Estrela-RS - Secretaria da Saúde promove visita às puérperas e recém-nascidos


Secretaria da Saúde promove visita às puérperas e recém-nascidos

Uma visita que não dura mais de 30 minutos, mas tem a capacidade de salvar uma vida. Esquecido nos armários da Secretaria de Saúde de Estrela, o projeto voltou a ativa nesta semana. As visitas às puérperas – mães e bebês recém-nascidos, com até 30 dias de vida – já ocorriam no município, haviam parado e agora foram recuperadas a pedido do secretário Elmar Schneider. “A região registra um aumento na mortalidade infantil. Acreditamos que programas como este ajudam a minimizar este quadro”, salienta.
A visita é feita por enfermeira e técnica treinadas que levam orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê e a mãe e esclarecem inúmeras dúvidas das pacientes. Para Maribel dos Santos Araújo, do Bairro Moinhos, que recebeu a equipe na terça-feira, a experiência é muito válida. “Estava com várias dúvidas que agora foram sanadas”, menciona. No colo da mãe, a pequena Alexia Valentina não sabe, mas é a maior beneficiada.
Conforme a enfermeira Veridiana Borges, as principais dúvidas são em relação a amamentação, cuidados com o desenvolvimento físico da criança e vacinação. “Temos um questionário a ser cuidadosamente preenchido, mas muitos outros temas acabam sendo abordados na visita”, revela.
Com uma média de 50 nascimentos mês no Hospital Estrela, o projeto funciona com uma parceria entre o centro de obstetria e a Secretaria de Saúde. “O Hospital nos passa a lista de nascimentos. A secretaria faz o contato e marcamos a visita no melhor horário para a mãe”, explica a técnica em enfermagem Maria Mirtis Goergen. Se houver necessidade, explica Maria, pode até ser agendado um novo encontro. Todas as puérperas e recém-nascidos do município receberão a visita, com exceção das áreas de Estratégia Saúde da Família (ESF) que possuem equipe multidisciplinar própria para realizar o trabalho.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: