Estrela-RS - Os livros do Dr. Schinke


Os livros do Dr. Schinke 
Publicado no Jornal Folha de Estrela em junho de 2013.

Dr. Werner Schinke é médico clínico e cirurgião geral. Formado em 1954, pela UFRGS, especializado em Medicina do Trabalho. 

Iniciou suas atividades profissionais em Estrela no ano de 1957, atuando até 2006, com passagem por Marques de Souza e Salvador do Sul.

Nascido em nove de maio de1927, em Novo Hamburgo (quarto bebê nascido na cidade após a emancipação), filho de Imgardt e Günther F. H. Schinke (médico formado na Alemanha), casado com a museóloga Gisela Schulz Schinke, tem quatro filhos: Gert, Bruno, Ralf e Walter.

Associado da Sociedade Médica do Alto Taquari, em 1955, presidente em 1960 e 1961; vice-presidente e diretor social. Sócio fundador da Unimed. Além de ter sido presidente da Soges (1971-1972). 

Recebeu o título de Cidadão Estrelense, em 22 de outubro de 1993.

Dr. Werner possui em sua biblioteca particular, livros que, segundo ele, levaria 30 anos para ler todos os exemplares.

Mas além da leitura diária, se sentiu motivado a escrever depois que se aposentou. 

Sempre teve facilidade para máquina de escrever, pois trabalhou como bancário, isso somado a um curso de computação que fez em 1993, estava aparelhado para nobre tarefa.

Um professor de Novo Hamburgo conheceu sua esposa, D. Gisela numa exposição em Novo Hamburgo, sobre a Imigração Alemã, e lhes pediu para escrever sobre a história do casal. 

Dr. Werner então produziu parte da coletânea de crônicas do livro “Nós os Teuto-Gaúchos” com o título Missão e Preservação.

Depois disso Dr. Werner traduziu o livro “Diário da África”, uma obra que surgiu após o professor da Universidade Federal do RS, Renato Oliveira, ter procurado nosso escritor, pois o Sindicato Médico estava patrocinando uma obra literária sobre médicos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul.

Ao visitar a Residência Museu da Família Schinke em Estrela, Dr. Werner lhe mostrou um diário escrito em gótico, pelo avô Karl Wilhelm Schinke, médico alemão que passou dois anos em meio à guerra colonial na África. 

Dr. Werner disse que o professor Renato ficou impressionado e sugeriu a publicação do diário, empenhando-se pessoalmente para sua concretização. A Editora Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul participou da impressão da obra, cuja tradução foi feita por Dr. Werner Schinke, com a colaboração de Gisela Schinke e Renate Hilgemann. A transcrição, primeira etapa do projeto que levou dois anos para ser concluída, foi realizada no Rio de Janeiro por Wolfgang Riedel (falecido). 

O livro “Diário da África”, verdadeira obra prima, é bilíngüe editado em português de um lado e alemão de outro.

Dr. Werner é organizador do livro “Perfis de Estrela” de Rudolfo Maria Rath – Obra Póstuma. O casal Schinke possui em seu museu várias pastas devidamente catalogadas, com escritos de Rath de 1940 a 1947 contendo informações de Estrela, que foram publicadas no jornal Correio do Povo. O trabalho veio a se consolidar num livro de suma importância para História do nosso município. Rudolfo Maria Rath foi correspondente do Correio do Povo para Estrela, no período de 21 de outubro de 1940 até 21 de outubro de 1947.

Dos mesmos escritos de Rath, os quais Dr. Werner e Dona Gisela são guardadores, está surgindo o livro, “Perfis de Estrela II”. 

Dr. Schinke está na fase final de organização e digitalização dos artigos publicados por Rudolfo Maria Rath, entre os anos de 1948 e 1968 no Jornal Diário de Notícias com informações de Estrela. O livro deverá ter 700 páginas.

Outras publicações do Dr. Werner Schinke:

- Editor dos “Cadernos Culturais” Do Centro Cultural 25 de Julho Vale do Taquari, n° 1 - 1983; n° 2 - 1984; nº 3 - 1985; n° 4 - 1986. 

- “Memorial da Sociedade Ginástica de Estrela, antigo Turnverein” – Comunicações em Anais do X Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras – Ivoti -2009. 

- “As andanças de Documentos Antigos”, e “A organização do Memorial da SOGES”.

No Âmbito da Cultura:

Dr. Werner mantém com sua esposa Gisela, o Museu Residência Schinke; Cofundador do Centro Cultural 25 de Julho do Vale do Taquari, onde foi presidente (1982 a 1986) e de 2004 a 2006; Cofundador do Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul (1985); Cofundador do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (1986); Membro da ALIVAT (Academia Literária do Vale do Taquari).

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos










Nenhum comentário: