Prefeitura de Estrela lança Jornada de Combate às Violências


Prefeitura de Estrela lança Jornada de Combate às Violências e pela Cultura da Paz

O Governo de Estrela lança no dia 1º de outubro, às 16h, na Câmara de Vereadores de Estrela a Jornada de Combate às Violências e pela Cultura de Paz. Durante todo o mês ocorre ciclo de palestras com especialistas no assunto e duas comunidades receberão ações práticas.

A Jornada foi pensada com base no quadro crescente de violências, muitas delas acometidas nos próprios lares. “Temos dados estatísticos que mostram que o principal agressor é um membro da família”, lembra a psicóloga da Secretaria de Saúde do Município, Lilian Hauschild. Para o secretário da pasta, Elmar Schneider, trata-se de um momento de profunda reflexão e que pretende preparar profissionais, professores e estudantes para lidar com esta realidade.

As palestras iniciam-se já no dia 2 de outubro, na Sociedade Ginástica de Estrela, com abertura às 19h com o promotor de Justiça Daniel Cozza Bruno. Em seguida falará o médico pós-graduado em psiquiatria Rafael Moreno, abordando o tema Violência na Escola.

Já no dia 8 duas palestras estão previstas. À tarde, às 14h, a monja zen budista Coen Sensei deve ser a grande atração da jornada. Paulistana, a jornalista que converteu-se ao zen budismo é reconhecida pelo seu trabalho em projetos de cunho ambiental e de paz e ministra diversas palestras pelo país, além de entrevistas especiais, como no Programa Jô Soares, da TV Globo. No mesmo dia, à noite, às 19h, a psicóloga Catula Pelisoli abordará o tema Os sete erros na avaliação de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O ciclo prossegue no dia 15, às 19h, quando o mestre em Educação, Eduardo Saraiva fala sobre Gênero e Violência: família, escola e trabalho. A última palestra será ministrada pelo obstetra humanista Ricardo Jones que falará sobre a Humanização do Nascimento para uma Cultura de Paz. Todos os encontros serão na Soges, gratuitos e abertos à comunidade, que está sendo convidada a trazer, de forma espontânea, um quilo de alimento não-perecível.

A Jornada prevê ainda duas ações práticas, nos bairros Imigrantes e Moinhos. Os chamados Mutirões da Paz ocorrem no dias 26 de outubro e 23 de novembro, respectivamente. No dia 26 o evento iniciará com caminhada saindo às 8h15min em frente à Prefeitura em direção à Associação de Moradores do Imigrantes. Pelo caminho será recolhido o lixo deixado pelas ruas. No bairro, diversas oficinas como separação do lixo, orçamento familiar, compostagem e de música serão realizadas com os moradores. “A ideia é ser uma manhã festiva, onde o tema da violência também será abordado com crianças, jovens, adultos e idosos”, explica Schneider. O mesmo ocorrerá no dia 26, no Moinhos, também iniciando-se com uma caminhada às 8h15min, desta vez partindo da Rodoviária.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: