Conferência das Cidades - Estrela-RS realiza etapa municipal


Estrela realiza etapa municipal da Conferência das Cidades

Na quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Estrela, ocorre a etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades, que está em sua quinta edição. Com a proposta de discutir temas importantes como saneamento, habitação e mobilidade urbana, o encontro reuniu representantes de entidades públicas e civis, ONGs e comunidade em geral.
A abertura do evento, no Plenário Bento Rodrigues da Rosa, contou com a participação de cerca de 50 representantes. O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela, Marco Aurélio Wermann, destacou a importância da discussão das demandas, em especial em nível estadual e federal. “Nas cidades temos inúmeros fóruns permanentes de discussão, como os conselhos municipais e a própria Câmara de Vereadores”, observa. Para ele, a Conferência é a oportunidade de discutir as questões da política macro.
O presidente do Legislativo, vereador José Itamar Alves, destacou a participação de voluntários na comissão organizadora do evento, que ajudarão os demais participantes como facilitadores dentro das discussões em grupo. Já o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, salientou a importância das discussões na formação de uma política pública nacional mais participativa. “O que iremos apontar aqui poderá contribuir com mudanças necessárias não só nas cidades, mas no país como um todo”, ressalta.
A Conferência ocorre durante todo o dia. Na parte da manhã, o mestre em Planejamento Urbano e Regional, Augusto Alves, da Univates, palestrou sobre os quatro eixos de discussão: Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano - FNDU; Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; e, Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
Os participantes poderão apresentar até duas propostas por eixo, num total de dez propostas da etapa municipal a serem encaminhadas à fase estadual. No final do dia ainda serão escolhidos três delegados representantes dos órgãos públicos, das entidades de classe e da sociedade civil.

Matéria: Jônatas dos Santos
Fotos - Airton Engster dos Santos

















Nenhum comentário: