Imigrantes alemãs e a imprensa no Rio Grande do Sul



Os alemães e seus descendentes sempre se sobressaíram pelo seu nível de instrução bem acima da média, no meio que se fixavam no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

Essa peculiaridade encontra sua explicação em duas instituições que sempre foram muito importantes para os imigrantes, a escola e a imprensa.

Os teuto-brasileiros estavam sempre bem informados sobre os acontecimentos locais, regionais e, quando possível também internacionais.

Estava posto assim o cenário em que nasceram e se desenvolveram mais diversas formas de imprensa em língua alemã no Sul do Brasil.

Tratava-se de uma imprensa comprometida com a propaganda direcionada para o imigrante alemão e seus interesses.

No município de Estrela, os primeiros imigrantes chegaram em 1856, e em Teutônia 1858, e diversos colonos recebiam exemplares de jornais e calendários em língua alemã produzidos no Rio Grande do Sul.

O Memorial da Aepan-ONG, recebeu doação de um documento histórico sobre a Cultura Alemã no RS - "Deutsche Kultur seit 180 fahren", incluindo textos e fotos inéditas sobre a imigração alemã no Estado, o qual reproduzimos em alguns aspectos.





Fonte - Memorial da Aepan-ONG

Um comentário:

Maria Stephanou disse...

Airton, muito importante a preservação e as informações que você disponibiliza. Fundamental para historiadores, como eu, interessados na história das práticas de leitura no RS.
Parabéns.