Estrela-RS - Feira de Artesanato de Natal 2013






Feira de Artesanato de Natal

A Estrelart – Associação dos Artesões de Estrela, que tem como presidente Simone Wolker, promove a já tradicional Feira de Artesanato de Natal, de 6 a 8 de dezembro de 2013, tendo por local o Ginásio do Colégio Santo Antônio, localizado no Centro da cidade.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura Municipal, Núcleo Cultural de Estrela, Comunidade Evangélica, Comunidade Católica e Câmara Municipal de Vereadores.

Diversas lojas do nosso comércio estão patrocinando o evento, na maioria delas que comercializam produtos que são utilizados por artesões em suas obras.

Folders e cartazes estão sendo distribuídos para divulgar o evento, que ocupa papel de destaque neste período do ano.

Muitas pessoas da comunidade aproveitam a feira para adquirir produtos únicos, manufaturados e diferenciados da Feira, para presentear parentes e amigos no Natal.

Cristina Müller – A Artesã:

Falamos com Tereza Cristina Müller, moradora do Centro de Estrela, que regularmente participa das feiras promovidas pela Estrelart.

Disse que aprendeu a fazer artesanato ainda na juventude, com incentivo de sua mãe Edith. Aos domingos depois que vinha do culto da IECLB, utilizando cordas retiradas de sacos de açúcar e trigo a mãe lhe ensinava crochê.

“O artesanato me preenche. Gosto de sentar à tardinha em minha residência e produzir as peças que vão surgindo ao natural. Quase como uma terapia”, afirma a feirante.

Transformou a sala de sua casa num verdadeiro atelier de produção. Tem panos e diversas caixas com linhas coloridas que vão se transformando em produtos que serão comercializados na Feira.

Para feira do Natal, Cristina já vem trabalhando há meses. Ninguém vai ficar sem presentes, pois tem peças para qualquer orçamento, reforça Cristina.

Este ano além de diversos itens com temas natalinos, como panos de prato, toalhas e peças do vestuário, vai levar para vender na Feira, itens com o Brasão e a Bandeira do município de Estrela.

Tereza Cristina tem uma relação sentimental com os símbolos do município, pois seu pai, Dr. Lauro Reinaldo Müller foi quem idealizou em 1953 o Brasão e em 1968 a Bandeira. É de pai para filha, disse. Quem vem de fora passar o Natal por aqui, pode levar uma lembrancinha de nossa Estrela, lembra a artesã.

Afirmou ainda que gosta de estar entre as amigas e amigos da Associação, e do movimento da Feira. Existe muito respeito entre todos, é como uma família, afirma. “Por exemplo, tenho clientes que em todas as feiras compram meu artesanato. Outros preferem itens de colegas, e isso é muito importante, pois assim todos têm retorno pelo seu esforço”, finaliza Cristina.

Marilsa Moraes – A preferência pelo Artesanato

Moradora do Bairro Moinhos em Estrela, Marilsa Moraes considera o artesanato um trabalho lindo, feito com amor, peça por peça, por isso gosta de adquirir os produtos. É gratificante também, a alegria e satisfação dos artesãos em ver seu trabalho pronto e reconhecido.

“É ótimo participar das Feiras da Estrelart, passear nos estandes, que sempre tem novidades. É um local para encontrar amigos e fazer a troca de ideias a respeito da beleza das obras comercializadas, pois todos os artigos são lindos” disse Marilsa.

Saiba Mais - Associação de Artesãos de Estrela - Estrelart: 

Entidade representativa dos profissionais que atuam no artesanato em Estrela, com a finalidade de promover troca de experiência, defesa de direitos comuns, estudo da legislação específica, comercialização de produtos, realização de feiras, cursos, encontros e exposição dos trabalhos de pintura, bordado, crochê, cerâmica, madeira, papel reciclado, etc.

Os Dias e Horários da Feira de Natal:
Sexta-feira – 06 de dezembro – Das 9hs às 21hs
Sábado – 07 de dezembro – Das 9hs às 21hs
Domingo – 08 de dezembro – Das 09hs às 18hs

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela

Nenhum comentário: