Reabertura da Latvida em Estrela-RS


Ato marca reabertura da Latvida em Estrela

Um ato na Prefeitura de Estrela marcou, no final da tarde de quarta-feira (5), a reabertura da empresa Latvida, fechada desde o dia 8 de maio após serem detectadas irregularidades estruturais e sanitárias. O anúncio da reabertura foi feito pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, que apresentou a nova política leiteira para o Estado.
Na oportunidade, o sócio-gerente da Latvida, Rui Sulzbach assinou o termo de compromisso e adesão ao Programa de Coleta a Granel do Governo do Estado, que pretende regulamentar o transporte e coleta do leite desde as propriedades rurais. A proposta do Estado, baseada na Portaria 89, editada no mês de maio, é a de cadastrar todos os produtores e capacitar os transportadores para que façam a análise do leite ainda antes de recolhê-lo. “A Latvida sempre primou pela qualidade do leite. Prova disso é que somos a primeira empresa do RS a aderir ao programa”, afirma o porta-voz da empresa, Paulo Pereira.
Para o secretário Mainardi, a operação deflagrada pelo Ministério Público forçou um amadurecimento de toda cadeia produtiva do leite. “Tivemos que ser duros em muitos casos, como fomos com a Latvida. Mas, isso resulta numa empresa muito mais sólida e que garante a qualidade do produto entregue aos consumidores”, afirma.
O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann disse que a empresa é a sexta em arrecadação do município, com 2,6% do ICMS. “Neste período de turbulência estivemos na defesa da continuidade da empresa e da manutenção de 300 empregos em Estrela”, observa. Mallmann observa que o município é expoente no Vale do Taquari na produção leiteira, mas que é fundamental transformar a matéria-prima em produto na cidade, gerando riqueza.
No final do ato tomou posse o novo coordenador regional de Agricultura, Luiz Fernando Dalcin. O médico-veterinário atuará em Estrela, além de participar das câmaras setoriais de avicultura e suinocultura do Estado.

Legenda: prefeito Rafael Mallmann é testemunha em acordo entre Latvida e Estado

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: