Estrela-RS - Exposição Adão Henrique Fett em Estrela



Destaque do Jornal O Informativo do Vale
27 de fevereiro de 2013

O Memorial da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan-ONG) realizará, nos meses de abril e maio, a Exposição Adão Henrique Fett – o prefeito que pilotou Estrela. O título é uma alusão à aviação, grande paixão do homenageado. A iniciativa da ONG conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Estrela (Secultur), Câmara de Vereadores e O Paladino. A exposição é composta por uma mostra de documentos, fotografias e impressos que retratam a trajetória de homem público com notável talento e desempenho em diversas áreas.
Adão Henrique Fett, falecido em 1984, foi prefeito de Estrela em duas oportunidades, 1952-1955 e 1964-1969. Também foi suplente de deputado estadual, assumindo como titular em 1960. Fett incentivou a instalação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, em Estrela; construiu o Parque 20 de Maio e a realizou a FEMAI 1966 e 1968, que garantiu a divulgação do município de Estrela em todo território gaúcho. O prefeito empreendedor construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação e instituiu o Plano Diretor. Ele também ousou na construção do prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954. No campo político, Fett mostrou determinação ao salvar o governador Ildo Meneghetti na Revolução de 1964, com quem manteve sólida amizade.

Empreendedor

Adão Henrique Fett mostrou sua coragem, com apenas 17 anos, ao ingressar na Base Aérea de Santa Maria e se tornar um grande conhecedor da aviação. Ele também foi radioamador que, em épocas de cheias do Rio Taquari, passava as informações do Vale para Defesa Civil do Estado - quando não existia outra forma de comunicação.
A paixão por rádio o levou a criar, em 1948, a Rádio Alto Taquari de Estrela, em conjunto com Arnaldo Balvé, que mais tarde viria a ser padrinho de casamento de sua filha Eva Fett Ruschel. 
Com uma visão empreendedora, Fett esteve à frente, em 1947, uma grande empresa, a Importadora Alto Taquari de Estrela, conhecida na região e Estado pela diversificação e qualidade dos produtos.

Nenhum comentário: