Estrela-RS - Grupo Especial de Instrumentistas inicia trabalhos


Núcleo Cultural

Grupo Especial de Instrumentistas inicia trabalhos

Ocorreu na sexta-feira o primeiro encontro do Grupo Especial de Instrumentistas, atividade diferenciada voltada aos participantes das oficinas de música promovidas pelo Núcleo Cultural. 
O grupo é formado por alunos que se destacam nas diferentes áreas, como baixo, bateria, sopro, gaita e guitarra, entre outros. 
“O objetivo desta formação é estimular o interesse dos alunos das oficinas de música instrumental a persistirem nas suas escolhas e fomentar nos jovens o gosto pela música, profissionalizando a atividade e possibilitando apresentações, além de valorizar ainda mais os trabalhos realizados pelos professores do Núcleo Cultural,”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, José Renato Schneider. 
A coordenadora do projeto é Sabrina Costa, flautista integrante do Contraponto Grupo Instrumental.
Texto e foto: Graziela Muniz 

Corte da Fenachim visita Secultur em Estrela-RS



Corte da Fenachim visita Secultur

Por Graziela Muniz

Na sexta-feira a corte da Fenachim visitou a Secultur para divulgar a tradicional Festa Nacional do Chimarrão, que ocorre de 03 a 13 de maio, em Venâncio Aires. As soberanas, juntamente com o casal coordenador, foram recepcionadas pelo Secretário de Cultura e Turismo, José Renato Schneider e o Coordenador de turismo, Antônio Veloso. Houve troca de mimos e foi oficializado o convite para que as Misses de Estrela participem do Encontro de Soberanas, que vai ocorrer durante a Fenachim. O secretario José Renato Schneider agradeceu o convite e aproveitou para falar da MaiFest, comemoração alusiva ao aniversario de Estrela.

Estrela-RS - Xadrez é a nova oficina dos Projetos Sociais da Smel





Xadrez é a nova oficina dos Projetos Sociais da Smel

ESTRELA - A Prefeitura de Estrela está disponibilizando desde a última semana para mais de 200 crianças do município, a oficina de Xadrez, que é realizada nos Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

O Xadrez ocorre no Projeto Navegar nas segundas e quintas-feiras, das 8h30min às 9h30min e à tarde das 14h15min às 15h15min, atendendo 160 crianças. A partir do mês de maio, o projeto também ocorrerá no Projeto Salvar Vidas\Bombeiros Mirins com crianças 60 crianças.

De acordo com o instrutor, João Mallmann, as crianças terão a oportunidade de aprender o básico do jogo como também aperfeiçoar a técnica para competir em torneios.

TEXTO e FOTOS: JOSUÉ GARCIA

Histórias da Nossa História - 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho e a História da Organização Operária em Estrela-RS




1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho – Legislação Trabalhista do Brasil e História da Organização Operária em Estrela: 

História: 

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. 

Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. 

No Brasil: 

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes. 

O salário mínimo foi criado no dia 1º de maio de 1940. O então presidente Getúlio Vargas anunciou o Decreto-Lei que instituiu o salário mínimo no país, com o valor de 240 mil réis. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. A notícia foi recebida com euforia e, de imediato, mais de um milhão de trabalhadores foram beneficiados com a nova medida, já que na época ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma antiga reivindicação desde a greve geral de 1917. 

Um ano depois, em 1º de maio de 1941, mais uma conquista para o trabalhador. Foi criada a Justiça do Trabalho. Por ser o direito do trabalho tão específico, ele foi separado das demais categorias. Atualmente, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento. Suas principais atribuições são conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos e as demais controvérsias oriundas de relações de trabalho e regidas pelas normas de direito trabalhista. 

Também foi no Governo Vargas que se criou o Ministério do Trabalho em 26 de novembro de 1930 e a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. 

Organização Operária em Estrela 

O Círculo Operário Estrelense foi primeira organização de trabalhadores no município que congregava a época operários de todas as categorias, inclusive comerciantes. Fundado em 12 de março de 1951. O Sr. João Antônio dos Santos, presidente, recebeu da Prefeitura Municipal de Estrela, através do Prefeito Adão Henrique Fett, um terreno para construção da sede social do Círculo Operário Estrelense, na Rua Dr. Tostes, com escritura lavrada em 11 de março de 1954. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Estrela foi fundado em 08 de agosto de 1962. Tem base territorial em diversos municípios do Vale do Taquari. A sede social do Sindicato localiza-se na Rua José Willybaldo Fell, nº 81 – bairro das Indústrias. Entidade ligada a Força Sindical. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela nasceu da união e trabalho dos produtores rurais do município em 06 de maio de 1963. Na ocasião foi eleita a primeira diretoria tendo Frontino Caye como primeiro presidente, Waldemar Hilgemann como secretário e Virgílio Sulzbach como tesoureiro. Em 17 de agosto do mesmo ano a entidade obtinha a Carta Sindical. A Sede localiza-se na Rua Venâncio Aires, nº. 155 – bairro Centro. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação foi fundado em 29 de janeiro de 1972 com a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela. O primeiro presidente foi o cervejeiro Paulo José Horn. Em abril de 1974 a entidade recebeu a Carta Sindical. As reuniões aconteciam no Circulo Operário Estrelense até 1983 quando foi inaugurada a sede própria da entidade localizada na Rua Coronel Mussnich, nº 701 – bairro Alto da Bronze. Em 1989 o STICA filiou-se a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1992 é construída uma sub-sede em Teutônia e em 1995 a entidade adquiriu uma sub-sede em Bom Retiro do Sul. Na década de 1990 o sindicato obteve significativos avanços sociais para categoria, como: Plano de Saúde, Auxílio Escolar, PLR – Participação nos Lucros entre outras. 

