Estrela - Projeto Navegar



Conhecendo o Projeto Navegar de Estrela...

Por ILOCIR JOSÉ FÜHR

Promovendo a cidadania por meio do esporte nas águas do rio Taquari, o Projeto Navegar de Estrela tem como objetivo principal o estímulo do cuidado com a saúde. 
Além disso, busca o aprimoramento da habilidade motora e do raciocínio, promove o espírito de equipe, a capacidade de liderança e a formação de cidadãos conscientes. Ainda, a preservação ambiental e o estímulo à prática das modalidades náuticas. São elas: remo, vela e canoagem.
O Projeto Navegar teve seu início em 2001, e de 2007 a 2011 foi desenvolvido com recursos próprios. A partir de agosto de 2012, a Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), foi contemplada com um convênio do Ministério do Esporte do Governo Federal. 
O projeto atende a aproximadamente 110 crianças e jovens das redes de ensino municipal, estadual e privada com idades entre 11 e 16 anos, divididas entre quatro turmas, manhã e tarde, quando os alunos recebem transporte, lanche e em uma hora por semana participam de oficina de xadrez. 
Os alunos são atendidos por sete profissionais e estudantes da área da Educação Física, sendo que estes são contratados através de processo seletivo, com análise de currículos. Ou seja, cada modalidade tem o acompanhamento de um profissional e de um estagiário. 
São tomados todos os cuidados com relação à segurança dos alunos, sendo que todos utilizam colete salva vidas e todas as atividades são realizadas com o acompanhamento de botes, além da utilização de bóias demarcadoras para limitar o espaço, impedindo que as crianças utilizem o espaço destinado à navegação de embarcações.
A sede do projeto Navegar funciona no prédio da antiga Polar (complexo da AmBev), na rua Arnaldo José Diehl. As atividades práticas são realizadas no Parque da Lagoa, coordenadas pela profissional Patrícia Vagner. 
Mais informações e inscrições são possíveis pelo telefone (51) 3981-1087 ou pelo e-mail: projetonavegar@estrela-rs.com.br.

Nenhum comentário: