Primeiras casas da grande Estrela-RS


Saber Mais - Até 1981, no século XX a área de Teutônia-RS e Westfália-RS pertencia a Estrela. Imigrante-RS até 1988 e Colinas-RS até 1992. 

Fotos do Memorial da Aepan-ONG.

O que é o Enxaimel?

O Enxaimel é uma antiga técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa. 

A origem desta técnica é ainda muito discutida, chegam a afirmar da Itália, outros da Turquia e há milhares de anos. Também pelo fato de existir em várias regiões da Europa (até na Inglaterra) afirmam que não é possível determinar sua exata origem. 

O que é mais aceito entre os especialistas e construtores e que hoje está devidamente comprovado, é que o enxaimel assim como o conhecemos tem origem na região da atual Alemanha durante a idade média. 

É considerado a partir do momento que as casas deixaram de usar estacas enterradas no solo e passaram a usar fundamento de pedra ou alvenaria. Esta inclusive, foi influenciada pela ocupação romana na antiga Germania. 

A partir deste momento, as casas passaram a durar gerações e evoluir tecnicamente incluindo vários elementos estruturais e culturais. O fato é que na Alemanha está o maior número destas casas, cerca de 2 milhões de exemplares, possuí as mais antigas com até 800 anos e vários países onde o Enxaimel está presente eram países que foram em algum período de sua história ocupados por povos germânicos. 


Também é na Alemanha que a técnica foi mais desenvolvida. Normas foram documentadas, profissionais formados, ferramentas específicas desenvolvidas e inclusive as casas são construídas ainda nos dias de hoje.






Nenhum comentário: