Simulação de enchente do Rio Taquari em Estrela




Simulação de enchente do Rio Taquari cadastra 1,100 pessoas 

Ao ultrapassar todas as expectativas, o simulado de desastre conseguiu evacuar 1,100 pessoas em Estrela. 
A madrugada foi intensa para a Defesa Civil e órgãos como Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de saúde, cem voluntários, entre outros, que começaram os trabalhos por volta da 1h, com o simulado minuto a minuto. 
O trânsito foi mexido, foram colocadas placas de sinalização como se de fato a enchente ilhasse 12 dos 13 bairros de Estrela. 
A partir da cota 26, o desastre atinge pelo menos 300 pessoas no município. 
Na noite foi recebido um alerta máximo para chamar a atenção sobre a possibilidade de uma grande enchente no Rio Taquari, e esse alerta que sobe com rapidez de nível seguiu até as 4h, quando foi emitido um outro alerta da Defesa Civil estadual, e após, um nacional. 
O alerta pedia que a população evacuasse as casas e que fosse para o centro de operações, onde primeiramente é realizada uma triagem, para identificar aqueles que precisam de abrigo. 
A simulação levou também moradores do Marmitt para o ginásio do colégio Martin Luther. 
Estrela é considerado um município prioritário para a Defesa Civil nacional, por isso foi a cidade escolhida. 
O secretário nacional da Defesa Civil do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres, Daniel Martins, veio de Brasília para acompanhar o simulado. 
De acordo com ele, o papel da Defesa Civil foi aplicar uma oficina de contingência de preparação no Estado e para os municípios. 
O subchefe da Defesa Civil no Estado, tenente-coronel Oscar Moiano, conta que desde março foram adotadas as simulações, e este foi o nono exercício de preparação no Estado. 





Fotos - Ana Luisa Roolaart

Nenhum comentário: