Filme de Gustav Ritter com cenas filmadas em Estrela-RS é premiado em Goias




O Fica 2013 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental e da Mostra ABD Cine Goiás premiou o documentário Gustav Ritter – Uma arte, uma vida, de Ângelo Lima, obteve duas premiações.

Melhor direção de fotografia:
Ângelo Lima, por Gustav Ritter – Uma arte, uma vida

Prêmio Eduardo Benfica para o melhor filme documentário:
Gustav Ritter – Uma arte, uma vida, de Ângelo Lima

Cineasta goiano, Ângelo Lima, esteve em Estrela em de março de 2013, para filmar pontos turísticos da cidade que fazem parte de um filme, sobre a vida e a obra de Gustav Ritter. 

Henning Gustav Ritter nasceu em Hamburgo, na Alemanha, no dia 10 de março de 1904. Estudou na Escola de Artes de Hamburgo e também aprendeu marcenaria. Em 1925 veio para o Brasil e morou em Estrela, no Rio Grande do Sul, onde montou uma marcenaria. Em 1929 ele voltou para a Europa para terminar os estudos. 

Em 1949 o destino trouxe a família para Goiânia, onde Gustav permaneceu até o fim da vida. Na capital ele foi nomeado professor do Ensino Técnico Industrial e passou a lecionar Desenho de Mobiliário na Escola Técnica Federal. O artista plástico foi também professor fundador da Escola de Belas Artes da UCG e do Instituto de Belas Artes da UFG. 

O cineasta visitou o Memorial da Aepan-ONG onde viu fotos antigas do município e o Paladino, onde teve acesso ao jornal de mesmo nome que circulava na época em que Ritter morava em Estrela. 

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: