Gert Schinke em Estrela-RS para lançamento de seu livro Ecoplamento



Alemão Gert Schinke lança livro em Estrela

No dia 11 de outubro de 2013, tendo por local o Ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, o ecologista Gerth Schinke faz o lançamento de seu livro “Ecoplamento”.

O evento conta com apoio da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, Aepan-ONG – Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural, Secultur - Secretaria da Cultura e Turismo de Estrela e Câmara Municipal de Vereadores.

A partir das 20 horas Gert faz uma palestra para os alunos da Instituição de Ensino e convidados. Após faz a apresentação de seu livro – Ecoplamento - Teoria que explica o processo da assimilação do colapso ecológico por parte do sistema capitalista global.

Gert Schinke não só revoluciona com sua Teoria do Ecoplamento como não faz concessões a quaisquer ensejos e práticas de “maquiagem ecológica”. Vai fundo na crítica e em sua desconstrução da realidade. Para o autor militante ecologista, intelectual orgânico, ativista, propagandista de rua, as questões práticas exigem respostas concretas dos cidadãos e dos governos. Um livro que promove o debate, provoca a polêmica e tem compromisso com a ação política no próprio movimento ecológico e na sociedade, denunciando a falsa democracia que se vive em nosso país e propondo uma refundação ecológica.

A teoria exposta neste livro procura explicar uma percepção, hoje envolta em imensa nebulosidade, em torno da forma como se operam a relações das diferentes ações/medidas ambientais em suas interfaces nas diversas esferas territoriais e institucionais, evidenciando os bloqueios que o sistema capitalista mundial coloca diante de toda ação/medida de caráter ecológico, de forma a neutralizá-la nas esferas territoriais e institucionais similares ou superiores.

Gráficos e ideogramas ilustram o modus operandi como o Ecoplamento atua no ‘modo sinérgico’ (quando resulta em um ganho ecológico real), assim como no modo ‘antissinérgico’ (quando resulta em perda ecológica), vindo a produzir um balanço geralmente negativo, salvo raríssimas exceções, que, nessa proporção, não comprometem o curso e a dinâmica geral do sistema capitalista global.

A teoria ainda coloca abaixo um jargão tradicional da ecopolítica contemporânea: “Pensar globalmente, agir localmente”, pois evidencia como esta máxima, mundialmente perpetuada, está hoje superada, atualizando-a para o cenário desse início do milênio na forma de: “Pensar globalmente e agir alinhadamente em todas as dimensões, desde o local até o global”.

Conclui que se não for desse modo (alinhado e global), o sistema capitalista assimila estas ações, incorporando-as em seu sistema de reprodução antiecológico, por pressuposto, como uma espécie de mecanismo de autodefesa e de administração/gestão dos impactos, qualificando-os como “defeitos”. Também avança na cobrança de um aggiornamento e reposicionamento no campo ideológico da esquerda bem como do setor do movimento ecológico que atua como ‘linha auxiliar’ das classes dominantes, ao qual faz uma crítica contundente.

Gert Schinke, filho do médico e escritor Dr. Werner Schinke e da museóloga Gisela Schinke. Nasceu em 1956, em Montenegro (RS). Desde 1993 reside no Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina.

É titular coordenador geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinense (FEEC) e presidente executivo do Instituto Para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima (INMMAR).

Estudou Engenharia Mecânica e História na UFRGS. Autodidata, já fez mais de 300 palestras ecológicas pelo país. Participou da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), da Amigos da Terra, do Greenpeace e da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente’, em Cubatão, SP.

Publicou o livro Ecologia Política (Editora Tchê, 1986).

Foi dirigente do movimento ecológico gaúcho, militou no movimento estudantil , lutou pela redemocratização e a anistia, e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Em 1986 integrou a primeira Brigada Brasileira para a Colheita de Café na Nicarágua. 

Concorreu à Assembleia Constituinte pelo PT do RS. 

Em 1988, numa ação/protesto participou da ‘tomada da chaminé do Gasômetro’. 

Elegeu-se vereador pelo PT em Porto Alegre e aprovou a Lei do Patrimônio Histórico-Cultural, Natural e Paisagístico, Lei de Incentivo à Cultura (tipo a Lei Mendonça em São Paulo), o Programa Cicloviário de Porto Alegre etc. 

Ainda em 1988 conheceu Chico Mendes e no ano seguinte participou do 1o Encontro dos Povos da Floresta em Altamira no Pará, sob o calor do assassinato de Chico Mendes ocorrido apenas um mês antes. Em 1991 deixou o PT e filiou-se ao Partido Verde (PV), participou da Executiva Nacional e se desfiliou em 1993. 

Em Florianópolis organizou e coordenou, em 1996, o Seminário Para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito do Pântano do Sul – Nossa Agenda 21. 

Criou o Projeto Cultural Nautilus Parque do Mar, fundou em 2000 o Instituto Para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima (INMMAR). 

Em 2005 lançou a proposta de criação do Parque Natural do Pântano do Sul. No ano seguinte foi eleito Representante Titular Distrital do Pântano do Sul para o Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor Participativo de Florianópolis e articulou a atuante ‘bancada popular’, com representantes de diferentes movimentos sociais da cidade naquele colegiado.

Fala várias línguas e especializou-se no exterior: Curso Internacional sobre Projetos Ambientais nos EUA; Coordenação, Articulação e Moderação de Grupos na Alemanha, que o habilita a articular projetos complexos de grande envergadura, envolvendo equipes multidisciplinares.

Como micro-empresário atuou no transporte escolar e na apicultura. Operou em propaganda comercial e trabalhou no BESC, na coordenação do ‘setor de responsabilidade social’.

Airton Engster dos Santos






Abertas inscrições para o Garota Uame em Estrela-RS


Abertas inscrições para o Garota Uame

Abriram as inscrições para as candidatas ao Garota Uame 2014/15, no baile a ser realizado dia 23 de novembro, na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias – AMBI com animação do Conjunto Paradigma.

Atualmente a Rainha da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, é a representante da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, Júlia Tomasi (foto).

Segundo o presidente da Uame, Aloísio Mallmann, cada bairro pode inscrever até duas candidatas e o prazo termina dia 31 de outubro.

As inscrições podem ser feitas no Salão Elegance ou pelo fone 9615 5140 ou então com o próprio presidente Alosio, pelo telefone 9995 8354.

O Regulamento do concurso já está a disposição.

Na noite do baile, será escolhida a Rainha, duas princesas e a miss simpatia, sendo que os jurados só serão conhecidos momentos antes do concurso.

Matéria e foto: Luiz Carlos Freitag
30.09.13

Dinacon participa da maior feira de mineração da América Latina


Dinacon participa da maior feira de mineração da América Latina

Dos dias 23 a 26 de setembro, a empresa Dinacon esteve presente na maior feira de mineração da América Latina, a Exposibram. A feira internacional ocorreu no Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e contou com 15 mil m² de estandes.

A Exposibram é conhecida por apresentar as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores. Entre eles, a Dinacon, que apresentou em seu estande os principais produtos e serviços, como o Dinatron Iriun, um detonador eletrônico utilizado como sistema de iniciação para explosivos em minerações a céu aberto, subsolo e obras civis.

O diretor comercial da Dinacon, Sandro Gomide explica que a Exposibram é vitrine para os principais players do negócio de mineração. “Estar presente na feira agrega muito valor à marca e reforça a sensação de estar comprando certo por parte dos clientes”, afirma. O evento ainda é tido pela empresa como oportunidade para apresentar os produtos e serviços àqueles que ainda não conhecem como clientes potenciais, como estudantes, professores e demais stakeholders. 

A Dinacon

Com sede em Estrela desde o ano de 1999, a Dinacon possui atuação em todo o Brasil. A empresa disponibiliza, além do suporte técnico, todos os tipos de produtos explosivos e acessórios ao mercado brasileiro autorizado ao seu uso, para a atividade de mineração e/ou desmonte de rochas. O Certificado de Qualidade ISO 9001 mantém o rótulo de excelência da Dinacon.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa Grupo Conpasul – Agência Pro Innovation
Legenda:

História da Rádio Studio FM 98.3 de Estrela-RS



André Sauter e a Rádio Comunitária de Estrela

A Rádio Studio FM, 98.3, Comunitária de Estrela, com certeza ocupa hoje papel preponderante no cotidiano dos estrelenses.

Com uma programação variada, informação, música, cobertura de eventos sociais, programas religiosos, promoções diversas, a emissora vem ganhando identidade junto ao exigente público ouvinte.

Conversamos com André Sauter, diretor da rádio, que nos contou sobre as dificuldades que tiveram que ser vencidas para levar a Studio ao ar.

André Sauter, um jovem de 33 anos de idade, filho de Paulo Sauter e Maria Elisa Sauter. Possui dois irmãos, Silvano e Anderson. Casado com Mariana Schonhalz.

Formado em Resgate Geral e Resgate em Locais Confinados, possui a empresa Rota-Sul Extintores desde 1997.

Ideia da Rádio:

Conheceu Airton Barbosa (falecido), um especialista em rádio, em Santa Clara do Sul, que possuía uma emissora comunitária em caráter experimental naquele município.

André Sauter disse que foi visitar por curiosidade a rádio do amigo, sendo convidado aceitou fazer um programa semanal. A esposa foi junto, e como falava o idioma alemão, chegou a fazer entrevistas com pessoas que vinham da Alemanha.

Conversou com um pessoal em Estrela, Geraldo Mânica, Renato Zanella e José Inácio Birck, lideranças das quais recebeu incentivo para instalar uma Rádio Comunitária no município.

Sauter lembra que contou com apoio de Leandro Scheer para encontrar um local para servir como primeiro endereço da nova rádio, que foi instalada na Rua Dona Rosália no bairro Boa União em Estrela.

Enquanto o amigo Airton de Santa Clara cuidava dos aspectos legais, Sauter e Leandro se dedicavam a as questões operacionais.

Finalmente a rádio entra no ar em caráter experimental, funcionando entre 2002 e 2003. Um carro de som circulava pelas ruas dos bairros anunciando a nova emissora, que ocupava o 91.7 no dial.

Os primeiros programas foram Bom Dia Cidade com Carlos Garcia e Paradão Sertanejo com Leandro Scheer. Logo após se somaram Cristiano Nogueira da Rosa e Jairo Bala.

Nova parada foi necessária, período em que foram roubados os transmissores da rádio, encontrados depois por Sauter e Lenadro no interior de Canudos do Vale. O ladrão havia trocado os transmissores por um colchão velho.

Em 2004 a rádio volta ao ar, com novo endereço, no bairro Oriental, já com toda documentação necessária. Sauter lembra que Leandro Scheer teve papel decisivo para conduzir o processo de legalização da nova emissora.

Foi nesta época que a Rádio Studio recebeu seu nome definitivo. Segundo André foi Jairo Bala quem escolheu o nome.

Por falta de recursos financeiros foi necessária nova parada. E por fim, no dia 19 de outubro de 2007, abre definitivamente a Rádio Studio FM 98.3, transmitindo desde a Rodovia RST 453, km 39,5, onde funciona até hoje, no bairro Boa União em Estrela.

André Sauter, fala emocionado que a emissora começou do marco zero. Criou uma identidade própria. Feita do povo para o povo, com programação variada FM estilo AM.

“Uma rádio que não esquece o passado de sua gente como forma se situar-se no presente podendo planejar para o futuro”, disse o administrador da Studio.

O Jornalismo foi implantado em 2010, mantido até hoje, priorizando as questões locais, e situação das rodovias no dia a dia.

As igrejas, 13 congregações, desde católica até evangélicos de diversas denominações possuem programas na Rádio Studio FM.

A emissora faz transmissões externas, estando presente nas diversas promoções da comunidade como: Viva o Taquari Vivo, Sindilojas, Domingo Clássico, Semana da Mulher, Eventos Gospel, CTGs, Lançamento de livros, eventos da Brigada Militar como a formatura do Proerd, trabalhos da Univates, festas das igrejas, associações, Estrela Multifeira e muito mais.

Realiza promoções na Páscoa e Natal para crianças carentes. Tudo para ficar junto de nossa gente afirma Sauter.

Para 2014, a Rádio Studio FM devera apresentar novidades, como uma unidade móvel e incrementar o jornalismo. Será apresentada a nova logomarca que na opinião de Sauter, vai identificar ainda mais a emissora com o povo estrelense. Mas o slogan será mantido - “Você não houve, Você sente”.

A Rádio possui Mariana Schonhalz no setor administrativo e Loreno Graef na técnica.

Programação da Rádio Studio FM:

06hs – Bom dia Cidade – José Carlos Garcia;
10hs – O Clube do Ouvinte – Mathias – Programa para dona de casa;
11hs – Entrevistas em Geral – Mathias Kramer;
11hs45min – Redação Studio – Jornalismo Geral Local – .Júlio Cesar Lanhard;
12hs30min – Musical Alemão Clássico;
13hs – Musical com Bandinhas – Mathias Kramer;
14hs – Bandinhas Alemãs – Júlio Cesar Lenhard;
17hs – Sertanejo – Maico Freitas;
18hs – Bandinhas com João Pedro Stacke.
20hs – Programação Evangélica e Gospel até 00hs. 
Aos domingos são apresentados dois programas especiais:
Das 09hs às 12hs30min – Roda de Chimarrão com Gastão Valandro;
Das 12hs30min às 13hs30min – As Bandas estão voltando com Valdir Sudbrack.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Matéria Publicada no Jornal Folha de Estrela








Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos

Vôlei da Conpasul disputa vaga no Estadual do Sesi


Vôlei da Conpasul disputa vaga no Estadual do Sesi

As atletas de vôlei da Conpasul voltam às quadras esse final de semana. Sábado, dia 28 de setembro, ocorrem as disputas que garantem vagas para a etapa Estadual dos Jogos do Sesi 2013.

A partida começa às 10h contra a equipe Indústria de Calçados Wirth, do município de Dois Irmãos. Os jogos serão realizados no Ginásio da ACEB – Braskem, em Montenegro (área do 3º Polo Petroquímico de Triunfo, Via Contorno, 850, junto à Estação Ambiental da Braskem).

Fazendo parte da chave A, a Conpasul ainda joga contra a equipe Bruning Tecnometal, de Panambi. A chave B é composta pelos seguintes times: Eletrobrás CGTEE (Candiota), Marcopolo (Caxias do sul), AGCO (Canoas).

Os jogos serão disputados no sistema melhor de três sets. As primeiras colocadas de cada chave estarão classificadas para a etapa estadual.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa do Grupo Conpasul – Agência Pro Innovation

Legenda: Equipe feminina de voleibol da Conpasul conquistou o 1º lugar na etapa Regional dos Jogos do Sesi

Estrela-RS - Sindilojas apresenta projeto à Prefeitura


Sindilojas apresenta projeto à Prefeitura de Estrela

Com o objetivo de apresentar a premiação Atitudes Vencedoras, o Sindilojas Vale do Taquari visita prefeituras da região. Na quinta-feira (26), a comitiva da entidade, liderada pelo presidente Marcos André Mallmann, esteve em Estrela.

O grupo foi recebido pelo prefeito Carlos Rafael Mallmann. A partir desse contato mais próximo, o Sindilojas quer fechar convênios com as Administrações Municipais para a realização do Atitudes Vencedoras. O projeto irá premiar as melhores ideias de empresas, empresários e colaboradores a partir de pesquisa de opinião pública, que será realizada pela Customers Consultoria Empresarial. O trabalho de pesquisa vai ocorrer de janeiro a abril de 2014, e a divulgação dos vencedores em julho do próximo ano.

Matéria: Jônatas dos Santos

Estrela-RS - Mutirão vai cadastrar moradores do Pinheiros


Mutirão vai cadastrar moradores do Pinheiros

Os moradores do Bairro Pinheiros vão poder realizar, neste sábado (28), sua inscrição ou atualizar seus dados junto ao Cadastro Único, sistema adotado pelo Governo Federal para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda em todos os municípios do país.

O mutirão organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação ocorrerá das 8h às 11h30min, na Emef Pinheiros. Famílias de baixa renda são entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

Para estas, é possível acessar o Bolsa Família, além de descontos nas contas de água e luz. Para efetivar o cadastro é fundamental portar os documentos de todos os membros da família.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Prefeitura de Estrela lança Jornada de Combate às Violências


Prefeitura de Estrela lança Jornada de Combate às Violências e pela Cultura da Paz

O Governo de Estrela lança no dia 1º de outubro, às 16h, na Câmara de Vereadores de Estrela a Jornada de Combate às Violências e pela Cultura de Paz. Durante todo o mês ocorre ciclo de palestras com especialistas no assunto e duas comunidades receberão ações práticas.

A Jornada foi pensada com base no quadro crescente de violências, muitas delas acometidas nos próprios lares. “Temos dados estatísticos que mostram que o principal agressor é um membro da família”, lembra a psicóloga da Secretaria de Saúde do Município, Lilian Hauschild. Para o secretário da pasta, Elmar Schneider, trata-se de um momento de profunda reflexão e que pretende preparar profissionais, professores e estudantes para lidar com esta realidade.

As palestras iniciam-se já no dia 2 de outubro, na Sociedade Ginástica de Estrela, com abertura às 19h com o promotor de Justiça Daniel Cozza Bruno. Em seguida falará o médico pós-graduado em psiquiatria Rafael Moreno, abordando o tema Violência na Escola.

Já no dia 8 duas palestras estão previstas. À tarde, às 14h, a monja zen budista Coen Sensei deve ser a grande atração da jornada. Paulistana, a jornalista que converteu-se ao zen budismo é reconhecida pelo seu trabalho em projetos de cunho ambiental e de paz e ministra diversas palestras pelo país, além de entrevistas especiais, como no Programa Jô Soares, da TV Globo. No mesmo dia, à noite, às 19h, a psicóloga Catula Pelisoli abordará o tema Os sete erros na avaliação de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O ciclo prossegue no dia 15, às 19h, quando o mestre em Educação, Eduardo Saraiva fala sobre Gênero e Violência: família, escola e trabalho. A última palestra será ministrada pelo obstetra humanista Ricardo Jones que falará sobre a Humanização do Nascimento para uma Cultura de Paz. Todos os encontros serão na Soges, gratuitos e abertos à comunidade, que está sendo convidada a trazer, de forma espontânea, um quilo de alimento não-perecível.

A Jornada prevê ainda duas ações práticas, nos bairros Imigrantes e Moinhos. Os chamados Mutirões da Paz ocorrem no dias 26 de outubro e 23 de novembro, respectivamente. No dia 26 o evento iniciará com caminhada saindo às 8h15min em frente à Prefeitura em direção à Associação de Moradores do Imigrantes. Pelo caminho será recolhido o lixo deixado pelas ruas. No bairro, diversas oficinas como separação do lixo, orçamento familiar, compostagem e de música serão realizadas com os moradores. “A ideia é ser uma manhã festiva, onde o tema da violência também será abordado com crianças, jovens, adultos e idosos”, explica Schneider. O mesmo ocorrerá no dia 26, no Moinhos, também iniciando-se com uma caminhada às 8h15min, desta vez partindo da Rodoviária.

Matéria: Jônatas dos Santos

Estrela-RS - Meio Ambiente busca a conscientização dos alunos


Meio Ambiente busca a conscientização dos alunos

Na sexta-feira (13), os Agentes Mirins de Educação Ambiental de Estrela divulgaram o cronograma de recolhimento do lixo, no Centro da cidade, ressaltando a importância da separação e da correta destinação do mesmo. Folderes foram entregues a moradores e estabelecimentos comerciais.

A ação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, em parceria com o Projeto Mais Educação das Emefs Odilo Afonso Thomé e Ruth Markus Huber.

Já, para comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, foi realizado plantio de diversas espécies nativas em parceria com a comunidade escolar. Incentivou-se o plantio do Ipê-roxo, árvore símbolo do município e foram passadas informações sobre as características e importância das espécies nativas e do Bioma Mata Atlântica aos alunos. As árvores, além de proporcionarem beleza e harmonia paisagística contribuem para purificação do ar, melhoria do microclima da cidade, redução na velocidade dos ventos, influência do balanço hídrico, abrigo e alimento à fauna e amortecimento de ruídos.

Matéria: Bruna Nunes

Avenida Rio Branco recebe faixa elevada em Estrela-RS


Avenida Rio Branco recebe faixa elevada

Na quinta-feira está prevista a construção de uma faixa elevada na Avenida Rio Branco, em frente a Rodoviária. A obra deve exigir adequações no tráfego até sua conclusão.

O Departamento de Trânsito de Estrela espera facilitar a travessia de pedestres no local. Desde segunda-feira placas indicam a necessidade de redução da velocidade. “As travessias elevadas ajudam os pedestres e servem como alerta aos motoristas imprudentes. Ali é um local de grande fluxo e que precisava deste mecanismo”, salienta o coordenador Arcelino Mädke.

Durante o processo de construção Brigada Militar e Departamento de Trânsito farão o monitoramento do local.

BOX
A faixa elevada é uma lombada com a largura da faixa de pedestre, utilizada para a travessia e que possibilita a circulação em nível entre calçadas opostas, atendendo as especificações técnicas da ABNT NBR 9050.

Matéria: Jônatas dos Santos

Caderno de Variedades de Adriana Lara - Jornal Folha de Estrela - setembro de 2013

Clicar na imagem para ampliar





Clicar na imagem para ampliar

Estrela-RS - Cleto Werle recebe Medalha da Defesa Civil Estadual



Estrelense recebe Medalha da Defesa Civil

Na segunda-feira, dia 23 de setembro de 2013, tendo por local o Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini em Porto Alegre, Cleto Werle de Estrela, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Defesa Civil Estadual.

A Medalha foi entregue pelo Governador do Estado Tarso Genro, acompanhado pelo Coronel Moaino, Chefe da Casa Militar.

A honraria é definida por Lei Estadual 29.638 de 19 de maio de 1980. Cleto recebeu a Medalha Classe 1.

Cleto esteve acompanhado em Porto Alegre pelo Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Jorge Both e do Agente Carlos Alessandro Bremm.

A indicação de Cleto Werle seguiu a partir da Defesa Civil de Estrela, referendado pelo Tenente Coronel Renner – Coordenador da Defesa Civil Regional do Vale do Taquari.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Jorge Both, a matéria do Jornal Folha de Estrela sobre o trabalho de Cleto na comunidade estrelense, como especialista nos alagamentos do Rio Taquari, teve papel importante para destacar o laureado.

Both afirmou ainda que a conquista de Cleto a nível Estadual, é um reconhecimento também a Defesa Civil de Estrela, que vem se estruturando tecnicamente e aperfeiçoando seu quadro de colaboradores. O objetivo é se tornar referência regional.

O Estado reconhece esse trabalho comunitário de Cleto que há 40 anos se dedica para entender os fenômenos da natureza no Vale do Taquari, e que sirva de exemplo para todos, reforça Both.

Por sua vez Cleto Werle, disse que sentiu muita emoção no momento em recebeu a Medalha do Governador, e já está a postos novamente, entre mapas, riscos e rabiscos, procurando respostas que possam servir em momentos de enchentes do Rio Taquari. Se antecipar para poder orientar as famílias que moram em áreas alagadiças, com objetivo de minimizar o sofrimento da nossa gente, finaliza.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos

Estrela-RS - Governador do Rotary Club é recebido na Prefeitura


Governador do Rotary Club é recebido na Prefeitura

Na manhã de terça-feira (24), comitiva do Rotary Club de Estrela foi recebida pelo prefeito Carlos Rafael Mallmann e pelos secretários de Educação, Marcelo Mallmann e Planejamento, Marco Wermann. Na ocasião, o Governador do Distrito 4700, Rudimar Borguetti e sua esposa Rejane Borguetti conversaram com o prefeito contando as principais atividades do clube em Estrela, no distrito e sobre a atuação internacional, em especial nas campanhas de combate a poliomielite.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito apresentou a proposta de troca de endereço da Administração e a cedência de salas a várias entidades de Estrela, entre elas o Rotary.

Matéria e foto: Bruna Nunes

Estrela-RS - Coleta Seletiva é realidade


Coleta Seletiva é realidade em Estrela

A pouco mais de um mês a coleta seletiva de Estrela diferencia dias, horários e até a forma de recolhimento dos lixos seco e orgânico.

Conforme o secretário da pasta, Hilário Eidelwein, com o novo roteiro adotado fica mais claro para o cidadão esta diferenciação. “Até então, além de ser o mesmo caminhão que recolhia o lixo seco e o orgânico, as datas eram confusas para os moradores. Neste momento precisamos que cada cidadão faça sua parte separando o lixo em casa”, ressalta.

A principal vantagem da coleta seletiva é a facilidade com que o material pode ser reaproveitado. As 19 toneladas diárias de lixo produzidas no município vão para Usina de Tratamento de Lixo Doméstico instalada no Distrito de Delfina. Lá, cerca de 30 operários fazem a separação dos resíduos que passam por uma esteira. “Quando se mistura o lixo orgânico como restos de erva e comida é praticamente impossível selecionar o material ou ele perde muito o seu valor econômico”, ressalta Eidelwein. Com a nova coleta, o secretário espera que o quadro mude. O que é reciclável como plástico, papéis, papelões e vidros são vendidos periodicamente em leilões públicos. Já o material sem valor ou orgânico vai para célula de rejeitos.

Matéria: Jônatas dos Santos

Estrela-RS - Semana Farroupilha é festejada na Emei Raio de Sol



Semana Farroupilha é festejada na Emei Raio de Sol

Em comemoração a Semana Farroupilha, na terça-feira (17), a Emei Raio de Sol recebeu a visita do peão Paulo Vítor Plentz e seu cavalo, que motivou várias perguntas dos alunos. Na oportunidade foram apresentadas músicas gauchescas animadas pelo som da gaita.

A data também foi lembrada durante a semana com mateadas e com a execução do Hino Riograndense.

Matéria: Jônatas dos Santos

Pequena enchente no Rio Taquari chegou a preocupar Defesa Civil de Estrela


Pequena Cheia do Rio Taquari chegou a preocupar a Defesa Civil de Estrela-RS. Durante todo final de semana do feriado farroupilha uma equipe ficou de plantão, monitorando a precipitação pluviométrica na Bacia do Rio Taquari-Antas. A subida das águas também mereceram atenção especial. No domingo às 17 horas o Rio chegou ao seu ponto mais elevado, 18 metros e 60 centímetros, conforme medida na régua do Porto de Estrela-RS.

O Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Jorge Both, disse que é preciso atenção total, e o projeto é aperfeiçoar ainda mais o sistema de obtenção de informações para fazer projeções de cotas com mais precisão e em menor tempo.

O sistema de réguas é defendido por Both, inclusive com medição em municípios que se encontram a montante de Estrela-RS.

A Defesa Civil de Estrela, está localizada na Rua Borges de Medeiros, 306, telefone, 3981-1174.





Estrela-RS - Bancários da Caixa Econômica Federal em Greve

Assim como demais bancários do Rio Grande do Sul, funcionários da Caixa Econômica Federal de Estrela, também decidiram aderir à greve no dia 23 de setembro de 2013.

A agência localizada na Rua Júlio de Castilhos, no Centro, amanheceu com uma faixa alertando para Greve. Os bancários permaneciam na frente da Caixa Econômica Federal. Os caixas eletrônicos estavam funcionando.

O Rio Grande do Sul conta hoje com aproximadamente 25 mil funcionários em instituições bancárias. A principal reivindicação dos bancários é o aumento de 11,93% nos salários, além de maior participação nos lucros dos bancos, fim de metas consideradas abusivas e ampliação do investimento em segurança bancária e atendimento pós-assalto e sequestros de trabalhadores, fim das demissões e maior volume de contratações, entre outras reivindicações. A categoria já rejeitou a primeira proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 6,1%.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos