Porto de Estrela - 35 Anos - História de um operário


Operários da Sultepa confraternizando
De camisa floreada - Norberto dos Santos

Porto de Estrela – História de um operário 

O Porto de Estrela, localizado no Rio Grande do Sul, foi construído entre os anos de 1975 e 1977, no governo do presidente do Brasil, Ernesto Geisel. Sua inauguração ocorreu em 10 de novembro de 1977, pelo então vice-presidente Adalberto Pereira dos Santos, acompanhado do Governador do RS, Sinval Guazzelli, Prefeito de Estrela, Hélio Müssckopf entre outras autoridades e convidados. 

A obra foi gigantesca. Grande número de máquinas, equipamentos, ferramentas foram movimentadas na construção, que contou com centenas de trabalhadores vindos de diversas regiões do Brasil. 

As máquinas trabalhavam noite e dia. O canteiro de obras era enorme e as bitorneiras produziam milhares de metros cúbicos de concreto que juntamente as armações de ferro iam moldando as estruturas do Porto de Estrela.

Obras do Porto - Responsável pelas refeições
Pensão Cherini

Os barracos abrigavam grande parte dos operários, todos localizados próximo ao canteiro de obras. As refeições eram servidas pela pensão do Cherini. Era uma enormidade de pães, mortadela queijo e café pela manhã. Ao meio dia, os operários apressados chegavam esfomeados para uma refeição que era servida de forma a renovar as forças de todos. A noite, muitos ficavam trabalhando até a madrugada onde lhes eram enviados lanches.

Inauguração do Porto em 1977

Meu pai, Norberto dos Santos, trabalhava em Santa Catariana, na Construtora Sultepa, realizando obras no Porto de Imbituba, quando foi requisitado em 1975 para integrar a equipe de construção do Porto de Estrela. 

Viemos para Estrela com a família acompanhando meu pai. Pouco convivemos com o mesmo nesta época, pois quando Ele saia para trabalhar na madrugada nós ainda dormíamos, e quando Ele voltava à noite, nós já estávamos dormindo. As obras do Porto de Estrela eram tocadas com força total, inclusive nos domingos e feriados. 

As máquinas não podiam parar, e meu pai que era responsável pela manutenção das mesmas precisava deixá-las em condições para realização dos trabalhos. 

Outras empresas além da Sultepa também realizaram obras no Porto de Estrela, com muitos operários. Estrela teve um crescimento demográfico nesta época jamais registrado em outra época de sua história. 

Fica registrado, a minha admiração por todos quantos trabalharam na construção do Porto de Estrela, por seus sacrifícios, distância das famílias e determinação para vencer as dificuldades impostas pela geografia da área, grandeza da obra e prazos a serem cumpridos. 

O Porto de Estrela é uma obra grandiosa, edificada com vontade política do presidente Ernesto Geisel, competência das construtoras através de seus engenheiros e determinação de seus operários.

Texto - Airton Engster dos Santos 
Imagens – Aepan-ONG

Nenhum comentário: