Haitianos em Estrela-RS



Haitianos em Estrela

No bairro Boa União, reside um grupo de Haitianos, que estão trabalhando na empresa Postes Indasul em Estrela.

Segundo informações prestadas pelo grupo, vieram de avião do Haiti até Manaus, no estado de Amazonas, de onde seguiram para Estrela.

O motivo da viagem foi a busca de oportunidades de emprego. Trabalhar para enviar dinheiro para família que ficou no Haiti. Um terremoto arrasou o País, quando grande parte da população perdeu tudo o que tinha. Também há muitas dificuldades políticas administrativas.

Alguns são solteiros e outros casados, com 7, 5, 3 e 2 filhos. A maior dificuldade para o grupo é a saudade da família e da terra natal. Quando fazem a refeição lembram que a família sofre dificuldades no Haiti, isso lhes causa muita tristeza, saber que muitas vezes os filhos não tem o que comer por lá.

Eles recebem as refeições da empresa onde trabalham em Estrela. Seu horário de trabalho é a noite, e um veículo os leva e traz para república onde moram na Boa União.

Normalmente não saem de casa durante a semana. Gostam de Estrela e querem conhecer melhor o município, mas por enquanto ainda não se sentem seguros. Parecem desconfiados.

Estão ainda se adaptando ao Brasil.

Airton Engster dos Santos
Memorial da Aepan-ONG 


Nenhum comentário: