Sobrepeso infantil motiva projeto de saúde nas escolas de Estrela


Sobrepeso infantil motiva projeto de saúde nas escolas

O índice é preocupante, podendo chegar até 34% das crianças em algumas escolas do município. O sobrepeso em idade escolar motivou as nutricionistas das secretarias de Saúde e Educação a criarem um projeto específico para tratar do assunto. O Alimentando a Saúde deve iniciar no próximo mês e vai trabalhar, num primeiro momento, com as três escolas que apresentaram os piores resultados: Ruth Markus Huber (Boa União), Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Auxiliadora) e Odilo Afonso Thomé (Imigrantes).
Os resultados surgiram da avaliação antropométrica realizada nas escolas do município duas vezes ao ano, coordenada pela nutricionista Maína Hermann Strack. “Todos os alunos são pesados e medidos anualmente, o que nos possibilita acompanhar seu desenvolvimento e identificar quando há o sobrepeso”, revela. Além do sobrepeso, a pesquisa aponta 21,2% das crianças com obesidade e 5,59% delas com grave ganho de peso.
“Montamos um projeto de conscientização das crianças para a melhoria da qualidade de sua alimentação. Acreditamos que trabalhar com elas influenciará, inclusive, na alimentação da família”, ressalta a nutricionista Alessandra Isabel da Costa, que atende junto ao Centro de Especialidades de Atenção a Saúde (CEAS). Para ela, o sobrepeso não parte necessariamente de um excesso de consumo de alimentos e sim de um consumo errado. “Bolachinha recheada, frituras e refrigerantes estão no topo dos alimentos preferidos pelas crianças. Eles tem um alto valor calórico e baixo nutricional. Há crianças gordinhas e que estão desnutridas”, afirma Alessandra
O projeto trabalhará com crianças entre 6 e 14 anos em quatro etapas. Na primeira o foco será para as frutas, no segundo as verduras. Na terceira etapa as crianças vão para a cozinha, literalmente. “A ideia é construir com elas receitas criativas e que utilizem frutas e verduras em bolos e sucos”, conta. No último encontro as crianças serão convidadas a trazerem receitas de casa, motivando também a participação dos pais.
A nutricionista explica que a merenda escolar já contempla receitas especiais, como o suco ‘fanta’, feito com cenoura e laranja. No entanto, tem difícil aceitação por parte dos alunos. “Esperamos que este comportamento alimentar mude e que as crianças reconheçam a importância de alimentar-se de forma saudável”, finaliza. Durante o projeto as crianças preencherão questionários que acompanharão a sua educação alimentar.


LEGENDA: Enfermeira Jaqueline Mallmann e nutricionista Alessandra Costa criaram, em parceria com a nutricionista Maína Strack, o projeto Alimentando a Saúde.
Foto: Jéssica Taís Scheeren
Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: