Adão Herique Fett - Prefeito de Estrela-RS


Adão Henrique Fett: o prefeito que pilotou Estrela vira exposição

O Memorial da Organização Não Governamental Aepan realizará nos meses de abril e maio de 2013 a Exposição“Adão Henrique Fett: o prefeito que pilotou Estrela”, numa alusão a aviação, grande paixão do homenageado.
A iniciativa da ONG conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do município, Câmara de Vereadores e da empresa O Paladino.
Adão Henrique Fett, falecido em 1984, foi prefeito de Estrela em duas oportunidades: (1952-1955) e (1964-1969), sendo eleito ainda deputado estadual suplente em 1958, assumindo como titular em 1960.
A Exposição é composta por uma mostra de documentos, fotografias e impressos que retratam a trajetória de homem público com notável talento e desempenho em diversas áreas. A coragem de um jovem de apenas 17 anos que vai para a Base Aérea de Santa Maria e torna-se grande conhecedor da aviação.O radioamador que, em épocas de cheias do Rio Taquari, passava as informações do Vale para a Defesa Civil do Estado, quando não existia outra forma de comunicação.A paixão por rádio o leva a criar, em 1948, a Rádio Alto Taquari, em parceria com Arnaldo Balvé, que mais tarde viria a ser padrinho de casamento de sua filha Eva Fett Ruschel.
Com uma visão empreendedora, Adão Henrique Fett organizou em 1947 uma grande empresa, a Importadora Alto Taquari, conhecida na região e Estado pela diversificação e qualidade dos produtos, inclusive importados.A ousadia na construção do novo prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954, que chegou a ser considerado o Palácio do Governo Municipal.O civismo na instituição através de leis do Brasão (1953) e Bandeira (1968) do município de Estrela, ambos idealizados por seu grande amigo Lauro Reinaldo Müller.
A determinação para salvar o governador Ildo Meneghetti na Revolução de 1964, com quem manteve sólida amizade.O incentivo para instalação em Estrela da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.A construção do Parque 20 de Maio e a realização da Femai 1966 e 1968, que garantiu a divulgação de Estrela em todo território do Rio Grande do Sul.O prefeito empreendedor que construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação. Instituiu ainda o Plano Diretor.

Tudo sobre Adão Henrique Fett poderá ser visto na mostra que acontece de 15 de abril a 20 de maio de 2013, na Câmara de Vereadores de Estrela. Após segue para Biblioteca Pública Municipal.


Créditos: JÔNATAS DOS SANTOS
Créditos foto: Arquivo AEPAN

Nenhum comentário: