História do Carnaval no município de Estrela-RS



No texto e imagens do Carnaval de 1982, mostramos a trajetória das festas de momo no município de Estrela-RS.

Por exemplo, a Casa Comercial de João Carlos Wallau, que vendia máscaras e outros produtos para o carnaval, isso em 1897.

O mais antigo grupo carnavalesco que se tem notícia em Estrela é o Saca Rolhas nos desfiles de rua ainda no século XIX. Outro bloco antigo é o Mephistófeles fundado em 1924.

O Jornal “O Paladino” de 1926 fala de outros blocos e grupos carnavalescos - Amantes do Choro, Intrometidos, Zé Pereira Oxford e Saudades.

Em 1927 “O Paladino” citava o Blogo dos Gaúchos, fundado no Salão do Oriental além de outros blocos, das Tesouras e Mal me quer, Caturritas, Dois Cometas.

Na década de 30 havia os Blocos do Zé dos Intrometidos e dos Gafanhotos.

Mas o carnaval de Estrela apresenta ainda os blocos como o Fu - manchú dos anos 50 ou Marujos da Folia da década de 90.

Em 1982 houve grande evento do Carnaval Regional, sendo realizado em Estrela, organizado pela Prefeitura Municipal.

As escolas de samba de Estrela, Mensageiros da Alegria (Sociedade Rio Branco), Falácios em Brasa (Soges), Estrela Independente, XV de Novembro, e mais recentemente Explode Coração fizeram grandes apresentações nas passarelas do samba no Vale do Taquari.

A Escola Mensageiros da Alegria, da Sociedade Rio Branco, com 250 componentes, venceu o Carnaval Regional em 1987, sagrando-se Campeã no município de Taquari, com enredo “A Pequena Notável”. 

Em 1988 a Escola de samba Mensageiros da Alegria conquistou o Bi Campeonato em Arroio do Meio. A escola contava então com 450 integrantes tendo como tema “Arco Íris, o Mundo Maravilhoso de Cores”.

A Escola de samba Explode Coração surgiu no carnaval de 2000. Promoveu junto com a Prefeitura Municipal em 2002, o Desfile Regional em Estrela quando conquistou o vice-campeonato.

Em 2011 um grande público prestigiou a retomada do carnaval de rua em Estrela, com apresentação do Bloco Renascer do Samba.

Texto - Airton Engster dos Santos
Imagens - Memorial da Aepan-ONG



Pesquisa - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: