31 DE MARÇO DE 1964 - GINÁSIO INDUSTRIAL DE ESTRELA

Primeira Turma de Formandos em 1967

31 DE MARÇO DE 1964

GINÁSIO INDUSTRIAL DE ESTRELA

Ao se deparar com o título acima provavelmente o leitor irá imaginar que no presente artigo queremos recordar de alguma passagem relativa a Revolução que eclodiu no Brasil nesta data. Mesmo, considerando que este fato tenha tido e hoje ainda tem seu papel na condução da História do Brasil, não é com relação a ele que queremos escrever. Deixamos o âmbito nacional para nos centrar a um acontecimento que, por coincidência ocorreu nesta mesma data, mas em um espaço restrito ao âmbito municipal. Queremos nos reportar a um fato que pela sua representatividade na vida de muitos estrelenses, também foi uma ”revolução” não menos importante que a grande revolução Nacional. Trata-se da aula inaugural que oficializou a criação do GINÁSIO INDUSTRIAL DE ESTRELA. 

Eram exatamente 19 horas daquele dia, lá estavam nas dependências do prédio que anteriormente pertencia aos Irmãos Maristas que, por se afastarem pela segunda vez do município agora adquirido pelo Estado, autoridades professores e em torno de quarenta alunos participavam da aula inaugural, marco que inseria o Ginásio Industrial no cenário educacional de Estrela. 

O fato nacional que naquele dia invadia os meios de comunicação, principalmente o rádio, (pois a televisão ainda precária com imagem “chuviscada”, em preto e branco restrita a poucos usuários) e que retratava um clima de insegurança e a incerteza, não foi suficiente para diminuir a importância do ato que se realizava em Estrela. A criação do Ginásio Industrial deixava claro que, naquele momento, para as pessoas diretamente envolvidas, principalmente para os beneficiários imediatos e também o que representava para o futuro, era mais importante que a revolução que se propunha a restaurar a ordem no País. A grande importância se dava por se tratar de um ato que vinha para favorecer a classe menos favorecida da cidade e porque não dizer da região. Mesmo sendo Estrela, estatisticamente considerado o Município mais alfabetizado do Brasil, apresentava uma grande lacuna na educação.

Casamento Caipira

As escolas, dentro da Lei de diretrizes e bases da educação vigente no Brasil se classificavam, após o Primário em: ginasial, científico, clássico, normal, ou técnico com suas habilitações. Neste contexto educacional na cidade os níveis pós-primário só eram acessíveis para aqueles que tinham condições de arcar com o custo das mensalidades nas Escolas particulares. Somente os privilegiados tinham a possibilidade de progressão pós-primário, excluindo assim os que concluíam o nível inicial, nas poucas escolas públicas dos bairros, mas principalmente do GRUPO ESCOLAR VIDAL DE NEGREIROS, (marco da educação em Estrela). 

Vale lembrar que a criação do Ginásio se concretizou graças ao empenho de muitas autoridades Estrelenses da época, entre os quais alguns merecem ser citados (não excluindo os demais, pois foram muitos), Adão Henrique Fett - prefeito, Conêgo Otto Erbes -vigário, Maria Ofelia Moesch - delegada de Ensino Rogerio Nonnenmacher, primeiro Diretor. Importante também citar a Professora Dulce Stangler, que com seu espírito de desprendimento e amor a Educação, preparou os candidatos para se submeter ao Exame de Admissão, etapa, conforme legislação vigente,era preciso vencer para ingressar nos níveis pós- primário. 

Unidos os esforços e a conquista dos idealizadores deste marco para a história da educação de Estrela o ato de forma oficial, naquela noite incluía o GINÁSIO INDUSTRIAL que veio,inicialmente proporcionar a um grupo de alunos que, mesmo já fora da faixa etária comum para ingresso neste nível de ensino, pudessem realizar seus sonhos. 

Com o clima de turbulência política que invadia o Brasil pelo fato histórico que se estabeleceu naquele dia, após a cerimônia de abertura as aulas foram suspensas e foram retomadas dez dias depois. Esta interrupção não foi motivo suficiente para que aqueles que tanto esperavam por este fato esmorecessem. Passado o recesso, lá estava o grupo ansioso e sedento para aprofundar seus conhecimentos e se beneficiar da perspectiva que se abria. 

Na continuidade para a realização do sonho, felizmente os alunos encontraram um grupo de professores entusiastas dispostos a assumir nobre tarefa de transmitir seus conhecimentos, dos quais citamos alguns: Professora Renata Moraes, Ruth Milius Schwertner, Ottmar Scheinflug, Vera Nonnenmacher, Albano Weiler. 

Assim iniciou a Historia do Ginásio Industrial e da turma pioneira orgulhosa de fazer parte desta instituição que veio na colaborar para a história da educação de Estrela. O ginásio, principalmente no seu inicio, marcou época destacando-se nas inovações e na relação dos alunos com seus professores e comunidade. Foi a partir desta turma que foram criados os grandes bailes caipiras que por vários anos se sucederam no Rio Branco, evento que pela sua repetição com sucesso era esperado pela sociedade estrelense. Na preparação havia uma grande mobilização dos alunos, no dia do evento no entardecer acontecia o desfile caracterizado puxado pela banda pelas principais ruas da cidade anunciando a realização da grande festa comunitária que, pela alegria e confraternização que proporcionava, se estendia até o amanhecer do dia seguinte. 

Primeira turma de formandos em 1967

Não foram só os bailes que marcaram a historia do grupo de alunos pioneiros. Muitas outras atividades em que participaram nos quatro anos que lá estudaram marcaram esta passagem. Cabendo destacar que o maior fruto colhido foi a oportunidade de concluir este ciclo educacional que encerrou com chave de ouro na “formatura” ocorrida no dia 16 de dezembro de 1967, portanto ,neste ano de 2012, completando 45 anos. 

O tempo passou, em 1973 o Ginásio tomou uma nova uma nova configuração, mas esta mudança legal não veio apagar o que o GINÁSIO INDUSTRIAL foi e sempre será para muitos estrelenses que, pela oportunidade oferecida,proporcionou mudança do rumo de muitas vidas. 

A data comemorativa que registra os 45 anos de formatura da primeira turma seria uma boa oportunidade de um encontro dos ex-alunos e Professores para rememorar os bons momentos vivenciados naquele período,portanto ex-alunos e professores vamos nos organizar para comemorar este acontecimento. 

Adalberto Horn

Um comentário:

Unknown disse...

DULCE STANGLER FOI MINHA PRIMEIRA PROFESSORA NA ESCOLA RURAL LINHA WINK EM 1970, 1º ANO (PRIMÁRIO), GOSTARIA MUITO DE ENCONTRÁ-LA PARA MARCAR UM ENCONTRO DA TURMA.
E-MAIL PARA CONTATO: marcoag@viavale.com.br.