8º Núcleo do CEPERS/Sindicato é uma entidade representativa dos trabalhadores em educação, integrado por professores, especialistas e funcionários de escola, com abrangência estadual. A atuação do CEPERS caracteriza-se por uma luta constante pela valorização profissional; por uma escola pública gratuita, de qualidade para todos; pela autonomia e gestão democrática nas escolas; pelo respeito à organização sindical; por salários justos; pela dignidade e respeito a todos os cidadãos e pelo exercício pleno da cidadania. Sua sede localiza-se na Rua 13 de maio, 338 em Estrela-RS. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Estrela foi fundado em 11 de abril de 1989. Seu primeiro presidente foi Clério Diehl. Entre outras atividades proporciona aos associados, cursos de formação, assistência Jurídica trabalhista e processos coletivos. O Sindicato possuí uma história muito rica de dedicação por parte de seus dirigentes e associados para construção da sede própria que funciona na Rua Coronel Mussnich, bairro Alto da Bronze, defronte a Escola de Ensino Médio Estrela. 

Os funcionários públicos municipais de Estrela são representados por sindicato próprio, que ainda não recebeu a Carta Sindical. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 
Fonte: Clipagem Aepan-ONG e Revista: Estrela 1876/1992

Histórias da Nossa História - SOGES - Sociedade Ginástica de Estrela

 Associativismo nas colônias alemãs

e Turnverein Estrella

A história da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul registra uma data especial, 25 de julho de 1824. Antes há registro apenas da presença do elemento indígena e português nestas terras.

O índio foi dono original da terra. O português conquistador e defensor da terra com contribuição na língua, religião, organização política e familiar.

A partir de 1824 a situação muda consideravelmente no Rio Grande do Sul, com a chegada dos imigrantes alemãs: outra gente, outra língua, outros costumes e até outra religião.

Uma das características dos recém chegados, de origem alemã, era o espírito associativo. O lazer o canto, a música ocupavam parte considerável do tempo dos imigrantes, tanto que a hausmusik (música em família), passou a ocupar estaco na igreja, comunidade e sociedades. Desses grupos surgiram os sängervereine (sociedades de cantores ou pequenas orquestras).

Mas havia três tipos de sociedades que marcaram época nas comunidades germânicas: sociedades de cantores (sängervereine), sociedades ginásticas (turnvereine) e sociedades de atiradores (schützenvereine).

Não há cidade de origem alemã no Estado, que não se orgulhe de possuir, ou ter registrado no passado, a existência de uma dessas organizações.

Se encerraram suas atividades, as gerações mais velhas falam com saudade, pois foram sem dúvidas fundamentais para vida associativa do passado. Praticamente as vidas das comunidades giravam em torno delas.

Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Feliz, Montenegro, Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Ijuí, entre outras, onde a imigração alemã foi importante, tiveram ou ainda tem uma ou outra das sociedades citadas.

Na história das localidades  alemãs, é de tal profundidade a presença dessas sociedades que a simples palavra “ginástica”, significava pessoas de origem alemã que ali cantavam, faziam ginástica, teatro, dança, jogo de cartas, bolão e tomavam cerveja.

Turnverein Estrella - SOGES

A Turnverein Estrella, foi fundada em 26 de maio de 1907, por dez jovens entusiastas, no antigo hotel e confeitaria Bentz.

A primeira diretoria era assim formada: Alberto Dexheimer (presidente), Artur Francisco Preussler (vice-presidente e ginasta), Filipe Leopoldo Dexheimer (1º secretário), Clemente A. Ruschel (2º secretário), Conrado Hemb (tesoureiro), Walter N. Bernhardt (guarda-esportes), Adolfo Gonçalves, Alfredo Goulart, Cristiano Oscar Goedtel, Rodolfo Bernhardt e João Carlos Harres.

Em 1911 a entidade adquiriu um terreno para construção de uma sede própria. Em 1914 foi aprovada a construção da sede, em 15 de agosto de 1915 foi lançada a pedra fundamental, a construção ficou sob responsabilidade do Senhor Germano Kartsch. A inauguração ocorreu em 11 de novembro de 1916. Depois houveram várias melhorias no prédio.


Com a nova sede concluída, a Turnverein Estrella, oportunizou aos associados, ginástica, atletismo, bolão, salão para bailes, festas, teatro entre outros.

Em 1932 adquiriu um campo esportivo para prática de ginástica e atletismo, atividades que eram coordenadas pelo renomado professor alemão Leo Joas.

A Campanha de Nacionalização do presidente Getúlio Vargas e o ingresso do Brasil na 2ª Guerra Mundial, tudo que lembrava o pensamento germânico foi extinto sumariamente. Assim o departamento de ginástica foi fechado em 1942, o professor Leo Joas demitido e a diretoria deposta.

No alto da sede da Sociedade, também foi retirado o logotipo característico das sociedades congêneres, baseado nos quatro efes, em forma de cruz grega: frisch (jovial), fromm (bem comportado), fröhlig (alegre) e frei (livre).

Uma nova diretoria foi imposta, os estatutos foram mudados, e a entidade passou a denominar-se Clube Comercial em 1945.

Em 1951, sob a presidência de José Moesch, mudou o nome para Sociedade Ginástica de Estrela.

Mais tarde foi construído o ginásio, idealizado por Arnaldo J. Diel. Nos anos 70, foi adquirido a sede campestre, no bairro Cristo Rei, com várias opções aos associados: piscinas, cancha de tênis, vôlei de arreia, basquete, mini-futebol, quiosque, área verde e churrasqueiras.

Outra aquisição foi o campo da chacrinha, na rua Coronel Brito, próximo ao Arroio Estrela, com vasta área verde.

Em 2007, a Sociedade Ginástica de Estrela, comemorou seu centenário com uma exposição “Um Século de História”, peça teatral do grupo “Tá Pintando Arte” de Novo Hamburgo, culto e missa ecumênica no salão social da entidade, atividades esportivas alusivas ao centenário, sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, Baile Soges – 100 Anos, e apresentação da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Depois disso a SOGES implementou uma academia de ginástica onde funcionava o antigo bolão da Sede Social.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Clipagem Memorial da Aepan-ONG


Em novembro acontece o 4º Encontro do Estrela FC



Em novembro acontece o 4º Encontro do Estrela FC

Quinta-feira passada aconteceu a primeira reunião de integrantes da Comissão Organizadora do 3º Encontro de Ex Jogadores e Ex Dirigentes do Estrela FC (foto).

Foi no Restaurante Bar do Adão, e o objetivo é formar a Comissão que organizará o 4º Encontro de Ex-Atletas e Ex-Dirigentes do Estrela FC, em novembro.

Ficou marcada a próxima reunião, com a presença de todos os integrantes da comissão do ano passado: Será dia 24 de maio, 19h30min, no mesmo local.

O objetivo é reprisar o sucesso dos encontros anteriores, que estão acontecendo cada vez com mais presentes.

Matéria e foto: Luiz Carlos Freitag

Cacis - Reunião Almoço teve como palestrante o prefeito Celso Brönstrup





Palestra da Cacis

Educação, Obras e Saúde tem prioridade em 2012

ESTRELA - A primeira reunião-almoço da recém-instituída Câmara do Comércio Indústria e Serviço de Estrela (CACIS) ocorreu nesta sexta-feira, dia 27 de abril, no Estrela Palace Hotel e teve como palestrante o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup.

Pelo oitavo ano consecutivo, o prefeito do município abre o ciclo de palestras, sempre enfocando o desenvolvimento e as ações do Governo de Estrela nas áreas sócio-econômicas.

Brönstrup apresentou o Índice de Desenvolvimento Sócio-econômico do município, referente a 2009, conquistando o 17º lugar no Estado.Destacou o aumento do vale-alimentação que em 2003 era de R$ 40,00 e em 2012 é de R$ 264,00. Na agricultura enfatizou o financiamento aos produtores através do Funderal, que em 2009 foram beneficiados 14 produtores somando R$ 130.700,00, já em 2011, foram 13 produtores somando R$ 222.786,00. Destacou o crescimento na produção de aves em 2010, que arrecadou mais de R$ 48 milhões. Na telefonia rural, mencionou o número de 1.225 assinantes ativos, 415 assinantes da internet, faturando R$ 1,1 milhão.

A Educação ganhou foco destacando os investimentos em obras e reformas de escolas de ensino fundamental e de educação infantil. Na EMEI Arco-Íris, a prefeitura investiu R$ 707.280,75 na reforma do espaço, com recursos própios. Destaque para a construção da Emei do Bairro das Indústrias, com investimento de R$ 1.329.149,37, sendo este R$ 1.280.221,10, do Governo Federal e R$ 48.928,27 de contrapartida da prefeitura. Outra Emei que será construída será no Bairro Pinheiros, com investimento de R$ 1.471.000,00. A construção da Cozinha Central, na EMEF Odilo A. Thomé, com investimento de R$ 500 mil e a mudança da Secretaria Municipal de Educação, para o antigo complexo da Ambev.

Na Cultura e Turismo enfatizou os inúmeros projetos que envolvem a comunidade. Com destaque para a construção do Centro Cultural, obra em fase de avançada e a novo espaço da Biblioteca Pública Municipal, junto ao prédio do antigo complexo da Ambev. Mencionou o inicio do projeto de restauração da escadaria, junto ao rio Taquari, na rua Arnaldo Balvê.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi destacado o percentual de investimento do orçamento, que hoje é de 3,31%, totalizando R$ 1,8 milhões, um dos maiores da região.

Na Indústria e Comércio apresentou o número de mais de 13 mil empresas instaladas no município entre indústria, comércio, prestação de serviços e autônomos. Destacou a construção de 10 casas populares com investimento superior a R$ 200 mil. A instalação da primeira empresa no Distrito Industrial, com a empresa Perfitec, sendo que estão previstas mais oito empresas no local.

Na Saúde enfatizou a construção dos Posto de Saúde do Moinhos e o Central, ambos em fase de conclusão, o investimento em saúde de mais de R$ 6,6 milhões. A implantação de diversos programas de renda a população.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o destaque foi a pavimentação de diversas ruas e estradas municipais, com ênfase na estrada municipal de acesso ao distrito de Delfina, com investimento de R$ 1,8 milhões com recursos da prefeitura. Inúmeras recuperações de calçamentos e calçadas de passeio. Mencionou o projeto da rótula no Bairro Boa União, na ERS-453 , na Rota do Sol.

Meio ambiente mencionou que Estrela é o primeiro município do Vale que finalizou o Plano Municipal de Saneamento Básico, passo importante para os próximos 30 anos. Destacou a construção do Plano integrado de gerenciamento dos Resíduos Sólidos e Urbanos da Construção Cívil.

Por outro lado, dissecando sobre a Secretaria da Fazenda, o prefeito lembrou que o orçamento realizado em 2011 superou o estimado. A arrecadação foi de R$ 61.139.694.99, bem superior à projetada de R$ 50.010.000,00. Brönstrup, neste sentido, destacou a evolução do orçamento de Estrela. Em 2005, eram R$ 26.056.221,21. Agora, em 2011, superou os R$ 61 milhões. Para 2012, está projetado orçamento de R$ 57.138.000,00.

TEXTO E FOTOS: JOSUÉ GARCIA 

Clube de Mães Sempre Alegre, do Bairro Pinheiros-Estrela



O Clube de Mães Sempre Alegre, do Bairro Pinheiros-Estrela, realizou sábado dia 28 o seu Chá Anual.
A promoção tve lugar na sede da Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros – AMBAPI.
O evento foi novamente um sucesso, participando mais de 350 integrantes de 20 Clubes de Mães.
Na foto, a vice presidente Edelma Soares e a presidente Adriana Endres, que durante a tarde, além do chá, promoveram distribuição de brindes, sorteios e bolão de mesa.
O chá anual do Clube de Mães Sempre Alegre, do Bairro Pinheiros, acontece sempre no último sábado de abril.

Prefeito Celso Brönstrup explana sobre o desenvolvimento econômico de Estrela


ESTRELA – O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, explanou, ao meio-dia de hoje, sobre o desenvolvimento socioeconômico do município a autoridades municipais e regionais e empresários associados à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela. O político iniciou a palestra comentando a pesquisa que constatou que a cidade está em 17ª lugar no índice de desenvolvimento socieconômico, entre os 496 municípios no Rio Grande do Sul. Os dados do estudo apontam que Estrela, em educação, apresenta índice de 0,907%, de 0 a 1; a saúde ficou com 0,887% e a renda, 0,824%.

Brönstrup apresentou informações de investimentos nas oito secretarias municipais. Na pasta da Agricultura foi destacada a telefonia e internet disponíveis aos agricultores nas localidades do interior. Na telefonia são 1.225 assinantes, sendo que 450 deles têm acesso à internet. O faturamento anual é de R$ 1 milhão com o projeto. Em setembro deve ser inaugurada empresa de suinocultura, para o desenvolvimento da área em todo o Vale do Taquari. A prefeitura está participando na aquisição da área e preparação da terra. Haverá 4,5 mil matrizes.

Dentro da área da Educação, onde são investidos 25,16% do orçamento municipal, de R$ 57,138 milhões previstos para este ano, são 420 servidores, 82 estagiários e 3.280 alunos atendidos. Pelo menos seis escolas de educação infantil estão em construção ou sofrendo reformas.

A Secretaria de Esporte e Lazer recebe 3,31% do orçamento total. Um dos destaques foi o Campo de Rugby e o ginásio na Boa União, que começou a ser construída na semana passada.

Dentro da pasta de Planejamento, Indústria e Comércio, são 361 empresas cadastradas. O Distrito Industrial, que tem previsão de instalação de cerca de 10 empresas, já teve a primeira inaugurada: a Perfitec.

Com 214 servidores, a Secretaria da Saúde realizou 301 mil atendimentos no último ano. Na Secretaria de Obras, com recursos de R$ 11 milhões, foram feitas nos últimos anos, mais de dez pavimentações asfálticas, incluindo o esgoto puvial. Dentro da área do Meio Ambiente, o prefeito destacou o Plano de Saneamento Básico do município que está concluído.

Na explanação da Secretaria da Fazenda, Brönstrup lembrou que Estrela ocupa o segundo lugar na região, no PIB e orçamento. Para incrementar o ICMS, que está em 0,30%, a premiação da campanha Estrela Premiada será maior neste ano. Serão sorteados dois automóveis, duas motos e vale-brindes de R$ 700 e R$ 1,2 mil.

Fonte: Rádio Independente 

Estrela-RS - Convite para o Dia D Mais Educação



"Programa Mais Educação: ampliação dos tempos, dos espaços 
e das oportunidades educativas e sociais"

Temos a honra de convidar a comunidade em geral para o Dia "D" Mais Educação, em 4 de maio de 2012, às 9 horas, no Ginásio da EMEF Odilo Afonso Thomé. 
Essa atividade tem como objetivo socializar e partilhar com a comunidade o trabalho que vem sendo realizado no Programa Mais Educação, a nível estadual, na intenção de sensibilizar a TODOS da importância e necessidade da Educação em tempo Integral para uma VIDA de mais qualidade.
Sua presença é de grande valia para a comunidade escolar do nosso município.

Estrela-RS - Prefeitura investiu mais de R$ 2 milhões em saúde no primeiro trimestre de 2012



ESTRELA - A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social realizou na quinta-feira, dia 26, audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão Municipal da Saúde - RGMS, na Câmara de Vereadores.

Na oportunidade foram apresentados dados referentes ao atendimento e investimentos de saúde no município durante os meses e janeiro, fevereiro e março de 2012. Durante esse período foram investidos pela Administração de Estrela, R$ 2.157.310,74, que representa 13,01% do percentual a ser investido.

Foram realizadas 14.55 consultas médicas nas Unidades Municipais de Saúde; consultas e atendimentos de enfermagem somaram 32.098; atendimentos odontológicos 5.844; atendimentos domiciliares: 2.455; atendimentos por outros profissionais (psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeuta ocupacional): 3.104; cirurgias (com pagamento de complementação pelo município): 171; assistência farmacêutica: 11.304 pessoas atendidas (investimento de R$ 185.737,06); assistência hospitalar (convênio com Hospital Estrela): investidos R$ 534.148,88.

Estrela-RS - Sala Verde Vai à Praça


Sala Verde Vai à Praça

A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, proporciona uma inovação em seu atendimento com o início do projeto “Sala Verde vai à Praça”. 
Uma vez por mês, parte da estrutura da Sala será deslocada até a Praça Menna Barreto com o intuito de fomentar a Educação Ambiental informal, atendendo a comunidade visitante. 
De acordo com a equipe da Sala Verde, o objetivo é aproximar as pessoas das informações ambientais incentivando-as cada vez mais a promoverem atitudes ecologicamente adequadas em suas ações diárias. 
A primeira edição do Projeto ocorrereu no dia 26 de abril, das 9h às 16h. 

Divulgação dos Projetos 
Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e do Óleo de Cozinha; 
Campanha de Recolhimento de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefonia Pós-Consumo; 

Exposições 
Janela Literária; 
Belezas do Rio Taquari; 

Baú Itinerante de Jogos 
Jogos, atividades e livros de Educação Ambiental direcionados ao público infantil; 

Trilha Ecológica na Praça 
Identificação de espécies arbóreas nativas e exóticas, reconhecimento das funções e importância das árvores; 

Mostra Itinerante 
Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos; 

Feira de Filhotes 
Doação de cães. 

Fotos: João André Mallmann

Estrela-RS - Texto produzido por aluna do Ensino Fundamental sobre Consciência Eleitoral



É por meio da educação que as transformações que queremos ver no mundo se processam. E é apostando numa aprendizagem significativa que a Escola Cônego acredita estar contribuindo com esse processo.
Um exemplo é o que vem ocorrendo nas disciplinas de Geografia e História. Analisando o período da República Velha no Brasil, os alunos depararam-se com um sistema denominado "voto de cabresto". O debate foi intenso, como narram os próprios alunos e foi imediata a vinculação do tema com um mal que ainda assola o país: a compra de votos.
O texto a seguir foi produzido pela aluna Franciele Isabel Kuhn, aluna da 8ª série do referido educandário, sob orientação do professor Fábio Luís Mallmann.
Miséria nas eleições
Pobreza... miséria: condição conectada à falta de conhecimento, ao distanciamento dos direitos fundamentais da vida. Acompanha o desamparo em relação à saúde, segurança, à carência de infraestrutura. Comprometido o presente, assolando o futuro. 
Nestas condições, uma nação é facilmente conduzida, manipulada, enganada. Vê-se no Brasil, vê-se no mundo.
Especificamente no Brasil, na época da República Velha, onde 70% da população vivia no meio rural, as oligarquias através da violência dos coronéis obrigavam ou manipulavam os camponeses, em sua maioria pobres, a votar em seus candidatos que, uma vez eleitos, favoreciam seus apadrinhados, praticando nepotismo, corporativismo e benefícios financeiros ocultos à estas elites. Era o voto de cabresto e a política dos governadores. Uma verdadeira farra e um golpe contínuo nas possibilidades reais de uma revolução significativa. Aos menos favorecidos nada era feito, pois, mantida a miséria, mais fácil a manutenção dessas práticas e a manipulação das massas.
Infelizmente hoje, no Brasil, há regiões onde ainda percebe-se este mecanismo. Sem falar da imensa corrupção que aparentemente faz parte da nossa cultura, de tão profundamente enrraigada estar. Em muitos países pobres do mundo os governantes não têm o menor interesse em acabar com a miséria, pois isso colocaria em perigo seus desmandos, perpetuados despoticamente no poder. Ou seja, a relação voto - pobreza tem assim um fundo de interesse. Sem essa condição, perde-se a possibilidade de comprar cargos eletivos.
Romper isso passa pela educação, pela cidadania e seu exercício de fato. Quando o povo puder votar livremente, de acordo com suas convicções. Não por medo ou por um prato de comida.

Estrela-RS - Inscrição de candidatos para o Conselho Municipal de Previdência


Estão abertas as inscrições de candidatos para o Conselho Municipal de Previdência Social do Município de Estrela, as inscrições encerram-se no dia 8 de maio, e podem ser realizadas na prefeitura, junto ao setor de Recursos Humanos (edital em anexo).
A Lei Municipal nº 4.493, de 13 de setembro de 2007, dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município e sobre a entidade de previdência, sendo que todos os servidores interessados que são segurados, aposentados e pensionistas do Fundo Próprio da Previdência do Município para fazerem parte deste conselho. 
Os candidatos ao realizar a inscrição devem optar pelas seguintes funções que pretendem se candidatar:
- 02 representantes dos segurados em atividade, para a função de membro do Conselho Municipal de Previdência, com seus respectivos suplentes.
- 01 representante dos segurados aposentados e pensionistas, para a função de membro do Conselho Fiscal do Conselho Municipal de Previdência, com seus respectivos suplentes.
- 01 representante dos segurados em atividade, para a função de membro do Conselho Fiscal do Conselho Municipal de Previdência, com seus respectivos suplentes.
- 01 representante dos segurados aposentados e pensionistas, para a função de membro do Conselho Municipal de Previdência, com seus respectivos suplentes.
O mandato dos servidores eleitos terá a duração de dois anos, a partir da data da posse.

Por Josué Garcia

Prefeitura de Estrela-RS inicia obra do ginásio de esportes da Boa União



ESTRELA – A Prefeitura de Estrela iniciou esta semana a obra do ginásio de esportes do Bairro Boa União, na rua Fritholdo Wathier. O espaço é uma antiga reivindicação dos moradores.

A primeira etapa do projeto deverá ser entregue em 120 dias e, terá investimento de R$ 235.429,34 com recursos da prefeitura e compreende a construção da quadra de esportes, arquibancada, instalações sanitárias e espera para o telhado. O ginásio terá área coberta de 1350 m2.

TEXTO e FOTOS: JOSUÉ GARCIA

Campeonato gaúcho de Bicicross 2012 - Etapa Santa Cruz do Sul


Associação Estrelense de Bicicross


Associação Estrelense de Bicicross


Campeonato gaúcho de Bicicross 
Etapa Santa Cruz do Sul

Neste último final de semana dia 22 de Abril ocorreu na cidade de Santa Cruz do Sul a 3ª etapa do campeonato gaúcho de Bicicross. 

O evento teve a presença de 100 atletas de todo o estado. 

A Associação Estrelense de Bicicross "AEBMX" se fez presente em mais uma etapa contando com a participação de 12 Atletas Estrelenses. 
Os Atletas Arison Antonio Rakowsky 1º lugar categoria Cruiser 35 à 39; 
Alexandre Johan 3º lugar categoria Cruiser 35 à 39; 
Arthur Lenz 3º Lugar Categoria Junior Man; 
Lucas Pasch categoria Open Cruiser 2º lugar e Elite Man 5º lugar; 
Antonio Rakowsky 6º lugar 19 à 24; 
Luis Fernando Parode 1º lugar categoria Expert 13 à 14; 
Welington Parode 2º lugar categoria Expert 13 à 14; 
Alan Janes 3º lugar categoria 11 à 12; Caion Horn categoria 11 à 12; 
Wesley Cardoso 5º lugar categoria 15 à 16; 
Bryan Ramos de Senna 7º lugar categoria 15 à 16. Os Atletas Estrelenses treinam para campeonato Brasileiro de BMX que será realizado na cidade de Leme/SP nos dias 5 e 6 de maio. 
Sao eles Caion Luis Horn, Alan Janes da Silva, Welington Parode, Luis Parode, WesleY Cardoso, Lucas Pasch, Para esta competiçao tem apoio de empresas locais 
Indasul, Barth, Academia Corpo & Alma, Morelli Redemac, Bimotor, Motolens, Eletro Horn, Bruttus Car Estrela, Star Music, Hermel, Smel, Prefeitura Municipal de Estrela, AEBMX.

Fonte: Nossadica

Estrela-RS - Café Filosófico destaca cuidados com a saúde


Café Filosófico

Por Graziela Muniz 

O Café Filosófico ocorrido no Café com Prosa ontem (25/04), destacou cuidados com alimentação, saúde física e mental, além de promover a troca de ideias referente ao envelhecimento. 
Quem conduziu o bate-papo foi a médica especialista em geriatria, Dra Eliane Corbellini. 
Os participantes puderam solucionar dúvidas e receber orientações a respeito de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e Alzheimer. 
Eliane destacou a importância das caminhadas como forma de manutenção da saúde óssea. 
"Temos que nos preparar a partir da adolescência, fortalecer os ossos para ter uma vida mais confortável na velhice", explicou. 
Segundo ela é fundamental incentivar os exercícios físicos, em especial aos jovens que dedicam boa parte do dia às atividades sedentárias. 
O Café Filosófico ocorre uma vez por mês na Café com Prosa, no Centro Clínico de Estrela. 
A realização é da Secultur, que conta com o apoio da Faculdade La Salle.

1º Desafio Pais e Filhos de Canoagem - Projeto Navegar ocorre no dia 5 de maio



1º Desafio Pais&Filhos de Canoagem/ Projeto Navegar ocorre no dia 5 de maio

ESTRELA - Devido ao grande sucesso dos dois eventos de canoagem já realizados no Parque da Lagoa este ano, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, lança o "1º Desafio Pais&Filhos de Canoagem/ Projeto Navegar". O evento acorre no dia 05 de maio, a partir das 14h, na rampa do Parque da Lagoa (Buraco do Cachorros) e será mais um atrativo nas festividades de aniversário do município de Estrela.

A tarde será abrilhantada com a participação dos pais remando com seus filhos. As duplas podem ser formadas por pai e filho (a), assim como também por mãe e filho(a). As inscrições poderão ser feitas na categoria ESPORTE (1 km). O evento é autorizado pela Marinha do Brasil e obedecerá as normas de segurança indicadas pela entidade.

Patrícia Wagner, Coordenadora do Projeto Navegar, salienta que esta é uma bela oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre o Projeto, além de terem a oportunidade de desfrutarem de momentos de lazer, em meio a natureza, com seus filhos.

OBS: Os barcos e coletes salva-vidas serão disponibilizados pela SMEL. No dia do evento não haverá transporte, ou seja, cada um deverá vir por conta própria.

As inscrições são gratuitas! Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone (51) 3981-1087

TEXTO e FOTO: DIVULGAÇÃO/PME

Cacis e Acil organizam mais uma edição da ação Viva o Taquari Vivo



A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), juntamente com a Parceiros Voluntários de Lajeado e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), organiza mais uma edição da ação “Viva o Taquari Vivo”. 
O evento acontece no dia 05 de maio, das 7h30 às 12h, tendo como pontos iniciais o Parque Municipal da Lagoa, em Estrela e o Porto dos Burder, em Lajeado. 
Todas as organizações e seus colaboradores estão convidados a participarem desta ação voluntária. 
Segundo informações dos organizadores, cada participante terá liberdade para optar pela melhor forma de se integrar à atividade, cabendo a cada um a livre escolha do local, sendo na margem ou embarcado. 
Independente da opção, o participante assume o compromisso de adotar todos os cuidados necessários para sua segurança e integridade pessoal e dos demais integrantes do evento, utilizando-se de equipamentos de proteção individual requeridos para essa espécie de tarefa, dentre os quais, exemplifica-se, o uso de luvas e tênis. 
O participante que fizer uso de barco ou similar deverá possuir os devidos licenciamentos, bem como os equipamentos necessários e suficientes à segurança própria, da tripulação e dos passageiros que embarcar. 
Na última edição, em 2011, foram mobilizados 350 voluntários, 30 embarcações e 80 organizações públicas e privadas da região, sendo recolhidos 5502 quilos de resíduos no rio Taquari. 
Os interessados em participar da 6ª edição, como voluntários, poderão entrar em contato com a CACIS, pelo fone 3712-1088 ou email acie.estrela@aciestrela.com.br. 

Texto: Meire Brod

Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão de Saúde em Estrela-RS



Por Josué Garcia

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social convida toda a população para Audiência Pública de Prestação de Contas, apresentação do Relatório de Gestão da Saúde, referente ao primeiro trimestre de 2012.
A audiência ocorrerá, nesta quinta-feira, dia 26, às 16h na Câmara Municipal de Vereadores de Estrela.


Prefeitura de Estrela adquire novas bicicletas


Anuncio de uma coberta na quadra de esportes da Escola Estadual Moinhos

Por ILOCIR JOSÉ FÜHR

A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), adquiriu oito novas bicicletas aro 20. As mesmas já estão sendo utilizadas pelos alunos do "Projeto Bicicross". 
De acordo com o professor Geovani André Petter, as aulas do projeto acontecem nas terças e quartas-feiras, manhã e tarde. Mais de uma dezena de alunos participa de cada turno das aulas.
O "Projeto Bicicross" atende alunos com idade entre 7 e 17 anos. As aulas ocorrem na Pista Municipal de Bicicross, localizada ao lado do Parque Municipal Princesa do Vale.

Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel

Leitureco

Objetivando formar leitores e desenvolver o gosto pelos livros, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel aproveitaram o Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de Abril – para incrementar as ações voltadas ao incentivo à leitura. O educandário localiza-se na Linha Lenz, interior de Estrela. 
Aproveitando a oportunidade para também divulgar na Comunidade Escolar a realização da Feira do Livro de Estrela, surgiu entre equipe diretiva e professores a ideia da criação de um meio de apresentar e ofertar para leitura a obra de Monteiro Lobato e dos autores presentes na Feira. 
Nasceu então o “LEITURECO”, assim batizado pelo alunos, um Carrinho Literário – carrinho de mão decorado e recheado de livros - que é conduzido por algum personagem de história, oferecendo os livros para leitura, durante os recreios ou em momentos diversos. 
“São situações como esta que instigam nas crianças a curiosidade e consequentemente o interesse pelo conteúdo do livro despertando a imaginação, a fantasia, um mundo de sonhos...” disse a diretora da Instituição, professora Silvani E.Bee.

Texto: ILOCIR JOSÉ FÜHR
 

Escola Estadual Moinhos de Estrela terá quadra coberta


Anuncio de uma coberta na quadra de esportes da Escola Estadual Moinhos

Vereadores retornam de Brasília com anúncio de quadra coberta 

Na última semana, entre os dias 17 e 20 de abril, uma comissão multipartidária formada pelo presidente do Legislativo, vereador Juarez Fülber (PP) e pelos colegas Jaci Hauschild (PP) e Marco Aurélio Wermann (PT), acompanhados do supervisor administrativo da Câmara, Valmor Griebeler, estiveram em Brasília. 
O objetivo da visita foi o de visitar o maior número possível de gabinetes e articular emendas para 2013. 
No entanto, os vereadores voltaram com uma grata surpresa. 
Na sessão ordinária de segunda-feira, anunciaram uma verba de R$ 250 mil, oriunda do gabinete do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), recentemente homenageado com o título de Cidadão Estrelense pelo Legislativo. 
A mesma será utilizada para a construção de uma quadra coberta na Escola Estadual Moinhos. 
“É com alegria que essa Casa anuncia mais essa conquista. Essa quadra tem pautado vários pedidos da comunidade que agora será contemplada”, salienta Wermann. 
Durante a sessão, aproveitando a presença da vice-diretora da escola no plenário, os vereadores fizeram a entrega simbólica do ofício do gabinete. 
Além do gabinete de Pimenta, os estrelenses protocolaram pedidos em outros 11 deputados, além de acompanhar projetos de interesse do município no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). 
O presidente da Câmara, no entanto, lamenta que os projetos de iluminação da BR-386 – trecho entre a ponte do Rio Taquari e o trevo de acesso ao município – e os túneis ligando os bairros dos Estados e Boa União permaneçam trancados no Ministério dos Transportes. 
“Viemos fazendo um tremendo esforço para o andamento dessa obra, tanto Executivo quanto Legislativo empenharam-se para isso, mas a coisa não anda”, reclama Fülber. 
O parlamentar lembra que desde agosto de 2011 nenhuma obra no país foi licitada após troca do comando do Ministério, hoje sob tutela do PR.

Fonte: Nossadica

Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela quer título do Festival Mercosul


Vôlei categoria infantil


Agora o foco das equipes de base da Associação Vale do Taquari de Esportes é a busca pela taça do Festival Mercosul no próximo final de semana 

No último domingo, dia 22, a equipe infantil do Colégio Martin Luther, treinada por Marlon Bohn, ficou com o segundo lugar da Copa Porto Alegre depois de vencer três partidas e sofrer apenas uma derrota na competição. 
O torneio que é promovido pela Federação Gaúcha de Vôlei teve vitórias para a equipe da Avates por 2x0 contra o time de Geraldo Santana; UCS, de Caxias do Sul e CEAT, de Lajeado. 
A derrota no torneio foi por 2x0 para o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, que sangrou-se campeão da Copa. 
Já a categoria mirim, treinada por Eduardo Dacol, jogou a mesma competição no sábado, dia 21, e ficou em quarto lugar na fase classificatória. 
As finais do torneio serão no dia 20 de maio. 

FESTIVAL MERCUSUL 

As equipe infantil e a categoria infanto, atual campeã do Torneio Início e da Copa Avates, participarão a partir de sexta-feira, dia 27, até 1° de maio do Festival Mercosul, na cidade de Novo Hamburgo. 
A equipe infantil, comandada pelo técnico Marlon é a atual campeã da competição. 
Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela na categoria infantil é vice-campeã da Copa Porto Alegre 2012. 

Crédito: Divulgação

Passeio pela Rota Delícias da Colônia


Roteiro Delícias da Colônia

Roteiro Delícias da Colônia

Grupo almoçou no Estrela Palace hotel 

Quase 30 pessoas vindas de São Leopoldo e Esteio, através da Agência RepturTurismo, passaram pelos seis pontos do roteiro Delícias da Colônia. 
O almoço ocorreu no Estrela Palace Hotel. 
Conforme o guia de turismo, Antônio Veloso, os turistas foram bastante participativos. 
"Três integrantes já conheciam a rota e repetiram o passeio porque gostaram muito." 
Na próxima semana, turistas da Serra Gaúcha devem visitar o roteiro e para início de maio, está confirmada a vinda de um grupo de Nova Hartz, do Vale do Caí.

Por Graziela Muniz 
Fotos: Antônio Veloso

Café Filosófico em Estrela-RS


Café Filosófico
Estrela-RS

Aepan-ONG Completa 20 Anos



 Aepan-ONG + 20

Aepan-ONG Histórico: A Aepan - Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural - fundada em 24 de abril de 1992, pelo saudoso, bioquímico, farmacêutico e professor Hélio Porto Souza.


A Aepan é uma entidade que atua na defesa do meio ambiente, micro e macro regional, buscando orientar a comunidade em geral para ações preventivas, estimulando o desenvolvimento sustentável.

Missão e objetivos da Aepan: “A Aepan tem compromisso com uma sociedade justa, fraterna e solidária, onde o cidadão tenha o mínimo indispensável para viver como ser humano e com o desenvolvimento sustentável.”


A entidade tem como objetivos principais promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos; promover ações com objetivos de preservar o ambiente natural, bem como um conjunto articulado de ações para recuperar da fauna, flora e rios que necessitam de uma política de preservação.


A Sede atual da Aepan-ONG está situada no antigo laboratório da AMBEV na Rua Pinheiro Machado em Estrela-RS.

Atualmente a Aepan trabalha em dois projetos principais, um ambiental e outro cultural, "Monitoramento do Rio Taquari" e o "Memorial Dr. Lauro Reinaldo Müller" que tem por objeto preservar a Memória de Estrela-RS e Vale do Taquari.

Diretores responsáveis são Jorge Scherer e Airton Engster dos Santos.

Rio Taquari para Sempre - Uma Campanha Aepan-ONG






Fotos - Aepan-ONG Estrela-RS
Ambientalistas estudam o Rio Taquari

Vereadores de Estrela visitam obras da Assembléia de Deus



O presidente do Legislativo, vereador Juarez Fülber (PPS), acompanhado do colega e pastor José Itamar Alves (PTB), conheceu no início da semana a obra da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Unida do Brasil, no Bairro das Indústrias. O pavilhão construído ao lado do templo vai acolher os eventos sociais da Igreja. "Até o final do ano pretendemos inaugurar esse espaço tão importante para nossa comunidade", enfatizou Alves. Já Fülber acredita que foi positiva a iniciativa da municipalidade em doar a área de terras que abrigará um espaço multifuncional, não só para Igreja mas para uso do município em casos especiais.

___________________________
Jônatas dos Santos

21 de Abril - Dia de Tiradentes



TIRADENTES ( Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792), é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.
Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi a independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.
Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos ( feita por Portugal) era cada vez mais alta.
O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.
A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.
Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.
Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.
Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

Enciclopédia Ilustrada do Ensino Primário. São Paulo: Formar, 1973.p/53-55.