Monja zen budista Coen Sensei em Estrela-RS


Fotos - Airton Engster dos Santos

Na tarde de terça-feira (8), um grande público de mais de 500 pessoas lotou o salão de festas da Sociedade Ginástica Estrela para ouvir a monja zen budista Coen Sensei. A jornalista, convertida ao zen budismo, iniciou a conversa de mais de duas horas com uma meditação. Em silêncio a plateia fez exercícios de respiração e acompanhou seus relatos.

Monja Coen é missionária oficial da tradição Soto Shu, com sede no Japão. Antes de ser religiosa foi repórter em diversos jornais do Brasil. “Na época da Ditadura Militar vivi casos de violências com colegas e gente dos dois lados do regime”, conta. Ela enfatizou a necessidade das pessoas terem atitudes de paz e evitar o conflito. Lembrou o caso da independência da Índia, quando Mahatma Gandhi liderou um movimento pacifista, que sem o uso de armas ou força conquistou a liberdade da então colonizadora Inglaterra. 

A palestra faz parte do Ciclo realizado pelo Governo de Estrela na Jornada de Combate às Violências e Pela Cultura da Paz. À noite, a psicóloga Catula Pelisoli aborda o tema “Os Sete Erros na Avaliação de Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A jornada tem palestras ainda no dia 15 e dia 28 de outubro. Já nos dias 26 de outubro e 23 de novembro ocorrem os Mutirões da Paz, atividades nos bairros Imigrantes e Moinhos.






Nenhum comentário: