Folha de Estrela - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO



Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 18.04.13

MAGRA-INVENTIVA, as "colaborações" dos Senhores Vereadores, eis as PÉROLAS:

GÉRSON (PT):

"Cada vez mais tem mais veículos".

ERNANE (PMDB):

"Acho que o pessoal tá achando que a rua é pista de corrida".

ERNANE (PMDB):

"A Sociedade Rio Branco tem um bonito Salão Paroquial, ãh, Salão Social...".

PAULÃO (PPS):

"São palavras que tem concreto".

LUIZ (PMDB):

"A Prefeitura tem uma área para construir um viaduto por baixo da ponte".

PAULÃO (PPS):

"O Ministro Eliseu Padilha, disse na época, que era inviável fazer um viaduto por baixo da ponte". 

FRASE: "Estrela está voltando a ter seu papel político. estamos voltando ao cenário" (Prefeito Carlos Rafael Mallmann).

DEPUTADO I - Muito bem, vamos continuar com o foco na eleição do próximo ano. O nome mais certo como candidato a Deputado Estadual pelo Vale do Taquari, é de Elmar Schneider, o Schneidinha, que já nos representou por duas legislatura na Assembléia Legislativa mas não conseguiu se eleger a Deputado Federal. Agora no PTB, Elmar Schneider iniciou o trabalho de pré-candidatura há mais de dois anos. Ajudou a fundar o PTB onde ele ainda não existia e inclusive auxiliou a eleição de vários vereadores pela Região.

DEPUTADO II - Porque tenho tanta certeza que ele é candidato? Pela amizade que tenho com o Sérgio Zambiasi, meu ex-colega da Rádio Alto Taquari. Ao desistir de concorrer à reeleição a Senador, Zambiasi focou, na verdade, sua intenção de aumentar a bancada do PTB na Assembléia Legislativa. E ele concorrendo a Deputado Estadual, sem dúvida vai conseguir auxiliar na eleição de muitos colegas, devido ao elevado número de votos que sempre fez. Ah, e se ele não concorrer, será que ele não vai lutar para que seu colega de Rádio Farroupilha, o Gugu, seja o candidato forte do PTB?

Leitor assíduo da Coluna, indignado com uma empresa que estaria usando a área de uma outra e produzindo som em alto volume o dia todo. "O produto não tem venda alguma no local, mas será que eles tem alvará para funcionar ali?". Parece que a vizinhança está irritada com o barulho. 

Hilário Eidelwein, Secretário do Meio Ambiente, esteve na assembléia mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Apresentou números incriveis, como o aumento no lixo recolhido. "Era de 4,5 a 5 toneladas por dia em 1996, agora, é de 20 toneladas/dia. E a Usina de Tratamento de Lixo, que era para receber tudo sem problemas até 2020, já está no limite", afirmou. São 46 pessoas que trabalham no local e estão sendo levadas escolas, vereadores, Associações de Bairros para conhecer a UTL. Segundo o Secretário, 64% do lixo recolhido é orgânico e o restante pode ser reaproveitado. Mas o problema é a seleção, infelizmente muita gente não separa em casa "e tem carros de luxo que jogam sacos de lixo em terrenos baldios ou ao longo da Trans Santa Rita".

Hilário Eidelwein falou ainda da arborização de ruas, afirmando que tem que cuidar muito o que for plantado. "Só dá prá plantar árvores que se adaptem à cidade, pois muitas quebram calçadas, derrubam pessoas com as raízes ou quebram guarda-chuvas". Dia dois de maio inicia o corte das árvores que trazem problemas e serão plantadas no local outras, compatíveis. "Não podem ser de grande porte", explicou.

Falando em Secretário: Segunda-feira, Cristiano Nogueira, titular da Secretaria Municipal de Habitação e Ação Social vai estar na Câmara. Aliás, ele sempre está assistindo as sessões. Mas agora vai usar da Tribuna Livre para fazer um relato de suas atividades frente à recém criada pasta.

E novamente a Ponte sobre o Arroio Boa Vista, foi assunto. Lorena Hauschild (PR) disse que finalmente ela foi liberada, depois de uma reforma que levou mais de um ano. "Faltam fazer algumas coisas ainda, mas acho que logo vai ser reinaugurada". Paulo Scheeren (PPS) disse não ter entendido sua abertura provisória ao tráfego, "isso é coisa do DAER mesmo".

A Irmã Terésia, administradora do Hospital Estrela fez um relato das atividades, na Tribuna Livre. Andreas Hamester (PP) destacou os 84 anos do Hospital e disse que "devemos ser sábios ao questionar, pois muitas vezes as reclamações não procedem. Se tem defeitos, temos de procurar maneira de solucionar e temos que falar também dos elogios que são feitos". Lorena Hauschild destacou o trabalho relevante da Irmã Terésia e Paulão Scheeren disse também ser um crítico no que se refere ao Pronto Socorro, mas afirmou que as coisas estão melhorando muito e por isso também cumprimentou a Irmão Terésia e seus auxiliares.

José Alves (PTB) elogiou o trabalho de organização do 48º Festival do Chucrute, que foi lançado semana passada. "O evento divulga Estrela para o Brasil e exterior". Lorena disse que além do Prefeito e Vice, todos os Secretários Municipais também estiveram presentes no seu lançamento.

Nenhum comentário: