Estrela-RS - Fibras ópticas beneficiam famílias no interior


Fibras ópticas beneficiam famílias no interior

Um projeto pioneiro no interior do município vai levar a fibra óptica para mais de 150 casas das comunidades de Arroio do Ouro e Figueira. Elas serão as primeiras beneficiadas no processo de modernização da telefonia rural. Até então, todas as comunidade eram interligadas por cabeamento óptico, mas os mesmos não chegavam até as residências.
“Haverá uma mudança significativa, especialmente na qualidade”, revela o secretário de Agricultura José Adão Braun. Com o novo sistema, que investirá cerca de R$ 395 mil em cabos e equipamentos, será possível trafegar todo tipo de dado: imagem, som e informações. Os usuários terão à disposição telefonia, internet banda larga e monitoramento de suas propriedades. Tudo isso a um custo inferior ao de mercado.
O investimento saneará outro problema, pois a comunidade da Figueira era a única do município que não disponibilizava acesso à internet aos usuários do sistema de telefonia rural, revela o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Wermann, que acompanha o processo desde seu início.
As obras, que preveem instalação dos cabos e equipamentos, devem ser entregues em 90 dias. Com isso Estrela passa a ser uma das cidades do RS com maior cabeamento óptico na zona rural, ultrapassando os 50 quilômetros. “Todo investimento nesta área, que sai do Fundo Municipal da Telefonia, busca oferecer não só um serviço de qualidade ao nosso produtor, mas melhorar sua qualidade de vida”, observa o prefeito Carlos Rafael Mallmann. Para implantar a fibra óptica em todo interior será necessário investir cerca de R$ 2 milhões nos próximos anos.
Vantagens da fibra óptica
- Dimensões Reduzidas
- Capacidade para transportar grandes quantidades de informação (dezenas de milhares de conversações num par de fibra);
- Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros.
- Imunidade às interferências eletromagnéticas;

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: