Estrela-RS - Lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Aquicultura e Irrigação, denominado Mais Peixe – Alimento de Qualidade


Secretaria do Estado de Obras e Prefeitura de Estrela apresentam programa de piscicultura

Na sexta-feira à tarde, no Plenário Bento Rodrigues da Rosa, da Câmara de Vereadores de Estrela, ocorreu o lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Aquicultura e Irrigação, denominado Mais Peixe – Alimento de Qualidade. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Estrela, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e uma série de parceiros, entre eles a Secretaria de Obras do Governo do Estado, a Emater/Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O Mais Peixe – Alimento de Qualidade vai ajudar os produtores rurais do município a realizar projetos de reforma, limpeza e ampliação de açudes já cadastrados e, também, elaboração de projetos para novos açudes. A iniciativa tornou-se viável após o município firmar uma parceria com o Governo do RS, através do Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Uma máquina escavadeira hidráulica cedida pelo Estado fará o trabalho, com apoio de maquinário da própria prefeitura.
Em um plenário lotado de agricultores familiares, além de todo grupo político do Governo Municipal e autoridades locais, o secretário estadual Luiz Carlos Busato falou aos presentes. “Somos parceiros do município nesta e em outras iniciativas como esta, que visem o desenvolvimento do campo e a melhora da renda dos agricultores”, observa.
O secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun destaca que o Mais Peixe – Alimento de Qualidade possibilitará melhorar a qualidade do pescado em Estrela e transformar o município em referência na região. “Os produtores careciam de um programa específico nesta área. É um orgulho para nós lançarmos o primeiro programa de governo exatamente voltado para os agricultores”, ressalta.
Apoiadora da iniciativa, a promotora pública de Estrela, Monica D’Ávila disse que os produtores buscam a melhoria das suas produções enquadrados na Lei Ambiental vigente. “Estou contente com este ato, porque o Ministério Público trabalhava na intenção de legalizar os açudes e agora isso está se tornando realidade”, observa. Ela destacou também a parte do programa voltada a irrigação, a qual denominou de uma “prioridade mundial”.
Mauro Stein, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo disse que a piscicultura em Estrela está com ótima estruturação tanto na criação quanto no abate e comercialização e que o programa vai alavancar um novo momento para o campo.
Por fim o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann enfatizou o desejo do Governo Municipal de trabalhar em prol dos pequenos agricultores. Disse que fará todo o esforço para a regularização e o desenvolvimento da piscicultura nas propriedades rurais. “A partir de hoje o produtor considere-se um parceiro da Administração. Se antes nada era possível nesta área, agora faremos, e faremos muito”, finaliza.
No final do encontro os mais de 80 agricultores presentes receberam um folder explicativo do programa. De 4 a 8 de março os interessados deverão inscrever-se na Secretaria da Agricultura. Os que cumprirem com os requisitos receberão o auxílio técnico da Emater na elaboração dos projetos e, por fim, uma força tarefa do Meio Ambiente agilizará as análises e licenças ambientais para que as obras ocorram dentro da legalidade.

Créditos: Jonatas dos Santos

Nenhum comentário: