Antônio Cledy Menezes Veloso é Cidadão Estrelense



Veloso é cidadão Estrelense

Após a sessão ordinária desta segunda-feira (25), da Câmara de Vereadores de Estrela, os vereadores e o público permaneceram no plenário, pois às 20h teve início a sessão Solene de concessão de título de Cidadão Estrelense ao servidor público, hoje coordenador de Turismo do Município de Estrela, Antônio Cledy Menezes Veloso.

A idéia de homenagear o carioca que está há 41 anos em Estrela partiu do vereador Andréas Hamester (PP), colega do homenageado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULTUR). Hamester justificou a indicação, que ainda no mês de outubro foi aprovada pelos demais colegas, “pela atuação do homenageado em prol das causas comunitárias, que devem servir de exemplo a todos os estrelenses”.

O texto do Projeto de Lei 02/2013, de autoria do vereador Andréas Hamester, traz na mensagem justificativa um breve histórico do homenageado, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 23 de junho de 1950, e começou a exercer suas funções como servidor público municipal no mês de janeiro de 1973, na Prefeitura de Estrela. Veloso, como é carinhosamente conhecido pela comunidade, é casado com Roseli Heller Veloso, cuja união gerou os filhos Antônio Augusto e Evelise. Veloso é avô de Lívia e Vinicius.

Da tribuna, o vereador Hamester destacou que o homenageado desde que assumiu um cargo na administração do então prefeito Gabriel Aloisio Mallmann, permeneceu na prefeitura durante os mandatos seguintes de Hélio Musskopf, Gunther Wagner, Leonildo José Mariani, Geraldo Manica e Celso Bronstrup. Durante esse período exerceu os cargos de Oficial de Gabinete, Oficial Administrativo e Coordenador e Guia de Turismo. Atualmente, após aposentar-se em 1º de julho de 2012, segue como coordenador e guia de turismo no governo do Prefeito Carlos Rafael Mallmann.

Em seu pronunciamento Andréas leu passagens de cartas enviadas em homenagem à Veloso, de ex-colegas e amigos distantes.

O homenageado ainda ouviu as palavras do Prefeito Carlos Rafael Mallmann, que lembrou de histórias em comum, como quando conheceu Veloso, ainda pequeno, no gabinete de seu pai, o então prefeito Gabriel Malmann e destacou a cordialidade e competência com que Veloso sempre realizou seu trabalho.

Por fim, o mais novo cidadão Estrelense falou sobre histórias curiosas desde sua chegada ao município, relatando algumas realizações e dificuldades. “Nos primeiros anos eu enfrentei muitas dificuldades com o idioma, pois antigamente se falava o dialeto alemão com muita freqüência, e eu anotava como se pronunciavam algumas palavras para ir aprendendo” relembra. Também lembrou o início do Roteiro Delicias da Colônia. “No início eu ficava em frente ao shopping em Lajeado nos fins de semana abordando ônibus de turistas fazendo convite para que conhecessem nosso município, era o início do que hoje é o roteiro Delicias da Côlonia, que eu não comecei sozinho, tive o apoio importante de muitos colegas” revela.

Incansável, Veloso ainda discorreu brevemente sobre alguns projetos que ainda pretende realizar. “Acredito que um próximo investimento interessante seria a exploração do turismo náutico, pois o rio Taquari ainda pode nos dar muito” conta.

Após a sessão, Veloso recebeu o abraço de diversos amigos presentes.

Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: