Secretário de Agricultura de Estrela-RS palestra na Suinofest


Secretário de Agricultura palestra na Suinofest

O Secretário de Agricultura de Estrela e ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (Abcs), José Adão Braun, palestrou na reabertura da 12ª edição da Suinofest, em Encantado, na sexta-feira (14). O secretário retratou a experiência de Estrela com o Serviço de Inspeção Municipal – SIM.
Na plateia, mais de 20 secretários de Agricultura do Vale do Taquari. “Alguns municípios ainda não possuem o SIM, que é fundamental para desenvolver a agroindústria familiar”, revela Braun.
O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural.
São oito agroindústrias com inspeção no município, além dos estabelecimentos comerciais que trabalham com embutidos. Para Braun, a cidade é um case de sucesso para a região e recebe inúmeras visitas durante o ano na busca de informações sobre o funcionamento deste serviço.

Matéria:JÔNATAS DOS SANTOS
Foto:Juremir Versetti

Nenhum comentário: