em média de 31 ºC. As condições ambientais são aceitáveis, e não se verifica ainda a proliferação de algas também conhecida como eutrofização. 

Segundo ambientalistas da Aepan-ONG, o fato se deve a boa precipitação pluviométrica, dentro da média, ocorrida em janeiro de 2014 de 150 mm conforme dados do pluviômetro Defesa Civil localizado no Centro de Estrela.

Até o momento o nível das águas (cota) está dentro da normalidade. 

Porém a Aepan-ONG intensificou os trabalhos de monitoramento do Rio levando em consideração que altas temperaturas e luminosidade causam grande stress para vida aquática. Qualquer anormalidade constatada será imediatamente acionada as autoridades competentes.

Pelo Estado:

Em Porto Alegre atingiu a temperatura histórica de 40,5ºC — a mais alta desde o verão de 1943, quando os termômetros registraram 40,7ºC.

A marca tornou o dia mais quente dos último 71 anos _ a série histórica que começou a ser medida em 1916.

O dado foi registrada às 17h do dia 6 de fevereiro, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Jardim Botânico. Tanto calor é provocado por uma situação de bloqueio atmosférico. 

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: